Post original: https://www.boardseyeview.net/post/vrahode-age-of-prophecy
A premissa será familiar. Você tem um bando de heróis aventureiros vagando por mapas e lutando contra uma série de monstros. O que distingue
Vrahode: Age of Prophecy da maioria dos outros dungeon crawlers é o quão simplificado tudo é no design de Jeffrey Irving. Você nunca saberia pela qualidade de produção arrasadora, mas o que está sendo mostrado aqui no Board's Eye View é apenas um protótipo de prévia do jogo antes de seu próximo lançamento no Kickstarter, no entanto, o que achamos mais impressionante não é tanto o quão bom Vrahode parece, mas o quão simples é jogá-lo. Isso não quer dizer que seja moleza - longe disso - significa que você pode executar e jogar o jogo praticamente direto da caixa sem ter que passar por uma sobrecarga de regras pesadas.

É um RPG de mesa totalmente cooperativo para 1 a 4 jogadores, onde você participa de uma campanha por uma série de cenários. Cada mapa de cenário incorpora a história de Vrahode, todas as condições do cenário, objetivos e recompensas pelo sucesso, então tudo fica visível de relance. E essa abordagem de "relance" se estende às estatísticas e status de cada personagem. Para cada personagem herói, existe um painel que se encaixa sobre uma bandeja para dar uma visão elevada de todas as suas estatísticas e para atuar como um porta-cartas. Cada herói tem suas próprias habilidades "raciais" únicas e habilidades particulares representadas por cartas de habilidade, e pode esperar adicionar algo a elas conforme for recompensado pelo sucesso em pelo menos alguns dos cenários. Acionar uma habilidade envolve gastar "ruhl", representado por cristais: então você simplesmente move o número necessário de cristais do recurso para o compartimento gasto da bandeja do seu painel.

No seu turno, pode realizar duas ações, incluindo a opção de realizar a mesma ação duas vezes. Pode se mover, usar uma habilidade ou perícia racial ou fazer um ataque à distância ou corpo a corpo. O combate é central para o jogo e, novamente, é revigorante e simplificado. Cada monstro tem uma carta que mostra suas estatísticas, incluindo o número que precisa rolar em um d20 para um acerto. Tem sucesso se rolar esse número ou menos. Rolar abaixo de um número alvo reconhecidamente parecia contraintuitivo e perverso em nossas jogadas iniciais (estamos acostumados a ter que rolar para vencer um número), mas você se acostuma rapidamente. A arma que usa mostrará quanto dano causa em um acerto bem-sucedido, no entanto, adiciona ou subtrai disso um número que rola em um d6 personalizado (-3, -2, -1, +1, +2, +3) e subtrai o número para 'mitigação' na carta do monstro.

Não há um Mestre de Jogo (GM) controlando os monstros, eles se movem e atacam de acordo com regras claras e sensatas. Podem, obviamente, causam dano aos heróis, mas o quebra-cabeça de otimização no coração de Vrahode é a necessidade dos jogadores gerenciarem não apenas a saúde de seus personagens, mas também sua fadiga. E simplesmente se mover entre mapas de cenário é exaustivo, pois os personagens automaticamente recebem uma fadiga sempre que entram em um novo mapa e custa 2 pontos de fadiga para alterar a ordem de iniciativa do grupo. Se a fadiga do seu herói estiver acima de 5, sofrerá modificadores em suas rolagens de d20, e se a fadiga de um herói for acima de 10, não poderá participar do combate. Se todos os personagens estiverem fatigados dessa forma, o jogo acaba para os heróis...

Gerenciar a fadiga envolve o grupo formando um acampamento e descansando. O efeito do descanso é determinado por uma compra de cartas que informa se os membros do grupo descansando têm um sono tranquilo (recuperam 2 fadiga, 2 cristais ruhl e 1 saúde), um sono agitado (recuperam 1 fadiga, 1 ruhl e nenhuma saúde) ou se o grupo é emboscado...
Destacamos a qualidade da produção da Weathervane Games. Nosso protótipo de prévia veio com standees para a maioria dos monstros e miniaturas para os heróis e alguns monstros, e os detalhes neles são realmente impressionantes. O protótipo mostrado aqui no Board's Eye View apenas nos provocou com uma amostra de Vrahode. Ele nos deixou ansiosos para mergulhar mais fundo no universo de Vrahode quando o jogo atender aos patrocinadores.
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Traduzido*** por
Marcelo GS
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