A gigante dos jogos de tabuleiro Asmodee teve um forte último trimestre de 2024, impulsionado pelo desempenho de seus jogos baseados em IPs de terceiros nos universos de Star Wars, Lego e O Senhor dos Anéis – destacando a força da editora antes de sua iminente separação do grupo Embracer na próxima semana.
A Asmodee afirmou que o crescimento dos jogos publicados por seus próprios estúdios deve atingir 29% nos últimos três meses do ano passado, impulsionado por títulos como
LEGO Monkey Palace,
Star Wars: Unlimited e
O Senhor dos Anéis: Duelo pela Terra Média.
As vendas líquidas da empresa no trimestre chegaram a cerca de €429 milhões, um aumento de 11% em relação ao ano anterior, enquanto o EBITDA ajustado – que exclui custos pontuais – subiu cerca de 12%, chegando a €89 milhões, segundo dados preliminares divulgados hoje em uma atualização comercial.
A Embracer concluiu a aquisição da Asmodee por €2,75 bilhões em março de 2022, e o setor de jogos de tabuleiro tem sido o destaque do grupo há mais de um ano, ultrapassando a divisão de jogos para PC e consoles da Embracer em vendas líquidas trimestrais no final de 2023.
Esses dias estão chegando ao fim rapidamente, pois a Asmodee se tornará uma empresa independente ao se separar da Embracer na próxima semana. As ações da Asmodee começarão a ser negociadas na bolsa Nasdaq de Estocolmo na sexta-feira, 7 de fevereiro.
O CEO da Asmodee, Thomas Koegler, que se tornou o primeiro novo diretor executivo da empresa em 12 anos ao assumir o cargo em setembro passado, afirmou: “Entregamos um forte crescimento de vendas e lucros durante o terceiro trimestre, um período importante e sazonalmente forte.”
“O crescimento foi impulsionado principalmente por novos lançamentos da Asmodee baseados em IPs de terceiros, como
LEGO Monkey Palace,
Star Wars: Unlimited e
O Senhor dos Anéis: Duelo pela Terra Média”
“Esses jogos e outros contribuíram positivamente para as margens por meio de uma combinação favorável de produtos, embora com custos de royalties e marketing um pouco elevados.”
A Asmodee continua explorando seus IPs de terceiros para novos jogos, aproveitando especialmente sua relação com a Middle Earth Enterprises & Friends, outra empresa do grupo Embracer, que detém os direitos exclusivos globais para filmes, merchandising, teatro e outras adaptações de O Senhor dos Anéis e O Hobbit.
Na semana passada, o jogo de cartas cooperativo
A Sociedade do Anel: O Jogo de Vaza, desenvolvido pelo estúdio norte-americano da Asmodee, Office Dog, chegou ao topo da lista de novos lançamentos no BoardGameGeek poucos dias após seu lançamento.
O interesse também tem sido alto para o recém-anunciado
The Lord of the Rings: The Fate of the Fellowship, a mais recente adaptação de
Pandemic por Matt Leacock, que será publicado pelo estúdio Z-Man Games da Asmodee em junho.
Em agosto passado, a Asmodee firmou uma parceria com a LEGO para lançar um estúdio de design dedicado à criação de novos jogos de tabuleiro da LEGO, após o sucesso do jogo de estratégia leve
Monkey Palace.
A empresa dinamarquesa Dotted Games será responsável por "nutrir e desenvolver todos os jogos dentro da parceria entre o LEGO Group e a Asmodee", segundo um comunicado conjunto, começando pelo jogo de festa para famílias Brick Like This!
A Asmodee afirmou que espera um crescimento percentual baixo de um dígito em suas vendas líquidas para os 12 meses que terminam em 31 de março deste ano.
O BoardGameWire noticiou no final do ano passado que o spin-off iminente da Asmodee da Embracer será acompanhado pela retomada da estratégia de aquisição de editoras e distribuidoras menores de jogos de tabuleiro.
Koegler disse em novembro que a empresa tem uma lista de mais de 20 oportunidades de aquisição, refletindo a forte expansão realizada após a compra pela firma de private equity Eurazeo em 2014.
A onda de aquisições da Asmodee nos últimos dez anos resultou na compra de mais de 40 empresas e propriedades intelectuais, incluindo mais de 20 estúdios de jogos, como Days of Wonder, Fantasy Flight Games, Lookout Games, Catan Studio e Z-Man Games.
Essas aquisições transformaram a Asmodee de uma operação especializada francesa em uma gigante global de publicação e distribuição, o que levou a Embracer a realizar sua compra multibilionária da empresa.
No entanto, essa fase de aquisições foi interrompida no verão de 2023, quando um acordo de parceria de US$ 2 bilhões entre a Embracer e a Savvy Games Group, da Arábia Saudita, fracassou, deixando a empresa-mãe com uma dívida de US$ 1,45 bilhão.
Koegler afirmou a investidores, analistas e à mídia, durante a apresentação do Capital Markets Day da Asmodee em 19 de novembro, que os novos alvos de aquisição são "empresas que conhecemos profundamente".
Ele disse: "A maioria deles são parceiros comerciais nossos no dia a dia, distribuídos entre capacidades de publicação e distribuição, principalmente no lado da publicação – e estamos bastante animados para reacender nosso segundo motor de crescimento por meio de aquisições."
Embora Koegler tenha afirmado que não poderia nomear empresas específicas, a apresentação destacou editoras dos jogos mais vendidos que a Asmodee já distribui em determinadas regiões, além de estúdios de jogos sociais e de festa e propriedades intelectuais na Europa e nos EUA, bem como jogos de miniaturas e para jogadores de hobby – este último segmento aumentaria o alcance da Asmodee no seu público de compradores mais recorrentes.
O relatório também mencionou que a empresa estava avaliando aquisições de distribuidores locais para expandir sua presença geográfica ou fortalecer sua posição em países onde já atua.
Koegler destacou ainda a grande oportunidade de aquisições no mercado de jogos de tabuleiro, que é altamente fragmentado, apontando que existem cerca de 470 empresas no mercado dos EUA, 460 na França, 320 na Alemanha e 170 no Reino Unido.
Inicialmente, um retorno às aquisições parecia improvável para a Asmodee quando sua separação foi anunciada em abril passado, depois que a Embracer carregou a editora de jogos de tabuleiro com €900 milhões em dívidas para reduzir os empréstimos em outras áreas de suas operações – que incluem uma série de estúdios de jogos para PC e os direitos globais de licenciamento de O Senhor dos Anéis e O Hobbit.
Esse montante foi reduzido há três meses, no entanto, quando a Embracer anunciou um investimento de €400 milhões na Asmodee, utilizando recursos da venda de US$ 1,2 bilhão da desenvolvedora de jogos mobile Easybrain.
A expectativa é que a Asmodee use €300 milhões para quitar dívidas e os €100 milhões restantes para fortalecer seu balanço patrimonial antes da separação – e para "permitir que retome sua estratégia de aquisições que agreguem valor".
Koegler acrescentou, durante o Capital Markets Day de novembro passado, que deseja transformar a própria Asmodee em uma "marca reconhecida" pelos consumidores, em vez de apenas uma holding para seus estúdios.
Ele disse: "É um projeto muito querido para mim. Até agora, a Asmodee permaneceu uma marca corporativa, voltada para negócios (B2B). Está na hora de torná-la uma marca voltada ao consumidor, complementar aos nossos produtos e marcas de estúdios adorados pelos fãs.
"Mas ter a Asmodee como uma marca forte para o consumidor servirá como um selo de qualidade, melhorando a recomendação entre produtos, marcas de estúdios e tipos de jogos... levando a mais vendas."
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/01/29/star-wars-lego-lord-of-the-rings-games-drive-29-year-on-year-growth-for-asmodee-studios-as-company-prepares-to-split-from-embracer-next-week/