Eu vou vestir essa carapuça de hater de rolagem de rolagem de dados aí que o Bruno deixou.
Veja bem, Civolution é JO-GÃO. Muitos caminhos, possivelmente todos viáveis, e tu sai da partida pensando no que daria pra fazer diferente.
Isso dá a entender que Civolution é um jogo de estratégia longa, e como são relativamente poucos turnos na partida, cada movimento seu é essencial.
Mas a rolagem de dados me passa a sensação de jogo injusto.
Por exemplo, eu preciso fazer A, mas o dado só me permite fazer B, e B não serve pra mim pq nao combina com a minha build, ou com a minha situação tática atual, ou com minha estrategia de longo prazo, etc
Por exemplo, eu penso "nessa rodada quero explorar, reproduzir e migrar". Daí rola os dados e nao sai nenhum dado bom pra isso. Ai você pode fazer ação ruin que não combina em nada do que você tem de cartinha ou estrategia (até mesmo pra bloquear os outros), ou voce gasta ação pra se preparar pra fazer o que quer. E isso é chato demais, gastar ação pra comprar seguro pra dado ruim.
Mas blz, é só uma rolagem, na próxima pode dar certo... Mas pode vir uma rolagem cagada de novo. E se o jogo me permite cair em uma situação de sucessivas rolagens ruins, sem uma forma de me defender.. isso acho injusto
Porque no final pode acontecer de uma pessoa perder pq teve rolagens que menos casaram com sua estratégia e ele teve que perder ação se preparando, que um outro jogador que teve rolagens que casaram perfeitamente com o que ele estava construindo e ele fez mais ações uteis.
E isso torna Civolution vira um jogo muito mais reativo que eu esperava.
Mas claro, só tenho duas partidas desse jogo e eu tenho certeza com mais partidas eu venha a me conciliar com esse aspecto (assim como a rolagem de dados em La Granja não me incomoda em nada).
Só acho importante frisar para os que estão de fora olhando pra esse jogo como um jogo de civilização deterministico em que você tem o controle, como um Sid Meier's Civilization ou um Through the Ages, não é o caso. Ele é muito mais um Tiny Epic Galaxies, você faz o que o dado deixa você fazer.