A explicação das regras da Mística foram miseráveis, mas por aqui conseguimos interpretar satisfatoriamente jogando redondinho da seguinte maneira:
Vc deve estar o tempo todo junto ao senador pra ser escudo de dano dele pq se ele não estiver no mesmo local de um herói, todo o dano q qq herói sofrer vai acionar o dispositivo fibrilador que a Mística implantou no senador. Assim, o senador NÃO TOMA DANO DIRETO de ninguém, mas, ao mesmo tempo, TOMA INDIRETAMENTE o dano de qualquer coisa, seja do BAM da Mística, ou dos capangas! Isso explica o pq de todas as mecânicas de punição serem relacionadas a afastar o senador dos heróis!
EX: O senador está sem nenhum herói no local X e é a vez da Mística jogar. Ela se move de um local qualquer e para bem no local onde está o senador, ativando seu BAM. O senador SOBREVIVE e o jogo continua!
Em outra situação, Mística se move sem ativar o BAM e adiciona civis onde parou e em locais adjacentes, rolando um excesso no local X. Isso faz com que o plano seja acelerado e o senador volte para 1 local W no sentido antihorário, parando onde não tem NINGUÉM. Os heróis jogam e, no turno da Mística, o senador continua sozinho no local W. Neste turno ela não se move, mas ativa seu BAM. Isso faz com que o capanga que está no local Z dê 1 de dano no local onde ele está sozinho, + 1 de dano nos locais adjacentes, acertando um herói no local Y. Isso dispara o fibrilador do senador, que morre no local W SOZINHO, LONGE DA MÍSTICA E DOS CAPANGAS.