gnognas::1) As cartas que possuem habilidade "em jogo" valem apenas no turno do jogador, certo? Ao descer a carta em uma manada, o efeito da habilidade já é automático (sem custo de uma ação) e obrigatório ou o jogador pode escolher se utiliza ou não a habilidade?
Entendo que o próprio texto da carta "em jogo" indica direta ou indiretamente o momento da validade daquela ação: algumas ocorrem somente no momento que se baixa a carta, outras ficam são ativas em momentos específicos. Quando a carta é baixada (entra na manada), o efeito da habilidade "em jogo" é automático, portanto. Não é obrigatório realizar a ação da carta "em jogo", mas é algo benéfico, normalmente.
gnognas::2) A habilidade "em jogo" só vale no momento em que a carta é baixada ou sua habilidade fica ativa permanentemente enquanto a carta estiver em uma manada? Por exemplo, o urso polar, uma vez que esteja em jogo, sempre vai puxar para a manada quando um adversário descer um pinguim em seu turno? Outro exemplo, o tigre, a habilidade de descartar um animal com valor 5 ou menos vale apenas quando o tigre é baixado ou a cada rodada a habilidade dele se repete?
A resposta dessas perguntas tem relação com a minha resposta acima. O próprio texto indica o momento (ou continuidade) da ação. Por exemplo, o Tigre diz que "mata quando entra em jogo"; então, é uso único e só quando ele entra em jogo.
gnognas::3) Neste caso específico, para repetir a habilidade custa-se uma ação ou também seria automático?
A habilidade "em jogo" só se repete se acontecer a situação que lhe permite ser usada. Então, é algo automático e não custa 1 ação. Entretanto, não se pode usar a bel-prazer.
gnognas::4) No ataque de fim de jogo, só é possível utilizar as manadas já baixadas ou posso utilizar uma habilidade em jogo com as cartas que estejam na mesa?
Só é possível utilizar as manadas já baixadas com as habilidades "em jogo" que estiverem nas manadas utilizadas que sirvam para o ataque.