Post original: https://coopgestalt.com/2024/10/30/sentinels-of-the-defenders-of-the-pandemic-realm-of-multiverses-a-review-of-freedom-five-part-i-unboxing-solo-play-and-first-impressions/
Parte I: Unboxing, Jogo Solo e Primeiras Impressões
Estou muito deprimido enquanto escrevo isso.
Freedom Five: A Sentinel Comics Board Game chegou ao segundo lugar no meu Top 10 de Jogos Cooperativos Antecipados de 2021! Estava tão ansioso! Mas também me encontro muito decepcionado com isso.
Não é que eu não tenha ganhado muita coisa: ganhei muita coisa! A caixa chegou na minha porta em 26 de outubro de 2024. Freedom Five estava no Kickstarter em outubro de 2020, e prometia entrega em novembro de 2021.
Então, está três anos atrasado. E já fazem quatro anos que financiei!
Há tanta coisa aqui: eles entregaram tudo o que prometeram. Bem, a maior parte. Parece que ainda estou perdendo algumas coisas... (Um unboxing da Dice Tower mostrou que eles ganharam mais coisas...)
Essa será um pouco diferente da maioria das análises que faço.
O que é isso?
Freedom Five é basicamente um
Defenders of the Realm com temática Sentinels of the Multiverse, ou seja, é um jogo de super-heróis! E amo meus jogos de super-heróis!
Defenders of the Realm em si é apenas uma variação do sistema de jogo
Pandemic: em termos muito grosseiros, Defenders of the Realm é na verdade apenas um Pandemic com dados.
Em Pandemic, você luta contra cubos de doenças, mas a aleatoriedade está principalmente nos baralhos de cartas; a maioria dos turnos dos jogadores é muito determinística e os jogadores podem progredir contra a maldade. Em Defenders of the Realm, cada luta ou teste é uma rolagem de dados. Deixe-me repetir: cada luta ou teste é uma rolagem de dados.
Freedom Five é o mais novo jogo no sistema de jogo de Defenders of the Realm. Cada luta ou teste é uma rolagem de dados.
Muito aleatório
Primeiro e mais importante: este jogo, Freedom Five, é simplesmente muito aleatório. Tudo no jogo é uma verificação de dados:
1) Lutar contra capangas (como remover cubos de doenças em Pandemic: tem que rolar dados para se livrar dos capangas! E frequentemente não pode fazer mais nada em um espaço até se livrar de todos os capangas!)
2) Verificações de perícia: role os dados apropriados
3) Verificações de anarquia (que são indiscutivelmente apenas verificações de perícia)
4) Lutar contra vilões ou gênios: role os dados com base em quantas cartas descarta.
O problema é que o sistema Defenders of the Realm é simplesmente muito aleatório e, francamente, parece desatualizado. Se esse jogo tivesse sido lançado há 10 ou 20 anos, Freedom Five teria tido um fator "uau". Mas agora, vimos muitos jogos do tipo Pandemic com dados que fazem melhor uso dos dados! Aqui estão mais quatro jogos recentes que melhoram o gênero Pandemic com dados... dois deles são, na verdade, jogos Pandemic!
1)
World of Warcraft: Wrath of the Lich King. É um Pandemic com dados, mas os dados são muito menos aleatórios: essencialmente, todos os resultados são bons! Veja acima! Alguns dos resultados são apenas um pouco melhores do que outros. Quando você rola, tem uma ideia muito, muito, muito boa do que vai obter.
2)
Star Wars: The Clone Wars. A mesma ideia acontece aqui como em World of Warcraft, exceto que o “dado” é um dado de 12 lados com essencialmente todos os resultados bons, novamente alguns são ligeiramente melhores do que outros (às vezes o herói sofre um dano). Veja acima.
3)
Hour of Need com seus dados explosivos!. Veja acima! Este é um dos meus sistemas de dados favoritos: mesmo se falhar (explosões são sucessos, máscaras são falhas), ainda ganha um token de FOCUS para cada falha... o que pode transformar uma falha em um sucesso mais tarde! Isso parece intuitivamente como se estivesse "aprendendo com seus erros"! Também faz com que ainda possa ter sucesso mesmo se fizer uma rolagem ruim! Mesmo se isso acontecer, esses tokens de FOCUS transformam falhas em sucessos! Dado que Hour of Need é um jogo de super-heróis, este sistema de dados é talvez o mais relevante aqui, e discutiremos mais sobre ele mais tarde.
