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Segundo o ditado, Roma não foi construída em um dia. O título deste jogo da Alley Cat e Red Cat sugere que 24 horas podem ser suficientes, mas mesmo isso é um exagero, porque
Rome in a Day (
Lotta Rome lançado pela MeepleBr no Brasil) é um jogo de 2 a 5 jogadores que pode jogar confortavelmente em 20 minutos!

O designer Evgeny Petrov deu ao seu jogo o slogan latino: Veni, Vidi, Divisi! e isso resume bem as regras para este jogo agradável e fácil de jogar "Eu divido, você escolhe". Todos os jogadores têm seus próprios conjuntos idênticos de 20 peças hexagonais compostas por quatro cópias de cada um dos cinco tipos de terreno: olivas (verde), vinhedos (roxo), campos (amarelo), bairros da cidade (vermelho) e pedreiras (branco) e quatro pedras preciosas. Todos embaralham suas peças e em cada uma das quatro rodadas, compram cinco, colocando os edifícios indicados para eles na rodada nos dois primeiros blocos comprados. Então, atrás de uma tela, os jogadores decidem como dividirão as cinco peças: 3/2, 4/1. As construções devem permanecer nos blocos em que apareceram e os jogadores devem adicionar uma pedra preciosa ao grupo menor. Todos os jogadores revelam simultaneamente suas divisões e o jogador vizinho faz sua escolha, com o grupo não escolhido sendo retido pelo jogador que o ofereceu.

Uma vez que as seleções foram feitas, os jogadores adicionam as peças aos seus tabuleiros individuais, novamente certificando-se de que os edifícios permaneçam na peça em que foram selecionadas. O layout das peças é importante para a pontuação: uma construção marca um ponto por estar em ou adjacente a uma terra de sua própria cor e um ponto para cada tipo de terreno correspondente ao qual ele tem uma conexão ininterrupta. As joias também marcam: 3 pontos se terminar com apenas uma; 9 pontos se terminar com as quatro com as quais começou, e aumentando para 31 pontos se terminar com oito joias - o máximo possível após quatro rodadas.
Lotta Rome é apresentado de forma atraente com seus edifícios de madeira individuais e arte atraentes de Irina Pechenkina, e rapidamente se tornou um dos nossos jogos de preenchimento de tempo "preferidos". Além da mecânica "Eu divido, você escolhe", é um jogo de otimização de quebra-cabeças, pois tenta fazer o melhor das peças e edifícios com os quais acaba ficando em cada rodada. Jogadores astutos ficarão de olho em quais edifícios aparecerão para serem conquistados nas rodadas subsequentes - tanto de suas próprias cartas quanto de seus vizinhos - para que possam organizar seu tabuleiro maximizando a pontuação dos edifícios que podem obter. E se vir que seu vizinho colocou uma linha de ladrilhos amarelos na expectativa de poder reivindicar o moinho de vento que ele sabe que você pegará neste turno, pode tirar vantagem disso colocando o moinho de vento como a opção menor em uma divisão de 4/1...
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Traduzido*** por
Marcelo GS
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