antoniordon::dreameroftheshore::Eu tenho umas 30+ partidas (tenho amigas da minha antiga cidade que só topavam jogar Agricola).
Trabalhador a mais não é opção. O que o colega citou, que não é sandbox tá correto, todo mundo sabe que tem que pegar trabalhador, como se vai fazer pra pegar é outra coisa.
Mas sim, pra mim jogo ficou estagnado e não envelheceu bem na minha opinião.
Foi meu primeiro boardgame moderno, e já foi meu jogo favorito, mas hoje é um jogo que considero medíocre.
Vc conseguiria citar um substituto dele?
Olhei seu profile, mas como não tem notas fico um pouco sem critério pra saber o quê você vai gostar, mas vi que no post seguinte você citou um sandbox. Vou botar algumas sugestões.
- Hansa Teutonica. Extremamente elegante, peso similar ao Agricola. Mais interativo com mais dedo no olho. Tende a ser mais rápido. Tende a agradar um gama grande de pessoas, de iniciantes a veteranos. Ainda tem que pegar as ações extras, similarmente ao Agricola, mas fora isso é um pouco mais variável. Tá out of print, mas ainda tem bastante, aqui na Ludo olhei agora por menos de 300. Temática é bem superficial e seca. Roda bem com 4 ou 5 jogadores
- Barrage. Alocação de trabalhadores tb, muito mais dinâmico que Agricola. Mais interativo e mais variável. Mais pesado que Agricola. Mais punitivo, não tem que alimentar o pessoal, mas pode perder no 1o turno se jogar mal. Integração temática fantástica. Precisa de um grupo mais calejado pra render na mesa. Vai pagar de 400 a 500 reais. Expansões não são necessárias, não compra expansão antes de testar. . Roda bem com 3 e principalmente 4.
- Ark Nova/Terraforming Mars: Jogos mais de construção de Tableau e cartas. Peso Similar ao Agricola, um pouco menos interativo. Muito mais sensação de liberdade de ações. O baralho enorme das cartas deixa o jogo bem variável. Integração temática boa nos dois. Ambos melhores com 3 jogadores. Vai gastar por volta de 300 no Terraforming 500 no Ark. Ambos não precisam de expansão, não compra expansão antes de testar.
Eu recomendaria Concordia, Brass e mais alguns, mas como tão out of print e obscenamente caros no mercado paralelo, não faz sentido eu recomendar.