4)
Tidal Blades 2: Rise of the Unfolders: Os dados aqui são semelhantes aos de World of Warcraft; quase sempre têm sucesso, mas se for inteligente e tiver flanqueamento ou FOCO suficiente, pode fazer melhor! Deixe-me repetir: se você for inteligente, pode fazer melhor!
Esses quatro jogos mais novos melhoram a fórmula básica dos dados; não parecem muito aleatórios e parece haver uma linha de base previsível de sucesso que permite que você seja inteligente. Freedom Force parece muito mais aleatório, pois você pode falhar em todos os dados quando rola. Tem que rolar acima de um limite para ter sucesso (assim como Defenders of the Realm). Você não pode ter nenhuma noção de quantos sucessos obterá, pois tem que rolar "acima" de um número. Mas, se rolar todos 1s ... está ferrado! (Sim, sim, existem métodos de mitigação de dados, mas são limitados).

Meu problema com tantas coisas dependentes desses dados (e quase tudo no jogo é um teste de dados) é que Freedom Five é um jogo que me faz sentir impotente e azarado; não consigo dizer quantas vezes tive em que simplesmente perder um turno inteiro (5 ações) quando não consegui rolar nada de bom!! Na verdade, em alguns turnos, realmente causei mais problemas: muitos dos testes de Anarquia causam problemas quando você falha! Como isso é divertido? Você deveria ser um super-herói e não consegue nem derrubar um capanga?????

Há um velho mantra: " Prefiro ser sortudo do que inteligente "... e esse mantra se aplica integralmente ao Freedom Five. Não importa o quão "inteligente" jogue, se rolar mal (o que é fácil), vai perder. E esse é o problema fundamental que tenho com este jogo: não posso ser inteligente. Posso apenas tentar o meu melhor e esperar ter sorte. Pior ainda, este NÃO é um jogo curto. Um jogo com tanta aleatoriedade precisa ser curto, mas as primeiras partidas que joguei duraram 3 horas! Não sinto vontade de jogar de novo.
Não sinto vontade de jogá-lo novamente porque parece muito aleatório. No momento, ele é um 4/10 para mim. Você me ouviu. Um jogo de super-herói com ótimos componentes: um 4/10.
No entanto, há esperança. Veja abaixo.
Outros Problemas
Há outros problemas que tive com o jogo. Considerando que esperei quatro anos por ele, ainda estou frustrado com alguns dos problemas que surgiram: esses problemas também contribuíram para meu 4/10.
Bases : As bases das miniaturas devem ser da MESMA COR na carta! E elas não são!!! Veja acima como Proletariat é do tipo AZUL, mas sua base é roxa?? Ermine é verde e sua base não é verde! Olhando para o jogo, gostaria de poder correlacionar o Vilão à sua cor relevante!! Não acho que as cores mudem para os Vilões, então isso é muito frustrante visualmente. O que é especialmente difícil depois de sair de Tidal Blades 2: Rise of the Unfolders, onde todas as miniaturas tinham bases codificadas por cores!
O verso das cartas de Vilão precisa melhorar: quando derrota um vilão, vira a carta dele para mostrar que ele foi derrotado! Mas NÃO TEM IDEIA de qual cor ele era??? Por que você se importa? Porque os capangas AZUIS (que são do Proletariat) ficam mais fáceis de derrotar e é bom ter um lembrete visual! Mas o verso da carta NÃO TEM INDICAÇÃO de qual era a cor do vilão! (Se tivesse uma base de código de cores... veja o ponto anterior... isso funcionaria).
Dica: Acabei colocando um meeple colorido no lado DERROTADO para que pudesse lembrar qual vilão era de qual cor. Veja acima. (E livre-se da BIO: substitua-a por instruções sobre o que fazer quando batalha contra um HENCHMEN derrotado).
Verso do livro de regras : Não há cartas de ajuda ao jogador, nem cartas de Resumo de Turno. Poderia ser legal se colocassem o resumo de turno no verso do livro de regras. Ou símbolos ou qualquer coisa útil para a jogabilidade.
