GrZand::Queria saber o quão ruim que são as falhas do jogo traduzido, descobri o jogo a pouco tempo e me interessou bastante, mas também vi que houveram erros na versão da conclave.
Os erros atrapalham muito a jogabilidade? Ou são coisas pequenas tipo um nome meio diferente do que devia ser?
Basicamente quero saber se dá pra jogar sem precisar ter uma lista de correções do lado o tempo todo.
E houve alguma atualização sobre a correção desses problemas pela conclave? Eu pesquisei mas não encontrei nada sobre reposição de componentes.
Joabfast:: Há quem diga que sim, que dá pra jogar perfeitamente e há quem diga que não.
Acho que a maioria diz que os erros atrapalham.
Felizmente eu não sei pois não comprei este jogo.
Caros
GrZand e
Joabfast
Em primeiro lugar, em se tratando do Old Wolrd, a gestão pavorosa do financiamento coletivo, com a editora mentindo literalmente para os apoiadores prejudicou muito a reputação do jogo. E isso aliado à demora e aos erros constatados quando as primeiras cópias foram entregues, piorou muito a situação, de modo que muitas pessoas indignadas com toda a razão devolveram o jogo e pegaram o dinheiro de volta. Outras pessoas preferiram ficar com o jogo, dando mais algum crédito para a editora, apesar do seu comportamento lamentável, e acreditando nas promessas de que todos os defeitos seriam consertados, e as peças defeituosas repostas.
Fora isso, eu concordo com o João, mas a questão é que tem gente que sempre diz que nenhum erro por pior que seja, atrapalha a jogabilidade, e isso acaba dependendo do critério de cada um. Algumas pessoas não se importam de jogar um jogo onde no tabuleiro diz "A", quando deveria dizer "B", ou com cartas onde está escrito "MAIS" quando o correto é "MENOS", e ter de ficar lembrando isso a cada partida. Outras pessoas, por outro lado, acham um absurdo pagar mais de R$ 1.000,00 em um board game e ainda por cima ter de jogar com erros dessa natureza, que talvez não inviabilizem totalmente a jogatina, mas vamos combinar, é extremamente desagradável, principalmente quando se considera o preço que se pagou pelo jogo.
Eu particularmente fico com o segundo grupo, e acredito sinceramente (essa é apenas a MINHA opinião) que as pessoas que defendem que erros tão grosseiros não atrapalham a jogatina fazem isso mais para convencerem a si mesmas, que não foi tão ruim assim, pagar tão caro para receber um jogo defeituoso.
Existem também a questão da reposição e entrega das peças corretas , que se eu não me engano estava marcada para começar no início desse ano. O problema é que eu não vi mais ninguém tocando nesse assunto da reposição, e pelo menos até onde eu sei não houve nenhum posicionamento oficial da editora nesse sentido. Obviamente eu posso estar enganado, porque não utilizo redes sociais, portanto algo pode ter sido informado pela editora no Instagram, Facebook ou assemelhados, seu que tivesse ficado sabendo. Porém, dada a polêmica em torno desse jogo, é de se supor que qualquer comunicado a respeito da reposição tivesse gerado algum burburinho, ou ao menos uma postagem na ficha do jogo aqui no Ludopedia. Eu inclusive para tirar a dúvida, postei um comentário em um tópico sobre o jogo, perguntando sobre o processo de reposição e até agora não tive nenhuma resposta.
Sinceramente eu desejo que isso não aconteça, e que todo mundo que comprou e ficou como Old Wolrd receba a reposição de todos os componentes defeituosos (não apenas meia dúzia deles, que a Conclave achar que deve corrigir). Mas pelo passar do tempo, pelo fato do Old World ser "notícia velha" que quase ninguém mais comenta, e pelo procedimento padrão das grandes editoras nacionais de jogos, acho, com o passar dos meses, que essa prometida reposição está cada vez mais improvável, ou que, se ele realmente ocorrer, acabará sendo totalmente insatisfatória. Não quero fazer o papel de arauto do caos, mas cada vez mais eu sinto "cheiro de pizza", nessa história.
E o pior de tudo é que mesmo sendo um jogo genérico, em que não se joga com os personagens da franquia, ao que tudo indica o Old World seria um jogo muito bom se não fossem os erros. Isso aliado à mancha que ficou na reputação do jogo, pelos absurdos que a editora fez durante a campanha de financiamento coletivo, acabou impedido que o Old World se tornasse o jogaço que ele tinha potencial para ser. Ninguém nunca mais deixar de lembrar das lambanças da editora sempre que for comentar sobre o jogo, mesmo que não se queira admitir isso.
Para terminar, seu eu estivesse no seu lugar, eu pensaria com bastante cuidado se realmente vela a pena investir todo esse dinheiro que as pessoas estão pedindo, no jogo. Digo isso porque a menos que você seja um fã hardcore pelo universo The Witcher, acho que procurando com cuidado você talvez encontre algum outro jogo similar e que satisfaça tanto o quanto (e isso vai depender apenas de você), e que seja mais barato e sem problemas. Só para ficar em uma dica, embora eu não sei se isso te atenda, o Gloomhaven, um dos maiores board games estilo ameritrash de todos os tempos, está saindo por volta de R$ 700,00 (O Old World já ultrapassou a casa dos mil reais), e tem uma campanha que pode durar uns cinco anos, pelo menos, se você jogar uma partida por semana, sem repetir.
Espero ter sido útil.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio