eduardofelipe::Falo aqui dando carteirada mesmo, até a época em que o jogo foi lançado no Brasil, eu era representante da Steve Jackson Games por aqui nas nossas terras. Tive o jogo em inglês, inclusive a primeira edição, que as ilustrações eram em preto e branco.
E sabem porque o jogo ganhou a fama de jogo demorado? Por conta de uma regra que foi excluída do manual da Galapagos quando o jogo foi lançado aqui no Brasil. Não sei porque essa regra foi retirada, talvez eles (Galapagos) tivessem achado que era alguma piada... Mas não, é REGRA.
E essa regra é a seguinte: QUALQUER decisão, questionamento e etc, tem que ser feito em 2,6 segundos (é uma forma humorada de dizer que as decisões não são demoradas), o que isso quer dizer, por exemplo, é que, se você juntou todos os bônus para matar o monstro, e os outros jogadores estiverem demorando para decidir se vão te impedir ou não, você está amparado pelas regras para dizer: "Ok, matei o monstro, segue o jogo".
Antes do jogo ser lançado no Brasil, eu organizei alguns torneios oficiais de Munchkin (oficiais mesmo, com premiação enviada pela Steve Jackson Games, e as partidas tinham duração máxima de 45min pelas regras de torneio. A grande maioria das partidas terminavam antes de 45min, pois a regra era explicada corretamente!
Posso parecer babaca com o que eu vou falar aqui, mas a galera que conheceu Munchkin depois que ele foi lançado no Brasil e aprendeu a jogar com as regras traduzidas, joga Munchkin errado.
Munchkin é uma gíria dos EUA pro jogador de RPG que é apelão, que não aceita as decisões do mestre se ela for contra o combo que ele fez, etc... E o jogo de cartas é isso. O problema do jogador brasileiro de Munchkin, é tratar o jogo com extrema estratégia!
Caro
eduardofelipe
Legal saber dessa informação, sobre a regra dos 2.6 segundos. Porém, pelo que entendi essa regra vale DEPOIS, que você matou o monstro. Pela minha experiência com o Munchkin boa parte da demora do jogo se deve às negociatas, ANTES de se atacar o monstro. O mesmo ocorre na hora de se repartir os espólios. Nesse sentido talvez funcionasse estabelecer uma regra de que qualquer negociação só pode demorar 1 minuto. Se o jogador da vez, que está enfrentando o monstro, e os demais jogadores não conseguirem chegar a um consenso sobre a ajuda mútua, então o jogador terá de enfrentar o monstro sozinho. Já no caso da divisão dos espólios, ele deverá ocorrer por sorteio. Fora isso, algo que eu vejo como complicador é a questão da raça e da classe. Para resolver isso, minha sugestão é que logo no início da partida se selecione e se sorteie uma carta de classe, e uma carta de raça para cada jogador. Com isso a partida engrena muito mais rápido e demora bem menos.
Outra coisa que eu esqueci de comentar anteriormente, é que para as pessoas, que jogaram o Munchkin até enjoar em 2013/2014, já se passaram 10 anos, e é bem possível que essas pessoas nem se lembrem mas de boa parte das piadas do jogo.
Por fim, mais uma vez, eu acho o Munchkin um jogo muito legal e até eficiente considerando a sua proposta totalmente caótica e aleatória. Portanto, utilizando algumas das inúmeras "regras da casa" que existem para diminuir o tempo de partida, acho que o jogo fica bem legal.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio