Uma equipe de arqueólogos pode ter desvendado um pedaço da história dos jogos de tabuleiro. Décadas atrás, foi descoberto um antigo jogo de tabuleiro de Shahr-i Sokhta, mas suas regras não estavam incluídas. Após especulações e pesquisas, a equipe pode ter decifrado essas regras.
Segundo um relatório da IFLScience¹, o jogo de tabuleiro de Shahr-i Sokhta foi descoberto em 1977 por um grupo de arqueólogos italianos e iranianos. Como o nome sugere, eles estavam escavando um cemitério em Shahr-i Sokhta, na região sudeste do Irã, quando encontraram o jogo.
Graças à datação por radiocarbono, foi possível determinar que o jogo foi criado por volta de 2600-2400 a.C. O problema é que apenas o tabuleiro foi encontrado, sem regras ou instruções.
Como comparação, existe o Jogo Real de Ur, que surgiu aproximadamente na mesma época, na Mesopotâmia, e teve suas regras registradas em uma tábua cuneiforme, permitindo que o Museu Britânico traduzisse e interpretasse suas regras. Concluiu-se que era um jogo de corrida estratégica jogado com dados.
Já a equipe que tenta decifrar o jogo de Shahr-i Sokhta não teve essa vantagem. Em vez disso, basearam-se no que sabem sobre jogos de tabuleiro antigos e em evidências históricas.
A conclusão da equipe é que o jogo seria uma versão mais estratégica do Jogo Real de Ur. Isso se deve à presença de peças de jogo mais variadas e de bloqueadores. Como a equipe escreveu em seu relatório:
"As peças bloqueadoras não podem atacar os bloqueadores do oponente, já que o núcleo da jogabilidade é a corrida, e as regras devem se concentrar nesse aspecto. Além disso, as peças bloqueadoras devem ser capazes de se mover de maneira mais estratégica."
O jogo de tabuleiro Shahr-i Sokhta, agora chamado de Jogo dos 20, está disponível para jogar gratuitamente no site Persian Wonders. Ele é descrito como uma versão mais antiga do Gamão. O objetivo é remover todas as suas dez peças do tabuleiro antes do seu oponente.
Naturalmente, mesmo com muita pesquisa e testes, existe a possibilidade de que este jogo não tenha sido jogado como originalmente pretendido. Mas isso faz parte dos desafios contínuos da arqueologia e da pesquisa histórica.
Fonte:
https://techraptor.net/tabletop/news/archeologists-have-potentially-pieced-together-rules-to-ancient-shahr-i-sokhta-board
¹
https://www.iflscience.com/after-losing-the-rules-for-4000-years-we-may-know-how-to-play-this-ancient-board-game-77152