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  3. Terraforming Mars
  4. Qual o problema de terraforming Mars?

Qual o problema de terraforming Mars?

Terraforming Mars
  • rafapaz
    595 mensagens MD
    avatar
    rafapaz31/01/25 12:28
    rafapaz » 31/01/25 12:28

    Thokmay::Resposta direta: o problema é o jogador.

    Resposta normal:

    Não tem motivo técnico para Terraforming Mars não ser um bom jogo.


    Ele é um excelente jogo, mas tem pessoas que discordam, assim como qualquer outro assunto.
    Se pegarmos o BGG como referência, cerca de 105 mil pessoas deram nota para o jogo, e a nota é 8.4, ocupando atualmente o 7º lugar no ranking.
    Com isso percebemos que, dentre as pessoas que utilizam o BGG e realizaram o ato de dar uma nota para o jogo, ele é bem conceituado.


    Não existe um jogo que agrade a totalidade de um público. Pode ser que essas pessoas tenham tido uma experiência ruim ao serem apresentadas ao jogo; podem ter jogado errado pois alguém explicou as regras erradas; podem ter aprendido elas mesmas as regras da forma incorreta; podem ter jogado com uma mesa que não tinha capacidade para um jogo da complexidade do TfM; podem ter jogado com pessoas desinteressadas ou suscetíveis a AP; podem elas mesmas não ter capacidade de assimilação para um jogo com a complexidade de 3.27 no BGG; podem não se interessar pela mecânica em si; enfim, existem inúmeros fatores que possam gerar uma visão negativa sobre o jogo em questão.


    A melhor forma de montar sua opinião sobre um jogo é você mesmo jogar. Não digo jogar uma só vez quando chega em casa a sua compra, mas jogar de forma a entender o jogo e suas mecânicas, explorar várias empresas (raças / facções / heróis). Jogar com pessoas que também já possuam experiência com o jogo.
    Depois disso você consegue entender os comentários e avaliações sobre o jogo e compará-los com os seus próprios conceitos, e assim escolher se vai acreditar em 2-3 carentes de atenção em redes sociais ou em mais de 100 mil pessoas que tiraram um tempo para avaliar o jogo num site especializado.


    Muitos irão comentar sobre duração do jogo, mas esse é um critério extremamente subjetivo. Normalmente a reclamação estará acompanhada da frase "para o que propõe". A duração pode não estar adequada na expectativa que o próprio jogador colocou sobre aquele jogo, com base nas suas próprias experiências ou até "achismos".
    A duração também depende do número de jogadores, e, além disso, do nível de familiaridade destes jogadores com a mecânica, com o próprio jogo, e também a facilidade, ou dificuldade, com jogos, números, raciocínio lógico e demais características que o jogo possa requisitar do jogador.
    "Xadrez é muito demorado". Jogue Bullet Chess. Tem diversas modalidades que travam o tempo do jogador, e continua sendo um jogo excelente.


    Sobre as expansões, a única que é praticamente uma unanimidade em termos de "melhorar" o jogo é a Prelúdio, pois contribui para a assimetria inicial e direciona o jogador ao melhorar certos aspectos da sua indústria, podendo combinar tais melhorias com as cartas do draft inicial. As demais trazem alterações, mas acabam modificando demais o jogo e fugindo da essência.


    Quanto ao fator sorte, de fato praticamente qualquer jogo de cartas terá sorte em algum ponto. Para alguns gênios matemáticos e extremamente puristas das escolhas estratégicas qualquer jogo que contenha cartas ou dados pode ser considerado ruim por natureza.


    A arte do jogo é o ponto fraco caso você se interesse pela questão visual, mas não altera nada mecanicamente ou tecnicamente no jogo, então é um argumento irrelevante para a sua pergunta.


    O jogo é sólido mecanicamente, flui de forma fácil, os critérios de final de jogo são bem fáceis de serem explicados e observados, proporciona decisões estratégicas desde a escolha da empresa, cartas de prelúdio, cartas no draft inicial, até a última ação a ser feita no jogo. Permite jogar solo ou até 5 jogadores. Possui boas combinações de cartas, mas nenhuma "quebrada" a ponto de ser inviável executar qualquer outra estratégia.

