
Scythe
1–5 jogadores - 120min
Estréia
Sim, neste dia 13 de agosto de 2016, eu, Salomão, Magno e Igor Menthos estreamos um dos mais aguardados jogos de 2016 - o Scythe.
O jogo já foi sucesso no seu lançamento no Kickstarter, arrecadando mais de 1 milhão de dólares. Do mesmo criador de Viticultura, Euphoria, ele já sabia o que fazer e como fazer.
Como falei numa pequena postagem anterior, o jogo foi muito bem planejado, testado.
E tudo foi meticulosamente organizado para se ter um jogo belo, conciso, inteligente e que agradasse a um grande número de gamers.
Ambientação
O jogo é ambientado em 1920, na Europa pós 1ª Grande Guerra, numa realidade alternativa, aonde Grandes Máquinas de Guerra (Mechs), cruzavam as fazendas e campos das vilas e cidades.
E as várias Facções tentavam enriquecer, por meio de produção de vários recursos valiosos, expansão territorial, implementação tecnológicas, e construção de Estruturas para ganhar notoriedade, Popularidade, triunfo, se tornando assim, a nação mais próspera e rica.

Componentes
Ao se abrir a caixa do jogo, ao ver cada componente, o tabuleiro, e até a forma de se guardar o jogo, já percebemos que foi tudo muito bem planejado e executado.
O jogo enche os olhos.
O gigantesco tabuleiro, com o mapa lindamente desenhado (hexagonal), e com local para se por todos os decks de cartas usados durante o jogo.
Os recursos (comida, metal, madeira, e óleo) feitos na forma real (nada de cubos). As moedas foram trocadas por moedas de metal, magistralmente cunhadas.
As miniaturas dos Mechs (Mega Máquinas de transporte e Batalha) e os Personagens, são todos diferentes para cada uma das 5 facções.
As construções de madeira, também são estilosas (moinho, Mina, Armoria, e Monumento) se encaixam bem no jogo. Juntamente com os Trabalhadores (workers).
Os únicos cubos que há, são somente 6 para cada facção, e representam os avanços tecnológicos que acontecem durante o jogo.
Há também 4 cilindros de madeira que simbolizam os Recrutas, que se alistarão, dando a facção benefícios contínuos durante todo o jogo.
Uma excelente idéia foi criar 2 mini tabuleiros para cada jogador. Um deles é o da Facção, e o outro mini-tabuleiro é o das ações do jogo.
Até os locais de encaixe de cada componente está muito bem definido, com cores, ícones, texto, e até em profundidade, aonde se encaixa os cubos e algumas construções.

O Mapa
O mapa no tabuleiro é dividido em territórios Hexagonais (Hex).
Cada um deles tem 1/2 ícone(s) mostrando o que ele produz (Comida nas Fazendas, Metais na Montanha, Madeira nas Florestas, e Óleo nas Tundras).
Há também territórios com Túneis. Eles são usados na ação de movimento, pois cada túnel é considerado adjacente a qualquer outro túnel no mapa.
Há também um território especial, a Fábrica. Nele, é onde cada facção que o controle, receberá 1 Carta de Fábrica dentre as disponíveis, e ela será o 5º local de Ações para o jogador (além das 4 que vem impressa no seu mini-tabuleiro de ações).
Há os rios, que dividem as fronteiras de diversos territórios. No início do jogo eles são intransponíveis para as unidades (exceto uma Facção que os seus Trabalhadores tem o poder de nadar pelos rios).
Os lagos (hex com maior porção de água no centro, identificado com seu ícone próprio), esses também são locais de permanência e movimentação proibidos durante o inicio do jogo. Até que as facções obtenha os Mechs que quebrem essa regra.
Configuração do jogo
Bem, o jogo não é complexo, nem de difícil aprendizado.
Ele é apenas demorado para se explicar o que cada símbolo, local e peça faz e interage.
Para ajudar a entender melhor o jogo, cada jogador recebe 2 fichas pequenas com resumos das principais regras e detalhes do jogo.
O tabuleiro Central é posicionado no centro da mesa. Nele são colocados os 10 marcadores de encontros (discos com o símbolo da rosa dos ventos), nos locais já pré-definidos.
É distribuído aleatoriamente para cada jogador seus 2 mini-tabuleiro (um da facção, o outro das ações).
No tabuleiro, já marca as 7 bases (local inicial) de cada facção. Sim, só usamos 5 facções, as outras 2 serão expansões que já estão por vir, acrescentando mais 2 jogadores (pulando para 7 jogadores no total).
Cada jogador deverá sentar ao redor do tabuleiro, na ordem indica pelas facções correspondentes, desenhadas no tabuleiro. Isto é importante para manter o equilíbrio do jogo.
Cada facção tem sua própria cor e símbolo. E cada uma delas tem suas peculiaridades. E para dar mais variabilidade no jogo, cada mini-tabuleiro de ações está organizado de forma diferente e única, mesmo tendo as mesmas ações.
Todas as peças da cor da facção são postas nestes dois mini-tabuleiros, exceto a figura do Personagem que já começa na Base Natal no Tabuleiro, e nos dois terrenos adjacente a Base, um trabalhador (Worker) em cada um.
Há 6 estrelas de madeira para cada facção. Elas servem para marcar o Triunfo seu, ao cumprir um dos 10 objetivos abertos no jogo.
Outro ponto importante dessas estrelas é que elas marcam o fim do jogo.
Assim que o primeiro jogador colocar sua última estrela, ou seja, a 6ª, o jogo termina imediatamente, e parte para a pontuação final.
Esses 10 objetivos abertos estão numa trilha no tabuleiro central, e são:
A) Fazer os 6 avanços tecnológicos (Cubos);
B) Destacar (colocar no Tabuleiro) os 4 Mechs;
C) Construir as 4 Edificações no tabuleiro;
D) Ter os 8 Trabalhadores em jogo;
E) Recrutar os 4 cilindros de recrutas;
F) Ter cumprido uma das Cartas de Objetivo;
G) Ter vencido a 1ª vez um Combate;
H) Ter vencido a 2ª vez um Combate;
I) Ter chegado a 18 pontos de Popularidade;
J) Ter chegado a 16 pontos de Poder;
Lembrando que ao se conseguir algum desses objetivos, já se pões sua estrela nele. E depois que se marca que se cumpriu aquele objetivo, jamais se perde a estrela naquele item.
Tanto no mini-tabuleiro da Facção, quanto no mini-tabuleiro das ações, tem um retângulo no lado direito que diz o que cada jogador recebe/tem no início do jogo:
A) x pontos na trilha de Poder; y Cartas de Batalha;
No Tabuleiro há uma trilha aonde cada jogador marca o quanto tem de Poder (é usado nas batalhas, e para ser gasto em certas ações).
Cartas de Batalhas: Elas são gastas na hora dos combates, e são somadas a quantidade de Poder que o jogador vai usar.
Exemplo: você recebe 4 pontos de Poder e 2 Cartas de Combate.
B) Pontos de Popularidade, Moedas, e Cartas de Objetivos.
Há uma segunda trilha no tabuleiro - a trilha de Pontos de Popularidade.
Ela é de vital importância para o fim do jogo, e também durante a partida, ela é gasta em determinadas ações, como em batalhas, ou em encontros.
Moedas, essas sim são os pontos de vitória no fim do jogo. Mas também são gastas para se fazer a maioria das ações. Cada facção começa com as moedas indicadas nesta caixa de texto.
Cartas de Objetivos: normalmente se recebe 2 para cada jogador, que as mantem em segredo para os demais jogadores. Durante o jogo, assim que cumprir uma delas, no seu turno, você a mostra, coloca 1 Estrela no setor de Objetivo cumprido, e descarta a outra carta de Objetivo, juntamente com a resolvida.
É colocado num espaço no mapa, abaixo da Trilha de Popularidade uma cartela de Bônus de Estruturas escolhida aleatoriamente dentre o deck de Bônus de Estruturas. Ela ficará visível para todos os jogadores saberem como ganhar mais moeda no fim do jogo.
O jogador que recebeu o mini-tabuleiro de Facção com o menor número (dentro do retângulo que fica do lado direito no mini-tabuleiro), será o primeiro jogador.
Pronto, tudo configurado, e ai começa as rodadas do jogo, até um jogador ter posto sua 6ª e última estrela no tabuleiro.
SEQUÊNCIA DO JOGO
Antes de tudo, vou falar dos detalhes gerais e padrões do jogo. Alguns desses padrões poderão ser alterados ou por algum poder de uma facção, ou pelo destacamento dos Mechs, que ao entrar em jogo, libera uma mudança de regras.
• Por padrão, nenhuma unidade (trabalhador, Personagem ou Mechs) podem cruzar rios, nem lagos. Exceto por algum poder de facção ou de Mechs.
• Todas unidades podem carregar e deixar recursos (madeira, comida, metal e óleo) de um terreno para outro.
• Todo Mech pode carregar e descarregar ilimitados Trabalhadores e/ou recursos de um terreno para outro.
• Não há limite de unidades de recursos num terreno.
• Só pode haver uma construção (Moinho, Mina, Armoria, Monumento) por Terreno.
• Não se pode construir nem se colocar recursos num lago.
• Somente os Personagem é que podem coletar os Marcadores de Encontro e também pegar a Carta de Fábrica, no Terreno de Fábrica.
Agora sim, vamos ver a sequência do jogo, que é muito simples:
1º O jogador deve mover seu peão de ação para um novo setor do seu mini-tabuleiro de ação (Há 4 setores, e caso se tenha adquirido a Carta de Fábrica, cresce para 5 setores).
Não se pode repetir a ação da rodada anterior (exceto se tiver algum poder específico da facção).
2º No setor escolhido, o jogador tem uma ação na linha de cima, e outra ação na linha de baixo. O jogador pode escolher fazer ambas (neste caso, obrigatoriamente fazer a de cima primeiro), ou fazer apenas 1 delas, ou nenhuma.
3º Agora é a vez do próximo jogador à esquerda do jogador que fez sua ação.
O jogo segue assim, até um jogador ter ativado o fim do jogo, colocando sua 6ª estrela na trilha de Triunfos.

AÇÕES DO JOGO
As ações do jogo estão divididas em 4 setores e em 2 linhas no mini-tabuleiro de cada jogador e ordenadas de forma diferente para cada mini-tabuleiro:
AÇÕES DA LINHA DE CIMA:
* MOVER/MOEDA
* FORTIFICAR/CARTA DE BATALHA
* PRODUZIR
* NEGOCIAR/POPULARIDADE
AÇÕES DA LINHA DE BAIXO:
* APRIMORE + MOEDAS
* DESTAQUE (ENVIE) + MOEDAS
* CONSTRUA + MOEDAS
* ALISTE
Falarei em detalhe das principais ações:
AÇÃO DE MOVER/MOEDA
É uma das mais importantes ações do jogo. O jogador poderá escolher entre mover ou ganhar moedas.
CASO escolha se mover: ele move x unidades (trabalhador, Personagem, Mech), aonde x é a quantidade de ícone verdes visíveis no lado da ação.
O movimento consiste em mover 1 unidade de um território para outro território adjacente, seguindo as regras e restrições impostas pelos rios, lagos, túneis, e base.
É nesta hora de mover, que várias coisas podem acontecer, como os Combates, Encontros, e Recebimento da Fábrica.
Lembrando que tem que fazer todos os movimentos, e só depois resolver os Combates, depois Encontros e Fábricas.
Regras de Ouro:
A) Só quem pode causar um combate são os Mechs e Personagem;
B) nenhum Trabalhador poderá se mover para um território ocupado por unidades inimigas.
C) O Trabalhador pode se mover para territórios com Construção inimigas abandonadas (sem unidades do inimigo).
D) O trabalhador não pode entrar ou sair, por sí só, de um território com unidades inimigas. (Ele pode ser carregado por Mechs de sua facção, e levado para outro território).
E) Os Mechs podem carregar e descarregar qualquer quantidade de Trabalhadores/recursos de um território para outro.
F) Todas as unidades podem carregar e descarregar qualquer quantidade de recursos de um território para outro.
Analisando o movimento:
1) Mechs/Personagem se movem para um território com Trabalhadores inimigos: Imediatamente os Trabalhadores são expulsos do território, voltando para a Base Natal do Jogador.
O jogador invasor ganha o controle do território e de todo recurso que ficou nele (caso haja construção de outro jogador, ela permanece sob o controle dele).
Em contrapartida, o jogador invasor receberá de penalidade a perda de Popularidade. Para cada trabalhador expulso do território, se perde 1 de Popularidade.
COMBATE
2) Mechs/Personagem se movem para um território com Mechs/Personagem inimigos: terá um Combate.
O combate é resolvido no final de todos os movimentos. O jogador atacante é quem escolhe qual a ordem acontecerá as batalhas, caso seja mais de uma.
1º Cada lado, atacante e defensor, pega o disco de batalha, e aponta secretamente o valor de 1–7 de Pontos de Poder que vai gastar na batalha. Só pode gastar o que tem.
2º Para cada Mech/Personagem envolvido na batalha, é a quantidade de Cartas de Batalha que cada lado poderá acrescentar da sua mão, ao disco de Batalha.
3º Revelam-se os discos e as cartas, somando seus valores, e o vencedor será o que deu o maior valor. Empate, atacante ganha.
4º O vencedor expulsa todos as unidades do território, voltando as unidades expulsas para a Base Natal delas.
5º Caso tenha sido o atacante o vitoriosos, ele terá a penalidade de perda de 1 de Popularidade para cada Trabalhador que ele tenha expulsado do território.
6º O perdedor ganhará uma Carta de Combate, caso ele tenha gasto algum ponto de combate ( > 0).
5º Caso seja sua 1ª ou 2ª Vitório no jogo, ela é marcada com uma Estrela na trilha de Triunfo. (Exceto uma facção que tem o poder de marcar 1 estrela para cada batalha vencida, quebrando o limite de apenas 2 estrelas).
Após resolver todos os combates, caso tenha algum território que você chegou com seu Personagem e que tenha lá o token de Encontro, ou o ícone de Fábrica, ativará esse local.
3º PERSONAGEM entra num território com Token de Encontro: O seu personagem teve um encontro neste local. Ele retira o marcador do território, descartando ele fora do jogo, e pega a carta do topo do deck de encontro.
Mostra a gravura para todos os jogadores (ambientar o jogo). E lê em voz alta os textos em negrito.
Normalmente uma Carta de Encontro tem umas 3 linhas de possíveis escolhas. Cada uma dá ao jogador alguma coisa, algumas de graça, outras com algum custo. O jogador escolhe a que mais o agradar, ou que tenha condições de pagar.
Depois que resolve a carta de encontro, ela é colocado no fundo do deck, de face para baixo.
4º) PERSONAGEM entra num território com Ícone de Fábrica: É neste território que o jogador ganha sua única Carta de Fábrica. Ele pega o deck completo das Fábricas. Escolhe uma delas, e a coloca do lado de seu mini-tabuleiro de Ações.
As demais cartas voltam para seu local no tabuleiro. Cada jogador só pode ter 1 única Carta de Fábrica em todo o jogo, e não poderá mais muda-la.
E a partir de agora, ele terá mais um espaço de ação para fazer.
Detalhe é que as ações da Fábrica não são afetadas pelos efeitos contínuos dos Recrutas, nem das Construções.
AÇÃO DE NEGOCIAR/POPULARIDADE
Primeiro você tem que pagar 1 moeda.
Depois você poderá pegar 2 recursos quaisquer, e colocar em qualquer território que você controla, e que tenha pelo menos 1 trabalhador nele.
A outra opção será você aumentar sua Popularidade em 1 ponto, na trilha de Popularidade.
Lembrando que a Popularidade é de extrema importância para a pontuação final do jogo, pois dirá quanto de moeda você ganhará nas 3 categorias (estrelas, territórios controlados, e recursos sob seu domínio).
Uma observação é que essa ação é capaz de você trazer recursos para um território que ele nativamente não produz aquele tipo.
AÇÃO DE PRODUZIR
Primeiro, você paga x moeda/Poder (aonde x é o que tiver exibindo nos quadrados vermelhos).
Depois você vai ativar y territórios (aonde y é a quantidade de quadrados verdes visíveis na ação). Em cada território ativado, você produzirá o recurso que ele produz, na quantidade de trabalhadores que tiver nele.
Ou seja, se você ativar um território com o ícone de fazenda, e nele tem 3 trabalhadores, ele vai produzir 3 madeiras, que são colocadas no território. Outro exemplo, é se você ativar um território com o ícone de Vila, e lá tiver 2 trabalhadores, você produzirá 2 trabalhadores naquela vila.
AÇÃO DE FORTIFICAR/CARTA DE BATALHA
Primeiro pague 1 moeda.
Depois você escolher, ou aumentar seus pontos de Poder e x (aonde x é quantidade de quadrados verdes exibidos); ou você recebe y cartas de Combate (aonde y é a quantidade de quadrados verdes exibindo o ícone de cartas amarela).

AÇÕES DA LINHA DE BAIXO
AÇÃO APRIMORE + MOEDA (RETIRAR CUBOS DE TECNOLOGIA)
Primeiro pague x óleos (aonde x é a quantidade de quadrados vermelhos visíveis).
Depois mova um cubo tecnologia, da linha de cima do seu mini-tabuleiro, para qualquer espaço vazio na linha de baixo.
Desta forma você melhora alguma ação da linha de cima, e ao mesmo tempo barateia uma ação na linha de baixo.
Ganhe z moedas (aonde z é a quantidade de quadrados verdes exibido na ação).
AÇÃO DESTACAR + MOEDA (COLOCAR MECHS EM JOGO)
Primeiro pague x Metais (aonde x é a quantidade de quadrados vermelhos visíveis).
Depois retire um dos 4 Mech de seu tabuleiro de Facção, colocando -o em qualquer território controlado por você e que tenha pelo menos 1 trabalhador.
