Acho que:
- Caso não haja barulho, joga-se o dado. Resultando em 1/2/3/4, ela ignora quem estiver no grid de partida. Se der 5/6, ela fica adjacente a quem estiver mais perto e disputa (mente) com esse personagem;
- Caso haja barulho, ela inicia ou continua o movimento de ir em direção a ele, ignorando quem estiver no grid de partida.
Porque:
- Sonitas priorizam existência de barulho, depois fazem ronda aleatória. Já Arnolds priorizam barulho, depois mente quebrada, por último ronda aleatória;
- Sonitas adjacentes a personagens jogam primeiro, podendo inclusive sair de perto deles por conta de um barulho que ocorreu antes de começar o turno delas. Se conseguiram alcançar o grid barulhento, remove-se o barulho, e as outras Sonitas vão ter que fazer ronda aleatória;
- O manual não fala nada sobre já ter personagem no grid de partida ou de parada durante um deslocamento em direção a um barulho. Nesse tipo de deslocamento, só é prevista a condição de a Sonita alcançar o grid barulhento. Não alcançando, dá a entender que ela vai continuar esse movimento no próximo turno, ignorando a presença de personagens.
Porém:
- Tirar 6 no dado significa que ela vai ficar parada onde está, o que poderia ser interpretado como "perder" a jogada, mas na condição "2.a)" diz-se que se ela parar em um grid com um personagem, ela se posiciona perto dele e disputa, assim faz sentido dizer que um resultado 6 gera uma disputa caso já tenha alguém naquele grid com ela;
- Tirar 5 no dado dá a entender que haverá um movimento para outro grid, fazendo ela parar na entrada desse outro grid e verificar a presença de alguém lá. Tendo alguém lá, a disputa é feita. Mas não parece fazer sentido ela se deslocar pra outro grid se já tem gente no grid de partida quando ela tirou 5 no dado;
Pode contribuir com outras visões e interpretações. Achei bem confusa essa parte dos Arnolds e Sonitas. Tomo algumas decisões durante o jogo, mas não sei se batem com o que os idealizadores pensaram. O manual como está escrito deixa margem para interpretações diversas, bem como deixa pontos em aberto.