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Em
Moesteiro, da Pythagoras Games, os 2-4 jogadores estão competindo para construir o Mosteiro de Santa Maria da Vitória. Os jogadores escolhem um rei medieval português como seu patrocinador, dando a eles uma habilidade especial, mas também determinando sua ordem de turno para a rodada. Moesteiro é principalmente um jogo de colocação de trabalhadores onde os trabalhadores são representados por dados: inicialmente dois dados convencionais de seis lados e um grande d6 personalizado (1,1,2,2,3,3).

A partida é jogada em cinco rodadas, e a ordem de ativação em cada local é em ordem crescente dos números nos dados. As rolagens mais baixas obterão uma melhor taxa de troca de pontos por recursos; rolagens mais altas obviamente lhe darão mais recursos, mas sujeitos a um multiplicador menor. No entanto, não estará simplesmente à mercê dos dados, porque o design de Luis Costa e José Carlos Santos (também conhecido como Rôla) oferece bastante espaço para mitigação e manipulação de dados. Pode a qualquer momento mover seu marcador ao longo de uma trilha para adicionar um ponto a 1 dado, mas sua posição na trilha tem um impacto em sua pontuação final do jogo - então adicionar pontos aos seus dados efetivamente custará alguns pontos.

Avançar na trilha de alimentos dá acesso a mais lugares onde pode gastar madeira e pedra para adicionar edifícios de vila, ganhando pontos e, muitas vezes, bônus adicionais. Em outros lugares, há oportunidades para coleta de conjuntos (ladrilhos representando ornamentação de pedra e vitrais). No final das contas, é colocar os ladrilhos de construção de mosteiro que renderá mais pontos aos jogadores, e estes exigem um certo grau de progresso na trilha de construção do jogo.
Moesteiro é então um eurogame de peso médio muito bem projetado que dura 60 minutos. É apresentado de forma atraente, com arte de Chema Román e Pedro Soto, e é altamente interativo porque as ações que faz quase sempre impactam outros jogadores. Se, por exemplo, seu dado for empurrado para uma posição posterior em um local, pode descobrir que os recursos que queria já foram tomados por outros antes de fazer sua ação... Há espaço também para atrapalhar os planos de outro jogador roubando uma peça de construção de mosteiro de alta pontuação, ou entrando na frente deles para "contribuir" para a construção, de modo que a pontuação para a peça se torne muito reduzida, 3 pontos compartilhados: um caso profano de "cooperação" deliberadamente inútil.
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Traduzido*** por
Marcelo GS
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