    Excelente resposta!
    E bem que todo jogo muito longo poderia vir com um "modo Bullet" no manual... poxa, seria um sonho!
    Designers e editoras que estão lendo isso por favor lancem essa moda!!! rs

    1
  • marcelobrito
    115 mensagens MD
    avatar
    marcelobrito31/01/25 12:39
    marcelobrito » 31/01/25 12:39

    Muito já foi falado aqui, então não irei me repetir, apenas pontuar o que pra mim é muito grave.

    - Desnecessariamente longo: Todo jogo possui uma curva de diversão. Muitos designers interrompem o jogo antes de chegar o "melhor da festa". Em TfM você chega nessa curva, ultrapassa, e ainda joga várias rodadas. Isso faz o jogo ser cansativo. Não dá aquela sensação do "poderia ter feito mais se tivesse tempo". Voce tem tempo. Tempo até demais. Isso tira o charme do "doce roubado da boca da criança".

    - Desnecessariamente poluído: A mesma vira um caos, Tantas cartas. Tantos marcadores. Isso faz o jogo perder a elegância. Vira um pandemônio com 5 jogadores. Como não há limite no seu building o espaço fisico da mesa será o limite. Isso deixa todo mundo esgotado mentalmente para gerenciar cada cubinho, cada cartinha, cada tudo que fica espalhado.

    - Pode jogar o mapa fora: É isso. O jogo de terraformação mas terraformar é o que menos importa. Simples assim.

    - Marcos e Prêmio. Trocando em miudos: Vence quem se da bem nesses tópicos. Simples assim. Extremamente desbalanceado os pontos que esses caras dão. É a única coisa que importa na verdade.

    Abraços.

    5
  • Odanan
    1042 mensagens MD
    avatar
    Odanan31/01/25 13:24
    Odanan » 31/01/25 13:24

    marcelobrito::Muito já foi falado aqui, então não irei me repetir, apenas pontuar o que pra mim é muito grave.

    - Desnecessariamente longo: Todo jogo possui uma curva de diversão. Muitos designers interrompem o jogo antes de chegar o "melhor da festa". Em TfM você chega nessa curva, ultrapassa, e ainda joga várias rodadas. Isso faz o jogo ser cansativo. Não dá aquela sensação do "poderia ter feito mais se tivesse tempo". Voce tem tempo. Tempo até demais. Isso tira o charme do "doce roubado da boca da criança".

    - Desnecessariamente poluído: A mesma vira um caos, Tantas cartas. Tantos marcadores. Isso faz o jogo perder a elegância. Vira um pandemônio com 5 jogadores. Como não há limite no seu building o espaço fisico da mesa será o limite. Isso deixa todo mundo esgotado mentalmente para gerenciar cada cubinho, cada cartinha, cada tudo que fica espalhado.

    - Pode jogar o mapa fora: É isso. O jogo de terraformação mas terraformar é o que menos importa. Simples assim.

    - Marcos e Prêmio. Trocando em miudos: Vence quem se da bem nesses tópicos. Simples assim. Extremamente desbalanceado os pontos que esses caras dão. É a única coisa que importa na verdade.

    Abraços.

    Faltou só falar que o jogo é feio que dói. O designer fez a arte no Word para o protótipo e pensou: "Quer saber, vai ficar com essa arte mesmo."
    Vejo o TFM como um bom jogo, mas nem perto de ser dos melhores. Achei a forma como amarrou a temática das cartas à mecânica brilhante (certamente exigiu muita pesquisa), mas creio que poderia ser tudo mais direto e menos burocrático. Gostei das partidas que tive (apesar de muito longas), mas entre tantas opções disponíveis, dificilmente eu escolheria ele pra jogar.
    O fato de haver gente super fissurada no TFM e manuais de estratégia vejo mais como um ponto negativo que positivo. Isso me lembra, mesmo que em menor grau, a "cena" de bezerros de ouro como o xadrez e o MTG. Nenhum jogo merece esse tipo de devoção. 

    1
  • iuribuscacio
    3348 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio31/01/25 14:40
    iuribuscacio » 31/01/25 14:40

    marcelobrito::Muito já foi falado aqui, então não irei me repetir, apenas pontuar o que pra mim é muito grave.

    - Desnecessariamente longo: Todo jogo possui uma curva de diversão. Muitos designers interrompem o jogo antes de chegar o "melhor da festa". Em TfM você chega nessa curva, ultrapassa, e ainda joga várias rodadas. Isso faz o jogo ser cansativo. Não dá aquela sensação do "poderia ter feito mais se tivesse tempo". Voce tem tempo. Tempo até demais. Isso tira o charme do "doce roubado da boca da criança".

    - Desnecessariamente poluído: A mesma vira um caos, Tantas cartas. Tantos marcadores. Isso faz o jogo perder a elegância. Vira um pandemônio com 5 jogadores. Como não há limite no seu building o espaço fisico da mesa será o limite. Isso deixa todo mundo esgotado mentalmente para gerenciar cada cubinho, cada cartinha, cada tudo que fica espalhado.

    - Pode jogar o mapa fora: É isso. O jogo de terraformação mas terraformar é o que menos importa. Simples assim.

    - Marcos e Prêmio. Trocando em miudos: Vence quem se da bem nesses tópicos. Simples assim. Extremamente desbalanceado os pontos que esses caras dão. É a única coisa que importa na verdade.

    Abraços.

    Odanan::
    Faltou só falar que o jogo é feio que dói. O designer fez a arte no Word para o protótipo e pensou: "Quer saber, vai ficar com essa arte mesmo."
    Vejo o TFM como um bom jogo, mas nem perto de ser dos melhores. Achei a forma como amarrou a temática das cartas à mecânica brilhante (certamente exigiu muita pesquisa), mas creio que poderia ser tudo mais direto e menos burocrático. Gostei das partidas que tive (apesar de muito longas), mas entre tantas opções disponíveis, dificilmente eu escolheria ele pra jogar.
    O fato de haver gente super fissurada no TFM e manuais de estratégia vejo mais como um ponto negativo que positivo. Isso me lembra, mesmo que em menor grau, a "cena" de bezerros de ouro como o xadrez e o MTG. Nenhum jogo merece esse tipo de devoção. 


    Caros marcelobrito e Odanan

    Rapaziada, eu concordo com vocês, e mesmo gostando do Terraforming Mars, apesar de atualmente dar preferência para jogos mais simples e especialmente mais rápidos, existem aspectos negativos, que nem os fãs mais fanáticos do jogo podem ignorar.

    Só para sumarizar e não me estender bastante, eu acho que os principais problemas do jogo são:

    TEMPO - Partidas muito mais longas do que deveriam, de modo que as trilhas de terraformação talvez devessem mais curtas, ou ao menos o jogo ser realmente limitado ao máximo de 4 jogadores, mesmo com as expansões.  

    DESIGN - Nisso realmente não há o que negar porque o jogo é muito feio, e sendo ele o sucesso inegável que é e há tanto tempo, isso já deveria ter sido melhorado com uma arte melhor.

    QUANTIDADE DE MATERIAL NA MESA - Outra questão muito bem apontada é o excesso de coisa que fica na mesa, tornando tudo muito visualmente poluído, de modo que alguma regra que otimizasse a "máquina de pontos" talvez fizesse muito bem ao jogo.

    Apesar disso tudo que eu disse ainda, se a pessoa consegue ultrapassar, ou no mínimo administrar bem esses obstáculos, e não se importar com a baixa interação, acho que ela encontrará um jogaço.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio   

    1
  • eduardodtb
    227 mensagens MD
    avatar
    eduardodtb31/01/25 14:52
    eduardodtb » 31/01/25 14:52

    Opinando do ponto de vista de alguém recente no hobby, e pra contexto, eu tenho TM. Foi meu primeiro jogo mais pesado e eu gosto muito. Concordo com a crítica à estética, mas eu acho tão funcional e claras as informações das cartas, por exemplo, que pelo bem da funcionalidade consigo relevar aquelas fotos genéricas tiradas de banco de imagens.

