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  3. Wingspan
  4. Um único aviário compartilhado?

Um único aviário compartilhado?

Wingspan
  • avatar
    rafapaz12/03/25 09:25
    avatar
    rafapaz
    12/03/25 09:25
    487 mensagens MD

    Comprei o Wingspan Asia numa Black Friday ano passado, mais por conta da fama do jogo do que por qualquer outro motivo.
    Enfim, detestei o jogo e já vendi (odeio multiplayer solitaire).

    Mas pensando aqui com meus botões, e se os jogadores jogassem com apenas um aviário compartilhado (somente em dois jogadores)?

    Cada um baixa seus pássaros no aviário e coloca um marcador pra identificar quem baixou a carta.
    Ao fazer a ação encadeada da linha (cartas laranjas) somente o dono de cada carta recebe o efeito. Ovos podem ser colocados e pegos de qualquer carta durante o jogo.
    Talvez o gatilho de fim de jogo deveria ser o aviário completo.
    No final conta-se os pontos normalmente, mas ponto de carta, ovos e comida nos pássaros serão de quem tem seu marcador na carta.

    Certamente falta ajustes, mas fiquei pensando nessa possibilidade.

    Como já vendi não tenho como testar, rs.
    Quem gostou da ideia, testa aí e diz se funciona.

    Abs

    1
    0
    1
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    Visualizar OfertaVer
  • eduardodtb
    156 mensagens MD
    avatar
    eduardodtb12/03/25 10:35
    eduardodtb » 12/03/25 10:35

    Na minha concepção, mais acarretaria problemas do que resolveria.

    Se a crítica ao jogo é a falta de interatividade, um tabuleiro compartilhado iria adicionar no máximo um "retirar ovos da ave do outro" como interação relevante, ao passo de quebrar o restante do balanceamento. O número de ações seriam excessivos, visto apenas um tabuleiro comportando aves de dois jogadores, e rapidamente a única coisa que os jogadores fariam seria comprar 3 comidas, colocar 3 ovos ou comprar 3 cartas, por falta de espaço no tabuleiro. Mesmo supondo que, como sugeriu, o gatilho de fim de jogo fosse o tabuleiro completo, pode ser que apenas uma das linhas fique disponível e os jogadores ficariam amarrados, reduzindo possibilidades de ações interessantes.

    Acho que se o jogo não é pra você, faça como você fez: venda e use o dinheiro pra outro jogo que melhor se adeque. :D

    8
  • Danielmw98
    254 mensagens MD
    avatar
    Danielmw9812/03/25 11:08
    Danielmw98 » 12/03/25 11:08

    A idéia do jogo é meio que vc fazer seu Tableau próprio, de forma praticamente solitária (com baixa interação mesmo). Tem muitos que curtem jogos assim, enquanto outros preferem jogos com maior interação. Se para você o jogo não funcionou, foi certo vender mesmo. Acho difícil tentar adaptá-lo para jogar de outras formas, quem curte ele geralmente é quem não se importa da baixa interação entre os jogadores.

    5
  • RaphaelGuri
    1387 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri12/03/25 11:52
    RaphaelGuri » 12/03/25 11:52

    Não funcionaria e bagunçaria tudo. Se quer uma mudança desse tamanho, é mais fácil trocar de jogo mesmo.
    .
    E olha que do Wingspan, o Asia é o que traz a maior interação com cartas com efeitos que envolvem o outro jogador e o mapinha de controle de área.

    4
  • rafapaz
    487 mensagens MD
    avatar
    rafapaz12/03/25 13:44
    rafapaz » 12/03/25 13:44

    eduardodtb::Na minha concepção, mais acarretaria problemas do que resolveria.

    Se a crítica ao jogo é a falta de interatividade, um tabuleiro compartilhado iria adicionar no máximo um "retirar ovos da ave do outro" como interação relevante, ao passo de quebrar o restante do balanceamento. O número de ações seriam excessivos, visto apenas um tabuleiro comportando aves de dois jogadores, e rapidamente a única coisa que os jogadores fariam seria comprar 3 comidas, colocar 3 ovos ou comprar 3 cartas, por falta de espaço no tabuleiro. Mesmo supondo que, como sugeriu, o gatilho de fim de jogo fosse o tabuleiro completo, pode ser que apenas uma das linhas fique disponível e os jogadores ficariam amarrados, reduzindo possibilidades de ações interessantes.

    Acho que se o jogo não é pra você, faça como você fez: venda e use o dinheiro pra outro jogo que melhor se adeque. :D

    Na verdade acho que adicionaria mais interação do que somente a questão dos ovos. Ficaria uma espécie de controle de área, a disputa acirrada pelo espaço e quanto mais rápido baixar aves, mais vai receber os efeitos delas quando o adversário realizar uma ação naquela linha, além de mais pontos no final.
    A interação positiva aumentaria (decidir entre ações que menos beneficiariam o adversário, pois sempre vai beneficiar de alguma forma).

    Mas entendo que para não quebrar nada teria que haver muito mais testes e ajustes. Seria na verdade outro jogo, "baseado" nele.

    1
  • eduardodtb
    156 mensagens MD
    avatar
    eduardodtb12/03/25 14:12
    eduardodtb » 12/03/25 14:12

    rafapaz::
    eduardodtb::Na minha concepção, mais acarretaria problemas do que resolveria.

    Se a crítica ao jogo é a falta de interatividade, um tabuleiro compartilhado iria adicionar no máximo um "retirar ovos da ave do outro" como interação relevante, ao passo de quebrar o restante do balanceamento. O número de ações seriam excessivos, visto apenas um tabuleiro comportando aves de dois jogadores, e rapidamente a única coisa que os jogadores fariam seria comprar 3 comidas, colocar 3 ovos ou comprar 3 cartas, por falta de espaço no tabuleiro. Mesmo supondo que, como sugeriu, o gatilho de fim de jogo fosse o tabuleiro completo, pode ser que apenas uma das linhas fique disponível e os jogadores ficariam amarrados, reduzindo possibilidades de ações interessantes.

    Acho que se o jogo não é pra você, faça como você fez: venda e use o dinheiro pra outro jogo que melhor se adeque. :D

    Na verdade acho que adicionaria mais interação do que somente a questão dos ovos. Ficaria uma espécie de controle de área, a disputa acirrada pelo espaço e quanto mais rápido baixar aves, mais vai receber os efeitos delas quando o adversário realizar uma ação naquela linha, além de mais pontos no final.
    A interação positiva aumentaria (decidir entre ações que menos beneficiariam o adversário, pois sempre vai beneficiar de alguma forma).

    Mas entendo que para não quebrar nada teria que haver muito mais testes e ajustes. Seria na verdade outro jogo, "baseado" nele.

    Uma reimplementação totalmente nova e focada na interação e furação de olho talvez fosse algo interessante sim.

    E dada a ordenha infinita de fórmulas de sucesso (visto a própria série Span), eu não diria que é algo tão distante.

    1
  • rafapaz
    487 mensagens MD
    avatar
    rafapaz12/03/25 20:42
    rafapaz » 12/03/25 20:42

    eduardodtb::
    rafapaz::
    eduardodtb::Na minha concepção, mais acarretaria problemas do que resolveria.

    Se a crítica ao jogo é a falta de interatividade, um tabuleiro compartilhado iria adicionar no máximo um "retirar ovos da ave do outro" como interação relevante, ao passo de quebrar o restante do balanceamento. O número de ações seriam excessivos, visto apenas um tabuleiro comportando aves de dois jogadores, e rapidamente a única coisa que os jogadores fariam seria comprar 3 comidas, colocar 3 ovos ou comprar 3 cartas, por falta de espaço no tabuleiro. Mesmo supondo que, como sugeriu, o gatilho de fim de jogo fosse o tabuleiro completo, pode ser que apenas uma das linhas fique disponível e os jogadores ficariam amarrados, reduzindo possibilidades de ações interessantes.

