MuCiLoN::
A distorção na complexidade é pelo fato do parhs of glory ser avaliado em sua maioria por jogadores de guerra, enquanto o Guerra do anel é jogado mais por jogadores de tabuleiro. Mas a complexidade não reside tanto nas regras, que são simples até, mas na quantidade absurda de exceções.
Eu não tenho tanta certeza que paths of glory se assemelhe a jogos de guerra mais tradicionais, pois entre outras coisas ele é conduzido por cartas, não tem um compromisso com a História "como ela foi" e usa movimentos ponto a ponto no mapa, e não em hexágonos.
A comparação foi só para despertar a reflexão , embora os designers de Guerra do Anel e Twilight Struggle supostamente manifestaram sua inspiração em Paths of Glory.
Caro
MuCiLoN
Meu camarada você tem toda a razão. Eu deveria ter sido mais claro no meu comentário, mas como ele já estava muito extenso, eu achei melhor sintetizar algumas coisas, e acabei não transmitindo o meu ponto de vista na plenitude.
Quando eu falei em maior complexidade do Paths of Glory, eu estava incluindo nessa "maior complexidade" as exceções e as várias nuances do jogo. É mais ou menos como o GO, cujas regras "nuas e cruas" são quase tão simples quanto o Jogo da Velha. Mas mesmo assim o GO é reconhecidamente um dos jogos mais complexos e de maior profundidade estratégica já inventados, e que alguns defendem ser maior que a do Xadrez. O próprio Xadrez olhado em um primeiro momento não parece ser muito complexo, são 6 peças diferentes, cada uma com um movimento, quando um peão (que não pode recuar) alcança a primeira linha adversária, ele é trocado por outra peça, há o roque, o en passant, e os xeques. Não parece muita coisa, mas quanta complexidade se consegue extrair disso, e quantos livros foram escritos sobre o Xadrez ao longo dos séculos.
Já do caso da aproximação do Paths of Glory aos wargames de outrora, que utilizavam a grade hexagonal, realmente eu deveria também ter feito a ressalva da diferença do tabuleiro e das cartas. Porém, em minha defesa eu estava pensando mais no "espírito do jogo" em si, do que em suas características específicas. Só que analisando de forma mais minuciosa, realmente você está correto, e se considerarmos que os wargames propriamente ditos (aqueles de 1975-1985) têm de usar tabuleiros hexagonais, aí, nesse caso, o Paths of Glory efetivamente está mais para um "jogo de guerra", tal qual o Twilight Struggle e o Guerra do Anel, do que para os warhgames da Avalon Hill.
Dito isso, onde é que eu assino a minha capitulação?


Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio