Olá pessoal,
Sou bastante fã do jogo
Citadels, do designer Bruno Faidutti, e por isto aproveito para apresentar para vocês duas versões (ou reedições) diferentes deste grande clássico.
Ohne Furcht und Adel
Esta versão está cadastrada no
BoardGameGeek como
Ohne Furcht und Adel, jogo lançado na Alemanha em 2012. Ela também foi lançado no mesmo ano na Holanda e na República Checa, sob os respectivos nomes de
Citadela e
Machiavelli.
Ohne Furcht und Adel é o Citadels que bem conhecemos aqui no Brasil com duas únicas e importantes diferenças. A primeira delas é que este jogo
não contém inclusa a expansão
Citadels: The Dark City, o que faz com que o esta versão permita apenas até 7 jogadores simultâneos ao invés dos 8.
Já a segunda mudança é o seu verdadeiro diferencial: Ohne Furcht und Adel contém 15 novas cartas de ação (curiosamente todas com temática circense), que é um conceito totalmente novo dentro deste jogo. As cartas de ação são embaralhadas junto com o deck de distritos e podem ser usadas apenas uma vez por turno. São elas:
(x2) Fortune Teller (Vidente) – Olhe a mão de um oponente e pegue uma de suas cartas.
(x2) Director (Diretor) – Construa até duas construções a mais neste turno.
(x2) Rasputin – Anule um assassinato.
(x1) Acrobat (Acrobata) – Se o Rei não estiver em jogo neste turno, pegue a coroa para você.
(x3) Ticket Booth (Bilheteria) – Uma vez por turno, o jogador pode colocar uma moeda nesta carta e obter duas novas cartas do deck, ficando com uma e descartando a outra. Quando quiser você pode jogar fora a Ticket Booth e recuperar todas as moedas que estavam em cima dela.
(x2) Living Cannonball (Homem-Bala) – Substitua uma de suas construções por uma de maior custo que está em sua mão, pagando a diferença.
(x3) Circus Tent (Tenda de Circo) – Construção incolor que não vale pontos mas que não pode ser destruída pelo Mercenário.
Nova Edição 2016
Esta reedição foi
anunciada pela Asmodee em 29 de julho, ou seja, dois dias atrás! Não sabemos ainda se ela vai ganhar algum nome diferente, como "
second edition" ou algo do gênero. Estou no aguardo de novas informações.
Aqui temos o Citadels original já acrescido da expansão The Dark City, porém com suas ilustrações todas refeitas. O jogo ficou certamente mais moderno e bonito, como se vê na imagem abaixo:
E as mudanças não param por aí. Esta nova edição acrescenta 9 novos personagens (sendo agora 27 personagens no total) e 12 novos distritos. O manual trará 6 sugestões diferentes de combinações de personagens para jogar, mas a customização dos mesmos é livre.
O jogo também contará com 32 tokens (como as duas peças quadradas que estão na foto acima), mas não encontrei detalhes de como estes tokens irão afetar o novo Citadels.
Esta nova versão está prevista para ser lançada no último semestre de 2016.
Como Citadels já está esgotado em terras brasileiras há um certo tempo, conto com vocês para pedirem insistentemente para as editoras nacionais relançarem este ótimo jogo por aqui. E, claro, que o façam já publicando uma destas duas versões detalhadas neste tópico!
Abraços a todos os fãs de
Citadels! Bora cobrar as nossas editoras!
