RMaia8::Eu não quero um jogo que rode em 2p "legalzinho", só pra depois fazerem mais dinheiro com a "versão 2p definitiva".
É bem por aí mesmo. Eu também partilho um pouco dessa filosofia. Justamente por isso provavelmente vou deixar passar essa versão duel.
No caso do
White Castle, como eu já o considero um ótimo jogo para duas pessoas, acredito que será difícil fazerem algo realmente fora da curva e que entregue algo ainda mais interessante que o jogo original, mas existe essa possibilidade... ainda que remota.
Como você explicou, em outras palavras, a "redução" ou simplificação de formatos / gêneros de produtos para seus padrões mais elementares é uma tendência da indústria cultural de massa, subordinada ao capital como mercadoria, assim como a seu controle pelas grandes corporações monopolistas. As inovações e diferenciações entre os produtos cada vez mais sutis, decorrentes da presença de muitos desenvolvedores oferecendo produtos similares, são características que afloram em mercados saturados ou "maduros", se preferir. Uma outra característica eminente desse contexto é a consequente redução de preços, das margens de contribuição aos acionistas, acompanhadas também da estagnação ou queda de vendas. O que me leva a crer que o mercado de jogos de tabuleiro no Brasil ainda não está tão "cheio" de jogos assim quanto a gente pensa, mas que deve estar bem próximo disso. Há uma forte demanda reprimida que ainda sustenta o hobby e dá vazão aos lançamentos a médio e longo prazo, em um ritmo cada vez menor, vide o mercado de usados. Para resumir a ópera, posso estar errado na minha leitura, mas a mim parece claramente que o hobby está cada vez mais insustentável e, continuando dessa forma, em algum momento haverá uma crise com o encerramento das atividades de várias editoras. Enfim, só o tempo para me dar razão ou não...