    Acho que se o jogo não é pra você, faça como você fez: venda e use o dinheiro pra outro jogo que melhor se adeque. :D

    Na verdade acho que adicionaria mais interação do que somente a questão dos ovos. Ficaria uma espécie de controle de área, a disputa acirrada pelo espaço e quanto mais rápido baixar aves, mais vai receber os efeitos delas quando o adversário realizar uma ação naquela linha, além de mais pontos no final.
    A interação positiva aumentaria (decidir entre ações que menos beneficiariam o adversário, pois sempre vai beneficiar de alguma forma).

    Mas entendo que para não quebrar nada teria que haver muito mais testes e ajustes. Seria na verdade outro jogo, "baseado" nele.

    Uma reimplementação totalmente nova e focada na interação e furação de olho talvez fosse algo interessante sim.

    E dada a ordenha infinita de fórmulas de sucesso (visto a própria série Span), eu não diria que é algo tão distante.

    Verdade, haha... e podia vir com um nome original e inédito, tipo "Wingspan Duel" :D

    1
  • Rhapsody
    1660 mensagens MD
    avatar
    Rhapsody13/03/25 13:57
    Rhapsody » 13/03/25 13:57

    Não funciona. Cada um só vai botar ovos nas suas aves, só vai contar as suas para ativar os efeitos e vai ter sua própria comida.

    É a mesma coisa que jogar o jogo padrão mas tendo metade do tabuleiro apenas.

    0
  • rafapaz
    487 mensagens MD
    avatar
    rafapaz13/03/25 17:05
    rafapaz » 13/03/25 17:05

    Rhapsody::Não funciona. Cada um só vai botar ovos nas suas aves, só vai contar as suas para ativar os efeitos e vai ter sua própria comida.

    É a mesma coisa que jogar o jogo padrão mas tendo metade do tabuleiro apenas.

    Acho que não me fiz claro na explicação.

    Por exemplo, se na primeira linha tem 2 cartas do jogador A e 2 cartas do jogador B, quando qualquer um dos jogadores fizer a ação de pegar comida, todos os efeitos são executados, mas cada jogador irá receber os efeitos de sua carta apenas. Neste caso, se o jogador B pegar comida, o jogador A recebe o efeito de suas duas cartas e o jogador B o efeito de suas duas cartas.

    Cada jogador colocará ovos em suas aves obviamente, mas na hora de usar pode pegar de qualquer ave. O que poderá resultar em uma disputa pra retirar ovos do adversário ao final da partida.

    Fica bem diferente. A interação positiva vai ocorrer quase a todo instante e a negativa na retirada dos ovos.

    0
  • Rhapsody
    1660 mensagens MD
    avatar
    Rhapsody13/03/25 18:13
    Rhapsody » 13/03/25 18:13

    rafapaz::
    Rhapsody::Não funciona. Cada um só vai botar ovos nas suas aves, só vai contar as suas para ativar os efeitos e vai ter sua própria comida.

    É a mesma coisa que jogar o jogo padrão mas tendo metade do tabuleiro apenas.

    Acho que não me fiz claro na explicação.

    Por exemplo, se na primeira linha tem 2 cartas do jogador A e 2 cartas do jogador B, quando qualquer um dos jogadores fizer a ação de pegar comida, todos os efeitos são executados, mas cada jogador irá receber os efeitos de sua carta apenas. Neste caso, se o jogador B pegar comida, o jogador A recebe o efeito de suas duas cartas e o jogador B o efeito de suas duas cartas.

    Cada jogador colocará ovos em suas aves obviamente, mas na hora de usar pode pegar de qualquer ave. O que poderá resultar em uma disputa pra retirar ovos do adversário ao final da partida.

    Fica bem diferente. A interação positiva vai ocorrer quase a todo instante e a negativa na retirada dos ovos.

    Entendi.
    Sua sugestão é transformar todos os poderes Marrons em Poderes Rosa. Então toda vez que o adversário pegar comida, todos os meus pássaros na Floresta ativam.

    Dá pra fazer isso tranquilamente usando os dois tabuleiros, e mantendo as regras originais do jogo. Até porque nas expansões tem cartas que interagem com isso (que mandam pássaros para o tabuleiro do adversário).

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