Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Novidades
  3. Mercado de jogos de tabuleiro avança no Brasil, apesar dos grandes desafios

Mercado de jogos de tabuleiro avança no Brasil, apesar dos grandes desafios

  • avatar
    LudoADM08/01/25 10:00
    avatar
    LudoADM
    08/01/25 10:00
    3945 mensagens MD

    Tabuleiros representam 13,1% das vendas de brinquedos no país, mas empresas também buscam maior participação no mercado mundial

    Rolar dados, jogar cartas e alcançar um objetivo deixou de ser apenas uma brincadeira. O mercado de jogos de tabuleiro (ou board games) no mundo movimentou mais de R$ 53 bilhões só em 2024, segundo a consultoria Statista. No Brasil, esse mercado deixou de engatinhar, mas ainda enfrenta grandes desafios para se consolidar no contexto internacional.

    De acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), os tabuleiros passaram a representar 13,1% das vendas de brinquedos no Brasil. Em 2017, esse índice era de 9,1%. O crescimento reflete a tendência de alta desse segmento e estimula pequenos negócios e empreendedores a se aventurarem no mundo dos jogos analógicos.

    “Empreender no mercado de jogos de tabuleiro é um desafio que envolve lidar com a alta concorrência, os custos elevados de produção e distribuição, além de educar o público sobre a diversidade e temas abordados nos jogos.”  - Eúde Cornélio, gestor nacional de TIC e Games do Sebrae.

    Um dos maiores desafios é equilibrar o desenvolvimento criativo, que exige tempo e muitos testes, além de checar a viabilidade financeira do projeto. Segundo Eúde, manter o engajamento dos clientes demanda inovação constante, seja com novos títulos ou expansões. “No entanto, quando conseguimos criar um jogo e ver o retorno do investimento chegando, tanto em vendas quanto no reconhecimento do mercado, percebemos que todo o esforço vale a pena para o empreendedor”, complementa.

    Desbravando mercados

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f9058_uczwct.jpg

    O empreendedor Fel Barros é experiente nesse setor. Foi sócio de uma editora, a Ace Estúdios, e trabalhou nove anos da CMON, uma das maiores editoras de board games dos Estados Unidos. Porém, a vontade de poder criar o que quisesse motivou Fel a sair da empresa americana e criar uma sua, brasileira. Fel e o irmão abriram a Samba Estúdios, focada em autores e artistas brasileiros, e garantiram projetos no Brasil e no exterior por meio de financiamento coletivo.

    “Eu tinha muito essa missão pessoal, de como eu poderia impulsionar mais o cenário brasileiro de jogos de tabuleiros. E tentar, de alguma maneira, ajudar nossa reputação.” - Fel Barros, empreendedor.

    O autor José Mendes, de Brasília (DF), seguiu outro caminho: vender seus tabuleiros para empresas estrangeiras republicarem. Um dos sucessos dele é Brazil: Imperial, um jogo de gerenciamento de recursos com figuras históricas da monarquia no país. Para José, é fundamental considerar o mercado internacional para garantir a sustentabilidade no setor de board games.

    “Aqui, no Brasil, o mercado ainda é pequeno. Você tem tanto empresas aqui que poderiam lançar o seu jogo quanto empresas lá fora fazendo o mesmo. Mas, com certeza, a quantidade de cópias vendidas lá fora é muito maior. Então, geralmente a gente pensa em fazer um jogo para lançar no mercado internacional”, analisa.

    Incentivo para a jogatina
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a1294_uczwct.jpg

    Na capital do Rio Grande do Norte, um empreendedor também buscou nos jogos de tabuleiro uma alternativa de atuação. Igor Cavalcante criou o projeto Biblioteca Lúdica, uma iniciativa que usa jogos como ferramenta na promoção da saúde, desporto e educação.

    Além do espaço físico em Natal (RN), o projeto também conta com um braço virtual. A plataforma BoardGamePal ajuda jogadores a encontrar parceiros para a jogatina, indicando pessoas com preferências semelhantes, disponibilidade compatível e proximidade geográfica. A Biblioteca Lúdica foi contemplada no StartupNE 2023/2024, um programa de apoio e aceleração startups na região Nordeste do Brasil.

    “Nesse programa do Sebrae, junto a outros parceiros, tivemos mentorias, capacitação e recursos para o estabelecimento do negócio. O reconhecimento no StartupNE também foi importante para dar credibilidade diante de outras empresas. Certamente não existiríamos nesse modelo sem a parceria do Sebrae”, avalia.

    Fonte: https://agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/mercado-de-jogos-de-tabuleiro-avanca-no-brasil-apesar-dos-grandes-desafios/
    Escrito originalmente por Rafael Baldo.

    2
    0
    46

  • Canal

    Veja Também

    LudoNews

    Veja Também

    Próximos Financiamentos Coletivos de RPG
    Próximos Financiamentos Coletivos de Jogos de Tabuleiro
    HeroQuest The Crypt of Perpetual Darkness está disponível
    Prepare-se para explorar a Terra-Média e enfrentar o temível Balrog de Moria.
    Os indicados para o Spiel des Jahres de 2025

    Comentários:

  • lucasfalalima
    67 mensagens MD
    avatar
    lucasfalalima08/01/25 15:50
    lucasfalalima » 08/01/25 15:50

    Sempre fico feliz quando leio essas reportagens/pesquisas. Ainda mais quando mostra o trabalho de pessoas como o Fel e o Igor.

    Mas tem algo que sempre me incomoda quando olhamos para a indústria, que é colocar o jogo de tabuleiro ainda como "brinquedo". Não por ser comparado a um brinquedo, mas por ser associado a algo infantil, e logo com pouca relevância. Eu sei que é uma questão mercadológica, e até de enquadramento fiscal e de produção.

    Acredito que se os jogos de tabuleiro fossem enquadrados por associações mais voltadas a Entretenimento e Cultura, ou Educação e Desenvolvimento; haveria mais valorização (vistos como atividades culturais), acesso a novos mercados (educadores e treinamentos corporativos) e maior prestígio.

     

    7
  • Doidera
    980 mensagens MD
    avatar
    Doidera09/01/25 11:39
    Doidera » 09/01/25 11:39

    LudoADM::Tabuleiros representam 13,1% das vendas de brinquedos no país, mas empresas também buscam maior participação no mercado mundial

    Rolar dados, jogar cartas e alcançar um objetivo deixou de ser apenas uma brincadeira. O mercado de jogos de tabuleiro (ou board games) no mundo movimentou mais de R$ 53 bilhões só em 2024, segundo a consultoria Statista. No Brasil, esse mercado deixou de engatinhar, mas ainda enfrenta grandes desafios para se consolidar no contexto internacional.

    De acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), os tabuleiros passaram a representar 13,1% das vendas de brinquedos no Brasil. Em 2017, esse índice era de 9,1%. O crescimento reflete a tendência de alta desse segmento e estimula pequenos negócios e empreendedores a se aventurarem no mundo dos jogos analógicos.

    “Empreender no mercado de jogos de tabuleiro é um desafio que envolve lidar com a alta concorrência, os custos elevados de produção e distribuição, além de educar o público sobre a diversidade e temas abordados nos jogos.”  - Eúde Cornélio, gestor nacional de TIC e Games do Sebrae.

    Um dos maiores desafios é equilibrar o desenvolvimento criativo, que exige tempo e muitos testes, além de checar a viabilidade financeira do projeto. Segundo Eúde, manter o engajamento dos clientes demanda inovação constante, seja com novos títulos ou expansões. “No entanto, quando conseguimos criar um jogo e ver o retorno do investimento chegando, tanto em vendas quanto no reconhecimento do mercado, percebemos que todo o esforço vale a pena para o empreendedor”, complementa.

    Desbravando mercados

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f9058_uczwct.jpg

    O empreendedor Fel Barros é experiente nesse setor. Foi sócio de uma editora, a Ace Estúdios, e trabalhou nove anos da CMON, uma das maiores editoras de board games dos Estados Unidos. Porém, a vontade de poder criar o que quisesse motivou Fel a sair da empresa americana e criar uma sua, brasileira. Fel e o irmão abriram a Samba Estúdios, focada em autores e artistas brasileiros, e garantiram projetos no Brasil e no exterior por meio de financiamento coletivo.

    “Eu tinha muito essa missão pessoal, de como eu poderia impulsionar mais o cenário brasileiro de jogos de tabuleiros. E tentar, de alguma maneira, ajudar nossa reputação.” - Fel Barros, empreendedor.

    O autor José Mendes, de Brasília (DF), seguiu outro caminho: vender seus tabuleiros para empresas estrangeiras republicarem. Um dos sucessos dele é Brazil: Imperial, um jogo de gerenciamento de recursos com figuras históricas da monarquia no país. Para José, é fundamental considerar o mercado internacional para garantir a sustentabilidade no setor de board games.

    “Aqui, no Brasil, o mercado ainda é pequeno. Você tem tanto empresas aqui que poderiam lançar o seu jogo quanto empresas lá fora fazendo o mesmo. Mas, com certeza, a quantidade de cópias vendidas lá fora é muito maior. Então, geralmente a gente pensa em fazer um jogo para lançar no mercado internacional”, analisa.

    Incentivo para a jogatina

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a1294_uczwct.jpg

    Na capital do Rio Grande do Norte, um empreendedor também buscou nos jogos de tabuleiro uma alternativa de atuação. Igor Cavalcante criou o projeto Biblioteca Lúdica, uma iniciativa que usa jogos como ferramenta na promoção da saúde, desporto e educação.

    Além do espaço físico em Natal (RN), o projeto também conta com um braço virtual. A plataforma BoardGamePal ajuda jogadores a encontrar parceiros para a jogatina, indicando pessoas com preferências semelhantes, disponibilidade compatível e proximidade geográfica. A Biblioteca Lúdica foi contemplada no StartupNE 2023/2024, um programa de apoio e aceleração startups na região Nordeste do Brasil.

    “Nesse programa do Sebrae, junto a outros parceiros, tivemos mentorias, capacitação e recursos para o estabelecimento do negócio. O reconhecimento no StartupNE também foi importante para dar credibilidade diante de outras empresas. Certamente não existiríamos nesse modelo sem a parceria do Sebrae”, avalia.

    Fonte: https://agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/mercado-de-jogos-de-tabuleiro-avanca-no-brasil-apesar-dos-grandes-desafios/
    Escrito originalmente por Rafael Baldo.

    Excelente texto, valorizando a iniciante, porém já de qualidade, produção de jogos nacional.

    Esse projeto de Natal - RN não é o que deu origem ao Vem pra Mesa Jogos?

    0
Responder
Mercado de jogos de tabuleiro avança no Brasil, apesar dos grandes desafios
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.