Ontem e hoje estive me recuperando de uma terrível gripe masculina da qual fui vítima acometido e, como não dá pra fazer muita coisa enquanto se deve repousar, fiquei relembrando de uma campanha de 4AD que tinha abandonado, no intuito de retomá-la.
Estava com uma certa preguiça de retomar de onde parei, pois algumas coisas sempre me deixaram insatisfeito com o sistema do 4AD.
A primeira é a possibilidade de realizar Overland Travel (ou Hex crawling, se a grade for hexagonal, que não é o caso aqui). Essa limitação eu consegui superar utilizando um material free que tem na internet chamado Pocket Lands. Demorei pra entender como funciona e como encaixar no 4AD. Mas depois de algum esforço, consegui botar pra funcionar.
Esse mapa ainda está bem no comecinho...
Mas já tem alguns lugares interessantes para explorar. Inclusive uma caverna em (3,3 N) que vai sevir para minha próxima aventura (Caves of the Kobold Slave-masters)
Caso tenham interesse:
https://02.itch.io/pocket-lands. Tem um pdf pra baixar de graça lá que explica o sistema. No pdf existem diversas features que dá pra combinar com o 4AD, como interações simples em cidades, templos, abadias, ruínas, torres de defesa, necrópoles e diversas coisas a mais. No link do site também tem uma
tool que gera o mapa automaticamente, mas não me convém. Prefiro caneta e lápis de cor. Muito mais terapêutico.
Outra coisa que me deixa um pouco frustrado com o sistema é o seu combate. Muito simplificado pro meu gosto. Entendo que o 4AD é um sistema feito pra ser minimalista e rápido, mas, ao mesmo tempo, os caras já lançaram um gazilhão de expansões, o que vai contra essa ideia de "minimalismo" (enfim, posso estar tirando isso das vozes da minha cabeça, mas tenho certeza que já li isso em algum lugar vindo dos desenvolvedores).
Enfim, dando uma pesquisada eu encontrei
uma postagem no BGG de um modelo para combate tático que acabou me dando umas ideias e estou aqui testando...
A princípio, pensei em dois modelos, um menor pra ser mais "rápido" de desenhar e usando cubinhos de madeira:

Personagens enfrentando 3 trolls que se regeneram. Os cubinhos roxos são os trolls vivos e os bége são pra representar eles mortos antes de serem "picados"
E outra com o dobro do tamanho usando miniaturas e dados (do Tiny Epic Dungeons

)
Esse pequeno corredor aqui...
... desenhado em uma escala 1:4 aqui.
Ainda estou elaborando um sistema de combate que não seja enfadonho mas que tente respeitar ao máximo a filosofia do combate original.
A premissa básica dos dois modelos é: se houver combate na sala ou corredor, desenha-se o correspondente numa grid (marcador de quadro branco apagável), e realiza um sorteio para as posições dos monstros com diferentes dados, por exemplo, um d6 (coluna) e um d10 (linha) foram usados para sortear a posição inicial dos monstros. Os heróis começam na entrada da sala/corredor, na ordem de marcha.
No início do turno do combate, cada personagem recebe 4 pontos de movimento (monstros também), podendo utilizar esses pontos para se mover em qualquer direção (incluindo diagonal) e fazer um ataque, ou atacar e se mover depois.
Monstros e personagens bloqueiam a passagem do personagem.
É possível também realizar uma ação do tipo trocar armas ou lançar magia no lugar da ação de atacar. É possível mover-se normalmente antes ou depois dessa ação especial.
Os ataques corpo a corpo devem ser realizados em monstros que estão adjacentes.
Ataques à distância devem respeitar a linha de visão, sempre considerando os pontos centrais da posição em que o personagem e o monstro se encontram. Se um personagem estiver na linha de visão, o jogador rola um dado para saber se houve fogo amigo ou não (aqui ainda não decidi se uso a defesa do personagem ou uma rolagem de um d6 com 1 resultando em fogo amigo).
O funcionamento da magias é que está me dando um pouco de dor de cabeça... Não consegui imaginar um jeito de implementar a Bola de Fogo, por exmplo, pois se considerar a magia como afetando uma área específica e os monstros estiverem afastados um do outro, acaba perdendo o efeito cumulativo da magia. Ao mesmo tempo, é uma BOLA de fogo, não uma magia do tipo
Chain lightning. Além disso, uma fireball deveria acertar todos os que estão próximos dela, não só os monstros... Enfim... ainda vou ter que testar os diferentes cenários.
Talvez pareça trabalho extra e desnecessário... Mas só esses testes me deram um gostinho de combate bem melhorado. É um trabalho extra que EU achei que vale a pena. Talvez ter um bloco com todas as salas pré definidas e desenhadas seja uma solução também... Só imprimir, encadernar e pronto. A hora que precisa é só abrir o mapa específico... Ideias...
Estou postando isso aqui só pra me manter motivado a continuar desenvolvendo e assim que tiver alguma atualização vou adicionando aqui.
Grato pela atenção.
Edit: outro modelo que me ocorreu é fazer o combate no próprio caderno, numa grid 2x2 ao invés de 1x1... o que me faz ter uma "outra" ideia... mas essa eu compartilho depois... vou testar primeiro. Enfim, aqui a ideia é escrever e apagar após o movimento do personagem/monstro. No caso de chefes, eles ocupam 4 espaços ao invés de 1.
Os heróis encontram um dragão pequeno de nível 6 (por isso o 6 no dado) e que ocupa 4 espaços