CMON emite alerta diz que perdas podem exceder US$ 2 milhões em 2024
A gigante dos jogos de tabuleiro financiados por crowdfunding, CMON, alertou que pode enfrentar perdas superiores a US$ 2 milhões em suas atividades comerciais no ano passado, afirmando que o aumento do custo de vida impactou suas receitas com a venda de jogos de tabuleiro.
O conselho da CMON emitiu um alerta de prejuízo à Bolsa de Valores de Hong Kong ontem, estimando suas perdas para 2024 entre US$ 1,4 milhão e US$ 2,1 milhões – com o valor final, auditado, previsto para ser divulgado no relatório anual da empresa até o final deste mês.
No ponto médio dessa faixa, as perdas de 2024 praticamente anulariam os lucros combinados de US$ 1,8 milhão obtidos pela CMON nos três anos anteriores, encerrando uma sequência de melhora no desempenho da empresa após perdas de quase US$ 5 milhões em 2020 devido à pandemia de Covid-19.
Anteriormente, a CMON registrou lucros de cerca de US$ 3,5 milhões em 2017, aproximadamente US$ 2 milhões em 2018 e cerca de US$ 1,88 milhão em 2019, após a remoção de custos únicos relacionados à sua transferência para a bolsa principal da Bolsa de Valores de Hong Kong naquele ano.
O alerta de prejuízo marca um início de ano difícil para a CMON, que começou 2025 com um acordo para vender parte de sua propriedade intelectual em um negócio de US$ 12 milhões e com dois novos acionistas planejando investir cerca de US$ 1,39 milhão na empresa ao adquirir uma participação combinada de 16,66%.
A CMON havia firmado um acordo não vinculativo para vender as IPs não especificadas em agosto passado, mas cancelou o arranjo no mês passado após não chegar a um consenso com o comprador não identificado.
Além disso, revelou há pouco mais de uma semana que os novos acionistas não efetuaram o pagamento por suas participações e afirmou estar buscando aconselhamento jurídico para cancelar o processo.
Na época, a CMON declarou que estava "agora buscando outros meios de captação de recursos para aumentar seu capital de giro geral", com o objetivo de expandir sua base de capital, aumentar a liquidez geral de suas ações e fortalecer sua posição financeira.
A empresa não informou por que os potenciais acionistas decidiram não prosseguir com o investimento.
Atualmente, a CMON tem 10 projetos financiados por crowdfunding ainda não entregues, que arrecadaram mais de US$ 22 milhões e estão em várias fases de produção. O próximo jogo a chegar aos financiadores será Zombicide: White Death, que levantou US$ 3,8 milhões e está previsto para entrega no segundo trimestre deste ano. Além disso, a empresa tem sete outros títulos disponíveis para pré-venda, cinco dos quais com entrega prevista para o segundo trimestre.

A CMON se recuperou rapidamente de uma queda de 17,5% na receita, que caiu para US$ 25,1 milhões devido à pandemia em 2020, atingindo US$ 45,3 milhões em 2022 e US$ 45,1 milhões em 2023, impulsionada pelo sucesso de campanhas multimilionárias no Kickstarter para sua longa série
Zombicide e jogos baseados em grandes propriedades intelectuais, como Marvel e DC.
No entanto, em setembro passado, o BoardGameWire relatou que a receita semestral da CMON caiu pela primeira vez desde a pandemia, ficando pouco acima de US$ 15,9 milhões, com a queda nas vendas no atacado impactando os resultados da empresa no primeiro semestre.
A receita da CMON no atacado despencou 39%, chegando a US$ 5,9 milhões no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023, enquanto a receita de suas campanhas de financiamento coletivo caiu cerca de 9,7%, ficando pouco acima de US$ 9,9 milhões.
As reservas de caixa da empresa também vêm diminuindo, passando de US$ 3,9 milhões no final de 2022 para US$ 3,1 milhões no final de 2023, e caindo novamente para US$ 1,9 milhão na metade do ano passado.
