Cara Comunidade Boardgamer
Achei legal a proposta do jogo. Uma coisa interessante é que no jogo os personagens/vilões mantém a sua característica clássica de serem maus e de tentarem realizar seus planos malignos. Isso contrasta com a atual política dos filmes da "Casa do Ratinho", de redimir alguns vilões, e tentar mostrar que eles não são tão maus. Esse é o caso, por exemplo, de Malévola (o próprio nome já diz que ela é má, cruel, impiedosa, etc) e de Cruella De Vil (vil até no nome), o que eu acho um erro.
Evidentemente que se pode acusar os filmes clássicos da Disney de maniqueístas, onde os bons são totalmente bons e os maus totalmente maus. Obviamente isso não reflete o mundo real, mas não faz sentido esperar esse tipo de realismo, em um mundo de conto de fadas, onde os animais falam, a magia existe, e criaturas mitológicas e sobrenaturais são comuns. Além disso, a obra do próprio Tolkien mesmo abusando do maniqueísmo, não deixa de ser um dos pilares da fantasia e ninguém reclama. Inclusive uma das maiores críticas à sofrível "Os Anéis do Poder" é retratar um Sauron sensível, que mata e depois chora, que é mau porque foi abusado, e que tem um objetivo nobre, trazer paz à Terra Média. O Sauron dos livros não é nada disso. E isso para não falar no suprassumo do absurdo que foi o orc "pai-de-família", que não quer dominar ninguém nem destruir nada, mas apenas viver sua vida em paz, e criar seus filhos, na terrinha das sombras.
Mas voltando ao jogo, a única crítica que eu faço é na escolha do Hades como um dois vilões. Com certeza Hércules é um bom filme e Hades é um bom vilão, mas de forma alguma esse filme fez tanto sucesso quanto Aladim, a Bela e a Fera e Peter Pan com os excelentes Jafar, Gaston e Capitão Gancho. Claro que outros filmes também fizeram mais sucesso que Hércules, como Frozen, Moana, Mulan, Valente e Pocahontas, mas esses não tiveram um vilão memorável, de modo que nem todo mundo, a não ser os fãs mais ardorosos, lembra logo de cara que o vilões de Frozen, Moana, Mulan e Pocahontas se chamavam respectivamente Príncipe Hans, Deus Nalo, Shan Yu, e Governador Ratcliff. Do mesmo modo, quase todo mundo sabe quem é a vilã de Cinderella, mas normalmente se refere a ela como a Madrasta, e não pelo seu nome Lady Tremaine. Eu mesmo reconheço que tive que dar uma pesquisada, para saber o nome desses vilões. E isso para não falar que a vilã de Branca de Neve, nem tem um nome específico, sendo conhecida apenas como Rainha Má, ou Madrasta. Já no caso de Jafar, Gaston e Capitão Gancho todo mundo conhece.
Dito isso, eu acho que a escolha mais adequada seria substituir o Jafar como o quarto vilão. Isso ainda resolveria a questão das cores roxo e azul estarem muito parecidas. Nesse caso Úrsula poderia ficar com componentes azuis e Jafar com os amarelos. Claro que isso não seria perfeito porque o amarelo de Jafar se afastaria do azul de Úrsula, mas se aproximaria do laranja de Scar, mas eu acho que nesse caso haveria um contraste maior. Do mesmo modo, o Capitão Gancho com componentes vermelhos, também seria melhor que o Hades, evitando inclusive a confusão com o laranja de Scar.
Agora, considerando que atualmente as editoras já lançam os jogos pensando em expansões, eu não duvido nada de que dentro em breve teremos a expansão Jafar com peças amarelas ou a expansão Capitão Gancho com peças vermelhas, que certamente teriam um apelo maior que uma expansão Hades com peças roxas.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio