Post original: https://www.boardseyeview.net/post/mischief
Publicado pelo Dream Cult Game Studio,
Mischief é um jogo de cartas para 2 a 4 jogadores representando facções de fadas competindo por favores no casamento entre o Rei das Fadas Oberon e a Rainha Titânia, que a maioria de nós conhece de Sonho de uma Noite de Verão de Shakespeare. O jogo foi criado por Dan Cassar, mais conhecido pelo popular jogo de cartas
Arboretum.
O tema das fadas pode parecer leve, mas Mischief é, na verdade, um jogo de cartas altamente estratégico. Começa com uma mão de 13 cartas e se reveza para jogá-las em uma grade de sete colunas, onde cada coluna representa duas das facções populares das fadas (ou seja: duas que compartilham a mesma cor). As cartas em uma coluna são consideradas como "protetoras" daquelas com um número adjacente maior; então, por exemplo, um 3 "protege" um 4 e é protegido por um 2. Se jogar uma carta que protege uma carta já em jogo ou que é protegida por ela, pega o token de Amizade daquela coluna, inicialmente da grade e, posteriormente, de outro jogador, a menos que esse jogador tenha ganhado duas vezes seguidas e, portanto, o tenha virado como "bloqueado". Os tokens de Amizade desbloqueados marcam 2 pontos no final do jogo e os tokens bloqueados valem 4 pontos.
Se jogar uma carta que tenha o mesmo valor de uma carta desprotegida em uma coluna, a carta desprotegida é descartada e pega o token 'Prank' correspondente, desde que ele não esteja bloqueado (foi pontuado por um jogador duas vezes consecutivas). Os tokens Prank desbloqueados marcam 3 pontos no final do jogo e os tokens bloqueados marcam 5 pontos.
Se puder fazer duas jogadas protegidas para a mesma facção em turnos sucessivos, poderá roubar e bloquear um token de Amizade, mas outros jogadores provavelmente tentarão interromper suas jogadas sucessivas. Pode potencialmente marcar ainda mais pontos jogando uma carta que simultaneamente ganha um token de Amizade enquanto também rouba um token de Prank...
O jogo continua por oito rodadas, então os jogadores ficam com cinco cartas na mão, das quais escolhem uma para tirar do jogo. As outras quatro são declaradas e podem afetar a pontuação de cada facção das fadas e os pontos vão para o jogador que jogou a carta mais alta de uma facção ou para o jogador que jogou a mais baixa. Isso faz com que a pontuação final do jogo possa parecer inicialmente complicada, mas acaba fazendo sentido depois que joga algumas vezes e percebe que há uma profundidade na jogabilidade que pode desafiar sua primeira visão superficial.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.