Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Geral
  3. Por que apoiar lojas locais é uma jogada de mestre?

Por que apoiar lojas locais é uma jogada de mestre?

  • RaphaelGuri
    1382 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri10/03/25 13:58
    RaphaelGuri » 10/03/25 13:58

    iuribuscacio, é isso e não é fácil! Conheço gente que mesmo de graça, usando jogo da coleção própria, não consegue fazer encontro para jogar dentro do próprio condomínio, pois não tem interesse de quem é fora do hobby de sequer vir conhecer.
    .
    Então, quer ajudar a loja? Divulguem o hobby. Quanto mais gente consumindo, maior a clientela para as lojas.

    6
  • iuribuscacio
    3108 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio10/03/25 14:10
    iuribuscacio » 10/03/25 14:10

    RaphaelGuri::iuribuscacio, é isso e não é fácil! Conheço gente que mesmo de graça, usando jogo da coleção própria, não consegue fazer encontro para jogar dentro do próprio condomínio, pois não tem interesse de quem é fora do hobby de sequer vir conhecer.
    .
    Então, quer ajudar a loja? Divulguem o hobby. Quanto mais gente consumindo, maior a clientela para as lojas.

    Caro RaphaelGuri

    Meu amigo, certamente começar a promover um evento de jogos isso não é fácil, e depende de muita persistência, e até de certa teimosia do sujeito. Mas nem sempre é assim, pelo menos comigo.
     
    Só para citar um exemplo, eu normalmente vou à Bienal Internacional do Livro, e quando estou lá sempre levo um card game para jogar um partida, e é batata, basta eu começar a jogar, as risadas começarem a rolar que daqui a pouco tem um monte de gente em volta perguntando o que é aquilo. Dixti, Dobble, Pablo e Love Letter então, funcionam que é uma beleza. O único problema é o povo querer jogar e o meu pessoal acabar sem conseguir circular pela bienal. Mas nesse caso eu indico os stands que vendem jogos e fica tudo numa boa. 

    Mas tirando isso, eu reconheço que começar um evento do zero é realmente muito complicado, só que se a gente não começar e não persistir, apesar das adversidades, a gente nuca consegue nada nessa vida, não é mesmo!?!?!

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    2
  • orlandocn
    159 mensagens MD
    avatar
    orlandocn10/03/25 14:20
    orlandocn » 10/03/25 14:20

    Apesar da ideia original do tópico ser bem direta, não consigo refletir sobre a ideia do apoio às lojinhas de bairro sem considerar muitas coisas.

    Acho bem interessante a ideia e seria muito bacana se a vida real fosse igual à teoria. Estas lojas só tem como sobreviver em grandes centros, moro em Jundiaí, uma cidade relativamente grande, com muitas pessoas muito bem de vida (não falta dinheiro aqui na cidade... quisera ser esta a minha realidade....). Não há loja física de board game aqui... a que tinha fechou faz muito tempo.  

    Acredito que as "lojinhas" só dariam certo em cidades pequenas se estas se tornassem “expoentes de jogadores”... mas acho isso bem difícil de acontecer e alguns dos motivos passam por nós, comunidade.

    Leia os posts e respostas aqui da Ludopédia (eu leio quase todos) e veja se grande parte deles não expressam algumas ideia bem contraditórias, por exemplo:

    Acharmos interessante pagarmos mais caro para “fomentar” a lojinha do bairro ao mesmo tempo que estamos, cada vez mais, reclamando dos preços dos boardsgames.

    Reclamar/ demonizar editoras que estão tentando diversificar seu catálogo para tentar alcançar um público maior.

    Querer ampliar a cultura do board game – também através das lojinhas que propiciariam mais gente entrando e saindo, jogando mesmo sem comprar – e ficarmos “chateados” por editoras e autores estarem relançando jogos consagrados com roupagem atualizada, atraentes aos novos jogadores, substituindo junco, argila e aldeão por energia e super heróis. Adaptando clássicos na forma dos "duels" para atender casais... quantos casais tem filhos hoje em dia (o Brasil de hoje é bem diferente da Alemanha do Catan).

