A nova antologia de aventuras de Dungeons & Dragons, Dragon Delves, será lançada em 8 de julho e “é um pouco experimental”, disse Jess Lanzillo, vice-presidente da Wizards of the Coast, ao Polygon durante um painel de imprensa na MagicCon Chicago. “Admito totalmente isso, no sentido de que esta é uma abordagem que nunca fizemos desta forma específica para D&D. [...] Mas remete a elementos que foram realmente fundamentais para mim no meu amor por Dungeons & Dragons, como os conceitos de construção de mundo impulsionados pela arte que você via em Planescape ou Dark Sun.”
Ex-vice-presidente criativa responsável por
Magic: The Gathering, Lanzillo tem experiência com projetos de jogos de fantasia focados em arte — mas ela não estava falando apenas sobre a arte de capa alternativa psicodélica de Dragon Delves, criada pela veterana artista de Magic Justine Jones. O novo livro é uma coleção de aventuras curtas temáticas de dragões para qualquer mesa de D&D, seguindo o legado consolidado da 5ª edição com antologias como Candlekeep Mysteries e Journeys Through the Radiant Citadel. Além disso, conta com a experiência do designer veterano James Wyatt (responsável pelo design do Dungeon Master’s Guide da 4ª edição, entre outros projetos) na liderança.
E, como o primeiro lançamento após os livros básicos atualizados de D&D, Dragon Delves representa também uma nova era para a arte nos manuais de D&D, afirma Lanzillo.
Com a arte da 5ª edição, Lanzillo disse que a equipe da Wizards tem tentado enfatizar a imersão e a construção de mundo. “Um pouco menos daquela arte pontual de um personagem apenas parado ali, e um pouco mais de ‘Como é ser essa pessoa nesse mundo?’, para realmente inspirar a imaginação.”
Lanzillo se juntou à equipe durante a produção de Dragon Delves e disse, com humor, que o estilo — ou estilos — da arte do livro refletem isso. “Eu pensei: ‘Ótimo, fico feliz que tenhamos uma base muito sólida. Gostaria que descobríssemos expressões diversas dessa base e trouxéssemos esses princípios não apenas no sentido de construção de mundo, mas também psicologicamente, que tipo de estilo artístico expressa isso.’”
Dragon Delves não traz apenas 10 aventuras temáticas de dragões para mestres que ainda não encontraram uma forma de incluir um dragão em sua campanha de Dungeons & Dragons. Cada capítulo apresenta um dragão metálico ou cromático de cor diferente, e cada capítulo também adota seu próprio estilo artístico.
Nesta semana, a Wizards revelou a capa principal de Greg Staples ao lado do traço pesado e neon de Jones para a capa alternativa. A editora também exibiu os diversos estilos das páginas internas de Dragon Delves — com imagens estilizadas e planas, pinceladas de cor em estilo mais pictórico ou detalhados trabalhos em preto e branco. Qualquer fã de fantasia dirá: não é difícil fazer dragões parecerem incríveis. Mas Dragon Delves certamente faz isso com estilo.
O designer James Wyatt falou ao Polygon sobre a experiência de receber cópias impressas de Dragon Delves para revisão. “Tivemos a experiência de folhear as páginas, folhear as páginas e, de repente, OK, estamos em um mundo totalmente diferente aqui. E é incrível. É muito inesperado.” Ele explicou que cada capítulo da antologia começa com uma galeria de arte clássica de dragões — naturalmente, da cor correspondente à sua escala — retirada da história dos manuais de D&D, desde a 1ª edição até o presente.
“Então, ao abrir qualquer capítulo, você percorre essa galeria de arte e, em seguida, vira a página e vê algo que pode ser apenas uma peça incrível de arte de D&D, alinhada ao que fazemos em outros livros, ou pode ser algo completamente diferente, feito para explodir sua mente com tanta grandiosidade. Mal posso esperar para que todos vejam.”
Fonte:
https://www.polygon.com/dnd-dungeons-dragons/529154/dragon-delves-anthology-alternate-cover-art