Desta forma cada Mech liberado, também libera uma nova regra, que atinge tanto os Mechs quanto seu personagem. Exemplo, é a capacidade de cruzar rios e lagos.
Cada facção tem essa capacidade diferenciada. Tipo, uma delas é capaz de cruzar somente rios que levam para fazendas e vilas, outros só para Montanhas e Tundras, etc.
Ganhe z moedas (aonde z é a quantidade de quadrados verdes exibido na ação).
AÇÃO CONSTRUA + MOEDA (Construa as 4 Estruturas nos Territórios)
Primeiro pague x Madeira (aonde x é a quantidade de quadrados vermelhos visíveis).
Depois construa uma das 4 estruturas que estão na linha de Cima do mini-tabuleiro, em qualquer território controlado por você e que tenha pelo menos 1 trabalhador.
Só pode haver 1 Estrutura dessas por Território.
Ao ser retirada do mini-tabuleiro, cada estrutura libera um bônus/melhoria numa determinada ação na linha de cima.
Ganhe z moedas (aonde z é a quantidade de quadrados verdes exibido na ação).
AÇÃO ALISTE (Mova os Cilindros de Recrutas nos mini-tabuleiro de Ação).
Primeiro pague x Comida (aonde x é a quantidade de quadrados vermelhos visíveis).
Depois mova um dos 4 cilindros de Recrutas, que estão localizados na linha de baixo do seu mini-tabuleiro, para qualquer um dos 4 espaços designados para o Recruta no seu mini-tabuleiro da Facção, e imediatamente ganhe o bônus mostrado no espaço que você o colocou.
Além disso, a ação correspondente aonde foi retirado o cilindro do Recruta agora te possibilita ganhar um bônus contínuo toda vez que ou você ou seus vizinhos da direita e esquerda usar aquela ação.

FIM DO JOGO
O jogo termina imediatamente quando um jogador colocar em jogo sua 6ª estrela.
Nesta hora será feita a pontuação final, desta forma:
1º Cada jogador soma suas moedas;
2º Cada jogador converterá suas estrelas usadas, seus territórios controlados, e seus recursos em moedas.
Para isso cada jogador verifica seu nível de Popularidade na trilha de Popularidade no tabuleiro principal.
Por exemplo: se você terminou com seu marcador de Popularidade no nível entre 0 - 6 pontos: cada Estrela = 3 moedas, cada Território = 2 moedas, Cada 2 Recursos = 1 moeda.
3º Conferir a Cartela Bônus por Estruturas Construídas: Ela indica qual estrutura construída e de que forma ela te dará mais dinheiro.
Soma-se todo seu dinheiro arrecadado, e o jogador mais rico é o vencedor. Caso de empate, tem uma tabela, com uma sequencia de desempate.
Considerações finais
O jogo surpreendeu pelo seu tamanho, pela sua beleza, e pela sua jogabilidade e inteligência.
Ele conseguiu unir vários fatores de interesse dos gamers do mundo inteiro.
Primeiro pela aparência de um Wargame! Sim, mapa belezudo, hexagonal. Miniaturas personalizadas para cada Facção, com movimentação e batalhas.
Segundo, com muitas mecânicas de Eurogames! Token de ação, aonde você o aloca num setor, e executa as ações mostrada naquele setor. Produção de recursos e melhorias de várias categorias, por meio de alocação ou dessalocação de cubos. Múltiplos caminhos para se chegar a vitória. Jogo inteligente e fator sorte reduzido.
Terceiro, acabamento, arte gráfica, qualidade de material de altíssima qualidade e beleza. Tanto que os desenhos ilustrativos da ambientação do jogo foram reunidos num livro a parte, que pode ser pedido a vulso, ou no pacote.
E vou mais longe, creio que esse pano de fundo, e esse ambiente de Scythe será explorado em outras mídias (filmes, desenhos, video-games).
O jogo tem um ótimo tempo de jogo: 2h!
Todos os jogadores fazem suas ações no seu turno de maneira rápida e sem muita demora e de forma e de forma intuitiva.
Tem regras para se barganhar, e fazer alianças, podendo até oferecer moeda como suborno. (Em torneios não será permitido usar moedas para suborno).
Tem regras para punir jogadores que atrasam o jogo, gastando tempo para calcular quem está na frente.
O ponto negativo, que não é tão negativo, é a grande quantidade de informação que um jogador novato terá que absorver para jogar Scythe de forma plena.
Mas mesmo assim, o criador aconselha ir dando as informações aos poucos, passo a passo, e na hora em que for precisar usar.
Em resumo, vale muito a pena cada centena de reais gasto nele!
Nota: 9.5
