Post original: https://www.boardseyeview.net/post/mycelia-1
Houve uma proliferação recente de jogos de tabuleiro com tema de fungos, então este jogo da Ravensburger é apenas o mais recente a brotar. O jogo estava se mostrando um grande chamariz na UK Games Expo no começo deste ano, então estávamos ansiosos para colocá-lo na mesa.
Mycelia (I) é um jogo de construção de deck onde a cada turno joga sua mão de três cartas para mover gotas de orvalho para um portal para que saiam do seu tabuleiro de jogador. Algumas cartas rendem folhas que funcionam como a moeda do jogo com o propósito de comprar mais cartas do display e para acionar poderes de uma vez por turno, mas no final das contas este jogo é uma corrida entre 2-4 jogadores para ser o primeiro a limpar todas as gotas de orvalho de seu tabuleiro individual (além disso, também há componentes para habilitar o jogo solo).
A mecânica no design de Daniel Greiner é simples e direta o suficiente para fazer de
Mycelia um jogo leve para a família. Se é novo na construção de decks, Mycelia lhe dará uma introdução fácil de entender, mas esteja avisado de que há algumas cartas que parecem relativamente poderosas: pegue uma carta que permita que coloque um segundo portal de saída em qualquer lugar que quiser no seu tabuleiro e tem praticamente a garantia da vitória. O jogo se beneficia da arte fofa de Justin Chan e Matt Paquette & Co, mas há um grande elefante branco na sala...

Aparentemente central para o jogo é uma estrutura 3D na qual cada gota de orvalho é colocada quando a tira do seu tabuleiro. É o componente mais imediatamente marcante, e requer alguma montagem. Ele funciona como uma espécie de torre de dados giratória: a ideia é que, quando todos os espaços disponíveis na estrutura forem preenchidos, gire o topo para que todas as gotas de orvalho e um dado personalizado de seis lados caiam em cascata. Funciona (embora tivéssemos que abaixar o slide de saída para que funcionasse bem) e parece divertido, mas é funcionalmente inútil. Quando as gotas de orvalho e o dado forem expelidos, apenas olha para o ícone que está sendo exibido no dado, compara-o a uma chave e coloca uma ou duas gotas de orvalho na posição indicada no tabuleiro de todos. Tudo o que isso faz é estender o jogo, e em qualquer caso o mesmo resultado exato pode ser determinado simplesmente rolando o dado.
Há muito o que gostar em
Mycelia e não estamos descartando-o como um jogo família atraente, mas é irritante ver um componente relativamente elaborado tão pouco utilizado. Certamente é apenas uma questão de tempo até que alguém crie uma variante que faça uso mais completo e eficaz da impressionante torre de dados rotativa deste jogo...
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.