rafapaz::Excelente resposta!
E bem que todo jogo muito longo poderia vir com um "modo Bullet" no manual... poxa, seria um sonho!
Designers e editoras que estão lendo isso por favor lancem essa moda!!! rs
Sem querer abrir um "ramo" paralelo ao tema principal do tópico, mas já o fazendo, não sei se gosto muito dessa ideia não...
Quando vou sentar para jogar um jogo, eu vou para me divertir, para aproveitar o momento, a diversão, o desafio, ... Enfim, vou para aproveitar o jogo da forma como foi proposto. Se é para ter um cronometro do meu lado acelerando minha jogada, prefiro ir ver um filme ou uma série, por exemplo, q eu sei exatamente o tempo q vai demorar.
Pra mim, faz parte do processo de socialização, do desafio do jogo, o tempo para eu pensar e para os outros pensarem, sem pressa, tentando extrair o melhor do jogo sem pressão. Se é pra ter pressão, melhor ir pro trabalho.
"Ah, mas o Xadrez tem bullet e as pessoas gostam!" Vamos levar em conta q o Xadrez foi criado há centenas de anos, na época não se tinha muitas outras coisas melhores para entretenimento, então um jogo demorar horas era até uma vantagem. E ainda assim muito gente hoje gosta de jogar como ele foi concebido, faz parte do processo.
Lógico q existe um limite, não dá pra esperar 30min pelo turno de um alecrim dourado, mas aí ou se estipula um tempo razoável, q todos concordem, ou simplesmente não joga mais com o criador da discórdia.
PS: Estou comentando sobre os jogos mais comuns, de estratégia, q são os q eu gosto, é claro q existem tb os jogos de galera, q possuem até ampulheta entre os componentes, mas isso até confirma oq eu falei, o jogo foi proposto exatamente assim, o lance do jogo é justamente a pressão do raciocínio rápido, e tudo bem também quem gosta.