Regras, dinâmica de jogo, quantidade de informação no tabuleiro ou em cartas, são meus parâmetros para falar sobre o jogo e sua complexidade. Pensando no GWT e na sua pedida sobre a complexidade, pensei nesses:
- As viagens de Marco Polo, é um jogo de alocação de dados, com personagens de habilidades diferentes onde você realiza ações gerindo recursos na intenção de cumprir contratos. Você encontra diversas ofertas de usados aqui mesmo na Ludopedia. Existe o jogo 2, mas eu prefiro este, sinto que ele é mais sufocante. Vai bem em 2,3 e 4 players.
- Agrícola, tematicamente você está tentando fazer sua fazenda prosperar no período pós peste bubônica, alocação de trabalhadores e gestão de recursos. Não tem folga, poucos espaços de ações e também dá uma sensação de sufoco. Este tem a primeira versão (acho que só encontra usado, joga até 5 players) e tem a revisada, que é mais bonita, joga em menor quantidade de jogadores (4).
- Trajan, sistema de mancala para realizar ações que te obriga a pensar a médio e longo prazo, pois a má gestão dessa mancala pode fazer - mais na frente - o jogo te obrigar a realizar ações que você não quer/precisar. Nele há 6 ações atuando em diversas áreas (militar, senado, etc) e ir bem nelas te faz vencer. O tema poderia ser substituído, já é uma característica do autor. É o meu preferido de Stefan Feld.
Esses são jogos onde a interação está relacionada a disputa por espaços de ações, o que pra mim já é muita coisa, mas tematicamente você teria que se esforçar mais pra enxergar a interação. Não é como se você estivesse invandindo as terras de alguém para um combate. Esses jogos você encontra usados em ótima condição, o último é que é mais difícil.
Quanto a jogos mais recentes e com mais interação:
- Eclipse, temática espacial onde você tem que gerir muito bem seus recursos para financiar suas expedições, exército e evolução da raça. O jogo não te empurra tanto na direção do combate, mas fica bem claro as diversas possibilidades. É um estilo 4X. Esse é caro, pesquise bem antes se decidir por ele.
- Clash Of Cultures, 4X também, onde você desenvolve sua civilização através de construções e uma árvore de habilidades incrível. Tem que gerir bem os recursos, desbravar o mapa, se defender de possíveis ataques bárbaros (e também do coleguinha que tá sedento pelas suas cidades). Volta e meia aparecem promoções dele por aí (ainda sim não é barato).
- Duna: Imperium, esse é deckbuilding, alocação de trabalhadores e conflito - simplesmente - em toda rodada. Não precisa ler/ver os livros/filmes para entender o jogo.