    Querer aumentar a quantidade de pontos locais de venda para atrair novos jogadores e acharmos preocupante a quantidade de novos autores lançando seus jogos sem pedigre, com mecânicas já utilizadas anteriormente mas com o tema do momento (queremos que as lojas fiquem eternamente vendendo Tikal, El Grande, Tigris e Euphrates e Agrícola até que, milagrosamente apareça uma obra prima?).

    Reclamarmos que a enxurrada de novos jogos (considerados mais do mesmo por muitos) atrapalha conhecermos possíveis títulos novos realmente bons (posso estar bem errado mas penso que quanto mais gente fazendo jogos maior a chance se surgir algo primoroso e adaptado às nossas necessidades.... Seria mais difícil de conhecermos devido à grande quantidade de títulos? Sim... mas ainda assim existiria, alguém conheceria e acabaria se tornando popular).
     
    Acho que o que precisamos de verdade é ter a mente mais aberta para receber novos jogadores, autores e pessoas interessadas em trabalhar para fazer o hobby crescer, sem preconceitos, sem desmerecer os jogos atuais (que falam com a geração atual), sem acharmos que a nossa obra prima deveria ser a obra prima dos mais novos. Deveríamos agradecer as pessoas que batalharam e batalham (algumas com seus louros já) para trazer essa infinidade de jogos que temos hoje no mercado nacional, sem que precisemos importar nada. Devemos parar de ficar achincalhando geradores de conteúdo.
     
    Este hobby está ficando cada vez mais chato, parece que agora, além de jogar, colecionar e pintar miniaturas reclamar de tudo e de todos também faz parte.
     
    Isso é chato e afasta as pessoas. Imagine essa comunidade reunida numa lojinha: um falando mal do fulano, youtuber, que tem rabo preso com a editora tal; outro falando mal dos preços que estão cada vez mais altos por causa do dólar, do parque industrial, da ganância das editoras malvadas; outro falando mal do Agrícola novo que tem zumbis; outro falando que bom mesmo era o tempo em que tinha que ficar coletando junco e galho para construir uma casinha e que herói é coisa de criança; do outro lado uma mesa falando que jogo de verdade mesmo é jogo pesado, que carteado nem jogo é.... fica difícil de acreditar que esta lojinha vingaria com a comunidade recebendo desta forma uma família ou uma adolescente de 14 anos curiosos com o mais novo jogo do live action das meninas super poderosas.

    10
  • RaphaelGuri
    1382 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri10/03/25 15:19
    RaphaelGuri » 10/03/25 15:19

    iuribuscacio::
    RaphaelGuri::iuribuscacio, é isso e não é fácil! Conheço gente que mesmo de graça, usando jogo da coleção própria, não consegue fazer encontro para jogar dentro do próprio condomínio, pois não tem interesse de quem é fora do hobby de sequer vir conhecer.
    .
    Então, quer ajudar a loja? Divulguem o hobby. Quanto mais gente consumindo, maior a clientela para as lojas.

    Caro RaphaelGuri

    Meu amigo, certamente começar a promover um evento de jogos isso não é fácil, e depende de muita persistência, e até de certa teimosia do sujeito. Mas nem sempre é assim, pelo menos comigo.
     
    Só para citar um exemplo, eu normalmente vou à Bienal Internacional do Livro, e quando estou lá sempre levo um card game para jogar um partida, e é batata, basta eu começar a jogar, as risadas começarem a rolar que daqui a pouco tem um monte de gente em volta perguntando o que é aquilo. Dixti, Dobble, Pablo e Love Letter então, funcionam que é uma beleza. O único problema é o povo querer jogar e o meu pessoal acabar sem conseguir circular pela bienal. Mas nesse caso eu indico os stands que vendem jogos e fica tudo numa boa. 

    Mas tirando isso, eu reconheço que começar um evento do zero é realmente muito complicado, só que se a gente não começar e não persistir, apesar asa adversidades, a gente nuca consegue nada nessa vida, não é mesmo!?!?!

