Pintanerd::
Nesse vídeo falo um pouco sobre o MAIOR MEDO dos robistas, conhecido como F.O.M.O ( O MEDO DE FICAR DE FORA), basicamente ter aquele grande LANÇAMENTO, deixar para comprar depois ou acabar ficando sem por falta de estoque.
Somos relativamente novas no hobbie e estamos sempre achando algo novo que nos fascina. Caso queira acompanhar a gente no Instagram ou TikTok, sempre como @Pintanerd.
Esperamos que gostem desse vídeo com um assunto um pouco diferente, mas que engloba muitos jogos amados por nós hobistas. E se puder, deem uma força deixando o seu like, comentário e compartilhe o vídeo. Agradecemos demais por isso!
Sou designer e estudioso de psicologia, frequentemente busco novos livros sobre psicologia e vies cognitivos com aplicação design.
O termo FoMO é um fenômeno psicológico com relação ao medo de perder algo. Como diz o Rian Dutra em seu livro, sentimos a dor da perder algo duas vezes mais intensamente do que o prazer de ganhar. No caso o problema do
''Fear of Missing Out'' (FoMO) esta muita atrelado também ao consumidor e/ou usuário, mas isso não se limita apenas no hobby de jogos de tabuleiro, até porque empresas com seu foco voltado para e-commerce trabalham muito em cima disso. Se você se deparou com um timer, uma contagem de estoque em uma página de produto ou aquele pop-up informando sobre uma promoção por tempo limitado, até mesmo um botão escrito
''deixar passar a oportunidade'' e ficou com receio de acabar o estoque ou perder a promoção
então você já presenciou isso diversas vezes fora do hobby.
Outro exemplo, já teve alguma vez que você decidiu cancelar um plano de assinatura? Muitas vezes a empresa vai jogar um monte de informação na sua tela, perguntando o motivo, falando o que você vai perder ou até mesmo dar a você um desconto ou promoção. Esse é um tipo de abordagem para deixar explicito ao assinante o que ele ira perder e com intuito de manter a assinatura, justamente tentando atingir esse ponto
do FoMO. Um exemplo de empresa que faz muito isso no cancelamento de assinatura é a Adobe.
Se uma pessoa te oferecer uma proposta de jogar um dado se cair o número 4 ou maior você pode pedir qualquer celular para pessoa, mas se cair um número menor que 4 você perde seu celular, você participaria? Grande parte das pessoas não porque o medo da perda é maior, mesmo que a probabilidade seja de 50% para ambos os resultados.
O ponto é, medo da perda ou de ficar de fora está presente em diversos lugares e momentos, isso está também muito atrelado a como cada pessoa lida com isso e é algo muito comum principalmente no e-commerce.