A CMON reformulou significativamente sua estratégia de financiamento coletivo em fevereiro do ano passado, encerrando 12 anos de campanhas no Kickstarter – que arrecadaram mais de US$ 108 milhões no total – em favor de um acordo de exclusividade com a plataforma rival Gamefound.
Seu primeiro ano na nova plataforma arrecadou mais de US$ 12,1 milhões, apesar de um início relativamente lento, com grandes campanhas como
DC Super Heroes United (US$ 4,47 milhões) e
Cthulhu: Death May Die – Forbidden Reaches (US$ 3,9 milhões) no segundo semestre ajudando a CMON a superar os aproximadamente US$ 11,8 milhões que arrecadou no Kickstarter durante 2023.
Até agora, neste ano, a empresa concluiu um financiamento coletivo de US$ 2,85 milhões para
Massive Darkness: Dungeons of Shadowreach no Gamefound, conquistando o apoio de mais de 9.800 financiadores.
A CMON também fez duas aquisições significativas no ano passado, comprando a Japon Brand, o coletivo japonês de jogos de tabuleiro que apresentou ao mundo
Love Letter e
Machi Koro, e adquirindo os direitos de propriedade intelectual de dois projetos paralisados no Kickstarter da problemática especialista em financiamento coletivo Mythic Games, em janeiro de 2024.
Na época da aquisição, a CMON afirmou que os dois jogos, Hel e
Anastyr – que arrecadaram um total de US$ 3,2 milhões no Kickstarter – não estavam “atualmente prontos para publicação em seu estado atual e exigiriam um esforço substancial para serem concluídos”.
A empresa disse que passaria por “um extenso processo de desenvolvimento e testes de jogo” para ambos os jogos, com suas próprias versões sendo oferecidas gratuitamente aos financiadores originais das campanhas da Mythic, caso desejassem recebê-las – embora os financiadores precisassem pagar pelo frete e pelo imposto sobre valor agregado (IVA) desses jogos.
A CMON não forneceu mais atualizações aos financiadores do Kickstarter sobre esses jogos nos 13 meses desde a aquisição da propriedade intelectual.
O BoardGameWire entrou em contato com a CMON para comentar sobre o alerta de prejuízo, suas reservas de caixa, planos futuros para venda de propriedade intelectual e outras estratégias para aumentar seu capital de giro, e atualizará esta história com a resposta da empresa, caso receba uma.
Em janeiro deste ano, a CMON contratou o CEO do canal de YouTube sobre jogos de tabuleiro Man vs Meeple como seu novo diretor global de marketing, como parte de uma estratégia para continuar expandindo sua base de jogadores além de seu mercado tradicional.
David Waybright trabalhará em tempo integral promovendo os lançamentos futuros de financiamento coletivo e varejo da CMON, enquanto continua a administrar o Man vs Meeple, canal especializado em vídeos de prévia de jogos de tabuleiro patrocinados e não patrocinados, visões gerais de jogos e listas de Top 10. O canal tem quase 75.000 inscritos.
Waybright disse ao BoardGameWire em janeiro: “É importante para nós encontrar novos fãs da CMON o tempo todo. Não foi até o lançamento do Death May Die original que eu mesmo me tornei fã, e obviamente há inúmeras pessoas por aí que ainda não experimentaram um de nossos jogos.”
“Nunca vamos virar as costas para nossa comunidade principal, mas alcançar novas pessoas de outras maneiras e em outros lugares será uma parte maior de nossa abordagem.”
“Também reconhecemos que há áreas onde precisamos melhorar. A frequência e a transparência de nossa comunicação com a comunidade vão melhorar – ponto final.”
“Nossos financiadores, em particular, confiam em nós desde o início, o que apreciamos. Embora continuemos pedindo compreensão quando enfrentamos atrasos ou outros desafios, nosso objetivo será mantê-los informados sobre o que está acontecendo e por quê, de maneira oportuna.”
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/03/13/board-game-crowdfunding-major-cmon-issues-profit-warning-says-losses-could-exceed-2m-for-2024/