Upgrades: Quando ganha um “upgrade” para seu deck, AS NOVAS CARTAS NÃO SÃO ETIQUETADAS DE ONDE VIERAM!!! A carta “better Flight” (esquerda) é do envelope nº 1. De agora em diante, tiro fotos das minhas atualizações para saber de onde elas vieram. Dessa forma, posso reiniciar meu jogo.
Espectadores: Há 42 espectadores. Observe os Melhores Amigos #1. Sabe o quão improvável é termos todos os 3 melhores amigos? Mais aleatoriedade sem amarras.
E alguns espectadores ainda causam penalidades. Uau. Isso foi divertido. Em um jogo onde tenho tanta aleatoriedade, é bom saber que alguns espectadores causarão problemas. Talvez seja temático, mas não é divertido.
Encadernação: A encadernação nos livros de cenário esta IMPERDOÁVEL. Você tem que ter as páginas do livro abertas para ver as regras, as ações de fim de turno, e é TÃO DIFÍCIL MANTER ABERTO sem dobrar demais/destruir a encadernação. Veja acima. Não consigo manter o livro de cenário aberto (facilmente) para consultar as regras. Isso é imperdoável; o livro de cenário deve ser um livro que fique plano.
Acabei usando uma das caixas de personagens não utilizadas para mantê-lo aberto. Essa foi uma solução alternativa: veja acima.
Minis : As minis são apenas... ok! Eu tenho as minis pré-pintadas... e elas parecem um pouco sem alma! Veja o Legacy acima.
Compare as minis com os standees de acrílico de outro jogo de super-heróis:
Tokyo Sidekick. Veja acima.
Acho que suportes de acrílico com a arte do Legacy (veja acima) teriam sido muito mais legais.
Sem regras solo: Joguei minhas três primeiras partidas ou mais sozinho, mas não há reconhecimento de regras solo em nenhum lugar no livro de regras! Acho que pode jogar solo com um personagem, mas não sei. Na verdade, Legacy tem cartas que afetam "outros heróis"... então elas não afetam ninguém? Apenas ele mesmo? O jogo solo muda um pouco para que elas afetem a si mesmo? Acho que o jogo é "provavelmente" melhor com solo de 2 mãos (o jogador solo jogando com dois personagens), mas queria UMA FRASE no livro de regras:
"Você pode jogar Freedom Five solo com um herói: a única mudança é que qualquer carta de herói que afete outros heróis afetará o herói solo."
Estou genuinamente surpreso que não haja regras solo. O único reconhecimento de qualquer modo solo foi uma notação de 1-5 jogadores na parte inferior da caixa.
E o fundo da caixa é tão difícil de ler!
Conclusão
Vários dos meus amigos me perguntaram "Você vai vender o jogo? Ou pode criar algumas Regras da Casa para salvá-lo?" Primeiro, só joguei este jogo sozinho. É possível que o jogo melhore com mais pessoas, pois elas podem talvez (talvez) ajudar a mitigar um pouco da aleatoriedade que tanto odeio.
No começo pensei: "Esse jogo é irreparavelmente aleatório; não tem como consertar ". Mas todos os meus amigos me encorajaram a tentar criar algumas regras da casa. Considerando que gastei US$ 375 em tudo isso, talvez valha a pena um pouco mais de tempo. E depois de me recuperar da minha depressão sobre esse jogo, realmente acho que tenho algumas ideias que podem ajudar.
No momento, Freedom Five é um 4/10. Mas isso é apenas de partidas solo. Volte em algumas semanas depois que tiver algumas jogadas cooperativas, e talvez tente algumas regras da casa. Talvez então eu possa recomendá-lo!
Espero que sim. Eu realmente, realmente, realmente quero gostar deste jogo. Do jeito que está agora, não gosto.
ATUALIZAÇÃO: Eu o vendi. Não conseguia mais me obrigar a jogá-lo, e há muita negatividade quando você propõe regras da casa. Aqueles que estão interessados, queria usar o sistema de dados Hour of Need (falhas atuais se tornam sucessos futuros) para todas as jogadas de dados EXCETO as quatro jogadas de vilões! Há muita diversão quando rola 14 dados para ver se consegue derrotar o Vilão final! Mas as rolagens de dados insignificantes para Capangas e coisas assim, não são divertidas; é disso que acho que o jogo precisava, de um sistema de dados Hour of Need.
https://coopgestalt.com/
Por Richard Saunders (saunders)
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.