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    Então Iuri, mas nesse seu exemplo, você está num ambiente totalmente favorável. Agora, o guri de Corupá, Santa Catarina, não estará nessa mesma realidade.
    .
    É como eu me usar de exemplo, que moro em São Paulo. Minhas lojas de bairro são as grandes que o post diz para não ser cliente! Hehe Percebe a barreira?
    .
    orlandocn, ao meu ver, fez um chequemate! hehe

    5
  • DuqueXenofontes
    375 mensagens MD
    avatar
    DuqueXenofontes10/03/25 16:39
    DuqueXenofontes » 10/03/25 16:39

    O surgimento e a prosperidade de uma loja local é uma consequência do crescimento do hobby, e não a causa dele.

    Eu acho que é isso.


    9
  • ChrisOliveira
    296 mensagens MD
    avatar
    ChrisOliveira10/03/25 19:52
    ChrisOliveira » 10/03/25 19:52

    DuqueXenofontes::O surgimento e a prosperidade de uma loja local é uma consequência do crescimento do hobby, e não a causa dele.

    Eu acho que é isso.



    Esse foi o verdadeiro cheque-mate 

    4
  • iuribuscacio
    3108 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio10/03/25 21:01
    iuribuscacio » 10/03/25 21:01

    Caros orlandocn e RaphaelGuri  

    Rapaziada, eu gostaria de fazer dois pequenos esclarecimentos, em relação à minha posição quanto à necessidade de se apoiar as lojinhas de bairro, para que não fique parecendo que uma hora eu escrevo uma coisa e na outra hora escrevo algo diametralmente diferente.

    Qualquer pessoa que já tenha lido alguns dos meus textos e comentários, sabe que eu sou um ardoroso defensor da necessidade de se baixar o preço dos board games, até para que o hobby cresça de forma sustentável, ao invés de apenas inchar, como parece ter acontecido durante e após a pandemia. Quando o crescimento é sustentável, o mercado cresce dali para cima, mas quando o que há é um inchamento, o mercado agora tem um tamanho x, que amanhã pode se reduzir drasticamente dependendo do cenário. 

    Então se eu que defendo sempre a necessidade de se reduzir os preços, e também que cada vez ele estão mais altos, parece no mínimo incoerente que eu agora esteja defendendo que se pague um pouco mais para apoiar a lojinha do bairro. Esse questionamento faz sentido, porém a coisa não é bem assim. No meu último comentário respondendo ao Raphael (que está concorrendo no Prêmio Ludopedia, então bora lá dar uma força), eu esclareci que eu vejo como válida, a possibilidade de se pagar mais caro em um ou outro jogo, para apoiar a lojinha, mas que isso é um modelo insustentável no longo prazo, inclusive como apontou o Marllos Dias, em outro comentário. Eu defendi ainda e continuo defendendo, que sendo inviável que um único comprador compre sempre jogos mais caros, por outro lado é bem possível, e razoável, que diversos compradores, comprem um ou dois jogos mais caros e que se uma quantidade considerável de pessoas agirem assim, possivelmente a lojinha de bairro consegue sobreviver, sem que ninguém sozinho precise sempre pagar mais caro, em todos os jogos que comprar.

    Do mesmo, modo, em outro texto do camarada Davi dharrebola Henrique (que está concorrendo no Prêmio Ludopedia e também tem o meu voto), "A Morte das Ideias", eu defendi que é uma pena que já não saiam hoje jogos tão inovadores quanto os jogaços do passado, como Catan, El Grande, Tigris & Euphrates, Carcassonne, Agricola entre outros. Eu defendi isso, porque eu realmente acredito que com o passar do tempo a quantidade de jogos que dá para considerar como obras primas diminuiu bastante, e à olhos vistos. Pode parecer que seja implicância minha e que eu ache que só jogo antigo é que presta e que os jogos novos são todos uma porcaria. Só que isso é uma extrapolação muito equivocada e um grande exagero em relação ao que eu defendo. O que eu gostaria na verdade, e esse foi o espírito do meu comentário, é que hoje em dia surgissem mais jogos no nível desses colossos de board games do passado, que inovassem e efetivamente revolucionassem o atual mercado, com acontecia no anos 1990/2000. E um dos motivos que eu aponto para isso não acontecer, é justamente o fato de hoje as editoras e designers estarem muito mais voltados em produzir o mesmo jogo, com roupagem diferente, do que investir em inovação. 

