dreameroftheshore::Vi coisa deles no BGG a um bom tempo parecem agressivamente mequetrefes, ambos.
Design que sairia do prompt "faça um deckbuilder do power ranger" no chat GPT
Cairam no esquecimento lá fora em um mês, assim que os influencers pagos foram pra outro jogo
Nossa, ignora completamente o que esse cara falou viu. Se chatgpt tivesse a capacidade de criar um jogo tão diferente quanto esse a gente já estaria sob o controle das máquinas.
Ele é um dos deckbuildings mais diferentes que existe. Joguei ele no DOFF do ano passado e adorei, pesquisei bastante sobre ele depois e estou comprando sem medo. É diferente de outros deckbuildings nesses pontos:
É um jogo de times, 2 jogadores jogam como rangers e 2 como vilões. Pra mim pelo menos é a primeira vez que vejo um deckbuilding de times.
As cartas de heróis são utilizadas pelos rangers, quando aparecem na fila de compra os rangers podem comprar elas, porém os vilões não compram esse tipo de carta, eles tem que derrotar essas cartas caso contrário sofrem dano no fim do turno só por elas existirem na fila de compra. Mesma coisa pros vilões, tem cartas deles e se os rangers não derrotarem sofrem dano também. Então nisso as escolhas do jogo já não se tornam tão óbvias quanto na maioria dos deckbuildings onde só comprar a carta mais cara disponivel é 80% das vezes a melhor escolha.
Além disso, a maioria das cartas do deck são equipáveis, cada personagem tem 4 espaços para equipar as cartas. Enquanto as cartas estão no seu deck elas geram shards (o dinheiro pra comprar cartas) e energia (um recurso compartilhado com o seu companheiro de time que é usado pra pagar por habilidades). Quando você equipa elas é que você pode utilizar seus efeitos. Então aí entra outra camada de decisão: usar a carta pelos shards e energia ou equipar ela pra poder usar quando tiver energia suficiente?
Cada personagem (são 6 heróis e 6 vilões) tem habilidades diferentes e espaços diferentes para equipar cartas. Então por exemplo, o ranger azul é focado em cartas de bloqueio, por isso ele tem 2 espaços pra cartas de equipamento, enquanto que o ranger vermelho tem 2 espaços para heróis, ele joga mais focado em ter apoio de outros rangers
Quando você consegue equipar as 4 cartas no seu personagem ele se transforma, então pros rangers eles saem de adolescentes e viram os rangers e os vilões mudam de "scheming" pra "empowered". Com isso ganham a versão final da sua habilidade
Cada personagem também tem uma carta "signature" que é a sua arma característica. E também os rangers tem seus zords e os vilões os mestres. Esses dois tipos de cartas tem que ser compradas e adicionadas no deck.
Aí com isso ainda vem uma assimetria entre os dois times. Os rangers tem os zords, que podem virar o megazord e depois o mega dragonzord. Eles ficam em uma baía de zords e podem ser usados de graça, só se paga pra deixar eles ativos novamente. Enquanto que os mestres dos vilões entram no covil dos vilões e dão efeitos que funcionam todo turno.
Então chegar aqui e falar que o design saiu de chat gpt é de uma falta de conhecimento de como o jogo funciona sem tamanho