    O que eu sinto que acontece com Terraforming Mars para que ele possua esse "status de realeza" (e consequentemente de saco de pancadas): Primeiro é que do ponto de vista mecânico o jogo é muito bem desenvolvido e balanceado, além de bem amarrado com o tema, o que dá um sabor a mais. Segundo é que ele não tem exatamente um concorrente direto. Sempre que o pessoal critica, aponta pontos negativos... nunca vejo apresentarem no argumento alguma alternativa, algum outro jogo similar. Algo que sempre acontece com qualquer outro jogo que você pesquise sobre ou peça indicações.

    Inclusive falando por mim, ao pesquisar para montar minha coleção aos poucos, eu sempre busco diversificar as mecânicas, as temáticas, pra possuir um bom leque de opções e conhecer melhor o que o grupo mais gosta. Com qualquer outro jogo que eu me interessei me apareciam diversas alternativas que supostamente emulavam o mesmo sentimento e que basicamente seriam concorrentes do "tempo de mesa" do jogo que eu tinha interesse. Citando um exemplo próprio, eu sempre me interessei por Agricola, e ao me aprofundar na pesquisa de compra, só do MESMO AUTOR eu já tinha 3~4 alternativas a ele. E isso acontece com basicamente todo jogo que eu me interesse. Com TM eu não senti que tivesse muita coisa no mesmo pega.

    Novamente, falando como alguém sem muito "conhecimento de causa" mas que fez bastante pesquisa, consumiu conteúdo, pra amadurecer a ideia dos jogos que eu achava que se adequariam ao meu gosto (e do meu grupo).

    5
  • tpcordeiro
    1835 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro31/01/25 15:52
    tpcordeiro » 31/01/25 15:52

    rafapaz::Excelente resposta!
    E bem que todo jogo muito longo poderia vir com um "modo Bullet" no manual... poxa, seria um sonho!
    Designers e editoras que estão lendo isso por favor lancem essa moda!!! rs

    Sem querer abrir um "ramo" paralelo ao tema principal do tópico, mas já o fazendo, não sei se gosto muito dessa ideia não...
    Quando vou sentar para jogar um jogo, eu vou para me divertir, para aproveitar o momento, a diversão, o desafio, ... Enfim, vou para aproveitar o jogo da forma como foi proposto. Se é para ter um cronometro do meu lado acelerando minha jogada, prefiro ir ver um filme ou uma série, por exemplo, q eu sei exatamente o tempo q vai demorar.
    Pra mim, faz parte do processo de socialização, do desafio do jogo, o tempo para eu pensar e para os outros pensarem, sem pressa, tentando extrair o melhor do jogo sem pressão. Se é pra ter pressão, melhor ir pro trabalho.
    "Ah, mas o Xadrez tem bullet e as pessoas gostam!" Vamos levar em conta q o Xadrez foi criado há centenas de anos, na época não se tinha muitas outras coisas melhores para entretenimento, então um jogo demorar horas era até uma vantagem. E ainda assim muito gente hoje gosta de jogar como ele foi concebido, faz parte do processo.
    Lógico q existe um limite, não dá pra esperar 30min pelo turno de um alecrim dourado, mas aí ou se estipula um tempo razoável, q todos concordem, ou simplesmente não joga mais com o criador da discórdia.
    PS: Estou comentando sobre os jogos mais comuns, de estratégia, q são os q eu gosto, é claro q existem tb os jogos de galera, q possuem até ampulheta entre os componentes, mas isso até confirma oq eu falei, o jogo foi proposto exatamente assim, o lance do jogo é justamente a pressão do raciocínio rápido, e tudo bem também quem gosta.

    2
  • piogovieira
    1394 mensagens MD
    avatar
    piogovieira31/01/25 17:49
    piogovieira » 31/01/25 17:49

    Eu só joguei uma vez e até tenho a versão digital (nunca instalada) dele que foi dada de graça pela Epic Games. Só tem dois pontos nele que me incomodaram que foi o tempo longo, chegou uma hora que o povo tava letargico já e a outra é o acumulo de coisas na mesa. No meu caso eu já prefiro no tempo de uma partida longa jogar várias de outro jogo ou fazer uma campanha de algum jogo de campanha.

    1
  • MuCiLoN
    588 mensagens MD
    avatar
    MuCiLoN31/01/25 17:51
    MuCiLoN » 31/01/25 17:51

    Não existe problema com o Terraforming Mars. 

    O jogo base é excelente,  não é longo como apontaram aqui. 

    Nenhuma expansão é necessária, embora você obter os prelúdio possam animar o início do jogo e novos tabuleiros, mais a expansão que randomiza marcos e prêmios,  pode dar uma rejogabilidade quase infinita

    3
  • rafapaz
    595 mensagens MD
    avatar
    rafapaz31/01/25 19:30
    rafapaz » 31/01/25 19:30

    tpcordeiro::
    rafapaz::Excelente resposta!
    E bem que todo jogo muito longo poderia vir com um "modo Bullet" no manual... poxa, seria um sonho!
    Designers e editoras que estão lendo isso por favor lancem essa moda!!! rs

    Sem querer abrir um "ramo" paralelo ao tema principal do tópico, mas já o fazendo, não sei se gosto muito dessa ideia não...
    Quando vou sentar para jogar um jogo, eu vou para me divertir, para aproveitar o momento, a diversão, o desafio, ... Enfim, vou para aproveitar o jogo da forma como foi proposto. Se é para ter um cronometro do meu lado acelerando minha jogada, prefiro ir ver um filme ou uma série, por exemplo, q eu sei exatamente o tempo q vai demorar.
    Pra mim, faz parte do processo de socialização, do desafio do jogo, o tempo para eu pensar e para os outros pensarem, sem pressa, tentando extrair o melhor do jogo sem pressão. Se é pra ter pressão, melhor ir pro trabalho.
    "Ah, mas o Xadrez tem bullet e as pessoas gostam!" Vamos levar em conta q o Xadrez foi criado há centenas de anos, na época não se tinha muitas outras coisas melhores para entretenimento, então um jogo demorar horas era até uma vantagem. E ainda assim muito gente hoje gosta de jogar como ele foi concebido, faz parte do processo.
    Lógico q existe um limite, não dá pra esperar 30min pelo turno de um alecrim dourado, mas aí ou se estipula um tempo razoável, q todos concordem, ou simplesmente não joga mais com o criador da discórdia.
    PS: Estou comentando sobre os jogos mais comuns, de estratégia, q são os q eu gosto, é claro q existem tb os jogos de galera, q possuem até ampulheta entre os componentes, mas isso até confirma oq eu falei, o jogo foi proposto exatamente assim, o lance do jogo é justamente a pressão do raciocínio rápido, e tudo bem também quem gosta.

    Sim, concordo plenamente. Eu tbm não me expliquei direito.
    No xadrez o Bullet é só um tempo mais curto pra fazer a jogada, mas eu quis dizer mudanças de regra ou ajustes de setup pra partida ficar mais fluida.
    Por exemplo, podiam colocar no manual do Terra Mystica um modo "Terra Nova", com regras do Terra Nova usando os componentes do Terra Mystica. A ideia era essa.

    1
  • rafapaz
    595 mensagens MD
    avatar
    rafapaz31/01/25 19:34
    rafapaz » 31/01/25 19:34

    MuCiLoN::Não existe problema com o Terraforming Mars. 

    O jogo base é excelente,  não é longo como apontaram aqui. 

    Nenhuma expansão é necessária, embora você obter os prelúdio possam animar o início do jogo e novos tabuleiros, mais a expansão que randomiza marcos e prêmios,  pode dar uma rejogabilidade quase infinita

    Eu tbm não acho TFM longo não.... a partida aqui dura entre 2:00 a 2:30, sem prelúdio.... tempo padrão desse tipo de jogo.

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Terraforming Mars - Qual o problema de terraforming Mars?
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