    Vejam que eu não tenho nada contra que as editoras requentem um jogo de grande sucesso do passado, alterando o cenário para algo que tenha maior apelo entre os jovens de hoje, como super-heróis Marvel e DC. O que eu tenho contra, é que se faça só isso e apenas isso, e que quase nenhum recurso se destine à inovação, que é o que acontece atualmente com designers e editoras.

    Quanto à parte final do comentário do orlando, relatando uma "DR lúdica" (justamente onde?  isso mesmo em uma lojinha de bairro), eu acho que discussões assim são muito válidas, como por exemplo "jogo bom é jogo pesado", contra, "não interessa o peso o que interessa é a diversão", ou algo no sentido de "carteado é ou não jogo?". Quanto a isso, eu só posso dizer que discutir o hobby faz parte, e que isso é muito legal, desde que se consiga manter o respeito e a cordialidade. Se não houver embate, se todos concordarem em tudo, simplesmente nada de novo surge...  

    Outra coisa que vale a pena citar é que toda essa conversa de apoiar a lojinha do bairro, evidentemente parte do pressuposto de que existe uma lojinha de bairro, que por razões óbvias, é coisa que só se vê em capitais e nos grandes centros, e assim mesmo, nem em todos. Então se o sujeito mora em um cidade grande, com alto nível de IDH, mas que está afastada dos grandes centros, ou da capital do estado, esse é um cenário mais complicado, e que fica fora das minhas considerações, pela impossibilidade de se apoiar um lojinha de bairro que na prática não existe.  

    Para terminar, antes que alguém venha com a piadinha do "a carapuça serviu" kkkkk, eu quero dizer que escrevi esse comentãrio n"ao por estar na defensiva, até porque isso não faria sentido algum já que o Orlando não me citou especificamente (quem me dera que eu fosse tão importante e tão relevante assim). O fato é que o Orlando, de forma muito elegante e respeitosa, expos a opinião dele que envolve alguns pontos bastante específicos, e que tratam de assuntos que eu defendo vigorosamente. Por isso eu achei que seria uma boa prestar esses esclarecimentos, em relação ao meu posicionamento quanto a esses pontos.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio  

    3
  • iuribuscacio
    3108 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio10/03/25 21:12
    iuribuscacio » 10/03/25 21:12

    DuqueXenofontes::O surgimento e a prosperidade de uma loja local é uma consequência do crescimento do hobby, e não a causa dele.

    Eu acho que é isso.



    Caro DuqueXenofontes

    Seu comentário foi brilhante, portanto eu lhe dou os meus parabéns. 

    Apesar disso, eu fico me perguntando se nesse particular não acontece uma espécie de retroalimentação. Desse modo, o crescimento do hobby tem como consequência o surgimento e prosperidade da loja local, e por sua vez o surgimento e prosperidade da loja local tem como consequência o crescimento do hobby.

    Nesse raciocínio, quando uma parte falha, acaba afetando a outra, e por vaí...

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio   

    0
  • MatheusAleM
    118 mensagens MD
    avatar
    MatheusAleM11/03/25 09:09
    MatheusAleM » 11/03/25 09:09

    Acho que o principal é tentar apoiar o microempresário interessado no hobby (seja lá qual for), não necessariamente a loja local. Sua loja local pode ser a filial de uma megaempresa que fica num shopping gigante, cujo dono nem sabe que existe board game (ou que você existe), tá num iate nas Bahamas e vende no máximo de lucro que ele consegue tirar (pagando o mínimo possível pros empregados), enquanto uma lojinha de internet com sede a 1000km de distância de você pode ser de um cara que manja daquilo, joga, se interessa e tá vendendo no limite da margem de lucro pra loja não fechar. Se for pra escolher um desses dois, pra quem você prefere dar seu dinheiro?


    Eu já paguei mais caro em produto vendido "de hobbysta pra hobbysta", em loja em que quem tira dúvida é o próprio dono do negócio, te atende pelo nome e tal, mas JAMAIS vou pagar board game mais caro pra loja grande simplesmente porque ela fica no meu bairro.

    Lembrando também que essa cultura de apoio à loja local simplesmente por ser uma loja local é mais forte (e faz muito mais sentido) com relação a card/wargame porque esses são jogos com muito mais apelo competitivo, que você joga presencialmente a qualquer hora com qualquer pessoa em qualquer lugar (muitas vezes na própria loja) e que precisam de uma cena de campeonatos presenciais aquecida pra sobreviverem, enquanto board game é algo que a gente compra pra jogar em casa, ou seja, ter uma loja física próxima é praticamente irrelevante pra manutenção do hobby.

    4
  • iuribuscacio
    3108 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio11/03/25 11:35
    iuribuscacio » 11/03/25 11:35

    MatheusAleM::
    Acho que o principal é tentar apoiar o microempresário interessado no hobby (seja lá qual for), não necessariamente a loja local. Sua loja local pode ser a filial de uma megaempresa que fica num shopping gigante, cujo dono nem sabe que existe board game (ou que você existe), tá num iate nas Bahamas e vende no máximo de lucro que ele consegue tirar (pagando o mínimo possível pros empregados), enquanto uma lojinha de internet com sede a 1000km de distância de você pode ser de um cara que manja daquilo, joga, se interessa e tá vendendo no limite da margem de lucro pra loja não fechar. Se for pra escolher um desses dois, pra quem você prefere dar seu dinheiro?


    Eu já paguei mais caro em produto vendido "de hobbysta pra hobbysta", em loja em que quem tira dúvida é o próprio dono do negócio, te atende pelo nome e tal, mas JAMAIS vou pagar board game mais caro pra loja grande simplesmente porque ela fica no meu bairro.

    Lembrando também que essa cultura de apoio à loja local simplesmente por ser uma loja local é mais forte (e faz muito mais sentido) com relação a card/wargame porque esses são jogos com muito mais apelo competitivo, que você joga presencialmente a qualquer hora com qualquer pessoa em qualquer lugar (muitas vezes na própria loja) e que precisam de uma cena de campeonatos presenciais aquecida pra sobreviverem, enquanto board game é algo que a gente compra pra jogar em casa, ou seja, ter uma loja física próxima é praticamente irrelevante pra manutenção do hobby.


    Caro MatheusAleM

    Rapaz, concordo com o seu comentário, no entanto, eu gostaria de acrescentar que o que se está discutindo aqui é o apoio às lojas locais de board game, no sentido de loja pequena, ou seja, aquela mesma que você citou em que de repente dá até para falar com o dono, e não loja local no sentido apenas de se localizar fisicamente no bairro, independente de ser grande ou pequena. 

    Pelo menos foi isso que eu entendi do tópico, e é isso que eu defendo. Desse modo, a questão aqui é apoiar a loja que efetivamente necessita de apoio manter as portas abertas, e não uma grande loja, parte de uma cadeia, apoiada por uma megacorporação. Só para ficar em um exemplo, se a Galápagos resolver abrir uma loja física própria, com o nome de Galápagos, mesmo que ela seja no seu bairro, certamente ela não se enquadra no conceito de "lojinha do bairro", cujo apoio aqui defendido é condição sine qua non para a sua sobrevivência.

    Quanto à questão da loja ser física ou exclusivamente on-line, realmente você tem alguma razão. Mas o problema é que nesse formato on-line fica mais difícil o sujeito saber se a loja é mesmo uma lojinha de bairro, ou grande loja, que não precisa de apoio. 

    Por fim, eu gostaria de deixar apenas uma impressão minha, porque diferente do que pode parecer, board game só dá dinheiro de verdade para algumas grandes editoras como a Galápagos, a multinacional Devir (que já era uma empresa de médio porte, antes de começar a lançar board games) e talves mais umas duas ou três (talvez MeepleBR, Grok, Conclave ou Papergames). Para as demais empresas esse setor é muito mais árido e menos rentável, a começar pelo fato de que a Galápagos praticamente detém o monopólio do mercado. Assim sendo, eu posso estar errado, mas não me parece que existam megacadeias de lojas de board game presentes em vários estados do país. Claro que tem umas duas ou três que são mais famosas, que poiam canais e são sempre citadas, e bancam muita propaganda aqui no Ludopedia, mas assim de cabeça eu só me lembro de duas, que eu acho que todo mundo sabem quem são, e que até onde eu sei fica cada uma na sua cidade e só lá. 

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    1
Responder
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4(current)
  • 5
Por que apoiar lojas locais é uma jogada de mestre?
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.