Existe sorte na rolagem de dados, que pode ser mitigada de algumas maneiras, por exemplo, consumindo pão ou construindo edifícios que vão te dar mais dados de um determinado atributo. No entanto, o que "pega" no oltréé quanto à sorte é a aleatoriedade do que é pedido pra que um cenário seja considerado exitoso. Tipo, existem cartas de objetivos que vão te aproximar da vitória, só que no desenrolar da crônica, perto de acabar, revelam-se atributos ou determinadas coisas que são importantes pra missão que não tem como você ter previsto, então você pode estar remando pra uma direção correta, só que o cenário pode, especificamente, pedir um nível alto de proteção/edificação do teu castelo, e se você não tiver, se fudeu mesmo. Só tem como mitigar isso jogando o mesmo cenário mais uma vez.
Quanto a historinha, é medíocre pra falar a verdade, não é nada que você fica ansioso pra descobrir o final. O que tem de bom é a ilustração das crônicas, no máximo. De resto, a satisfação do jogo tá em completar o cenário e apagar o fogo, como disseram. Dito isso, eu acho que super vale apena.