O designer Valter Bispo iniciou a campanha no Meeple Starter do jogo Roda de Samba.
Do que se trata? Roda de Samba é um jogo para 2 a 4 jogadores do designer Valter Bispo e durante a partida os jogadores terão que atrair grandes sambistas para a sua região e torná-la famosa.
Imagine você criar a sua própria roda de samba em Madureira ou na Lapa com pandeiro, tamborim, cavaquinho e diversos outros instrumentos musicais e, com isso, poder chamar para a sua roda Jovelina Pérola Negra, Cartola, Pixinguinha e Tia Ciata. Imaginou? Pois essa é a experiência que esse jogo de cartas proporciona.
Roda de Samba é um jogo de cartas leve e divertido, para 2 a 4 jogadores, com duração média de 40 minutos, que celebra o samba, suas raízes, a cultura brasileira e o protagonismo negro.
Nele, os jogadores baixam instrumentos em roda para chamar grandes sambistas para a sua região e, assim, ganhar fama. No fim da partida, a roda de samba mais famosa da cidade vence.
O jogo está em financiamento coletivo pela Meeple Starter, de modo não-comercial, visando angariar fundos para a sua produção e distribuição em escolas e instituições de ensino e cultura.
Em algumas faixas de apoio, também é possível aos apoiadores receberem uma cópia do jogo como recompensa pela sua doação.
Achei a iniciativa massa, parece ser um joguinho bacana, mas essa proliferação dos jogos com arte feita com I.A é bem decepcionante, se vc vai fazer um produto para comercialização e via inserir via crowndfunding uma parte dos recursos levantados deveria ser dirigida a artistas de verdade, que tem aos montes pela internet nos mais variados valores, mais um jogo interessante que não vai fazer parte da minha coleção, uma pena principalmente pq o volume de arte aparente para o jogo é bem baixo, IA em prototipo? OTIMO, IA em produto final? PESSIMO!
Parabéns Valter, estaremos apoiando em tudo o que precisar. Que a campanha não comercial seja um sucesso e as instituições beneficiadas consigam caixas do jogo e a utilizem para promover a cultura brasileira, e que inspire a novas campanhas não comerciais para levar os jogos para às escolas, ludotecas e museus do país trabalharem cada vez mais nossos temas e identidades.
elbardo::Achei a iniciativa massa, parece ser um joguinho bacana, mas essa proliferação dos jogos com arte feita com I.A é bem decepcionante, se vc vai fazer um produto para comercialização e via inserir via crowndfunding uma parte dos recursos levantados deveria ser dirigida a artistas de verdade, que tem aos montes pela internet nos mais variados valores, mais um jogo interessante que não vai fazer parte da minha coleção, uma pena principalmente pq o volume de arte aparente para o jogo é bem baixo, IA em prototipo? OTIMO, IA em produto final? PESSIMO!
Acho que você não conhece o trabalho do Valter, que é designer formado e profissional, nem a campanha, e não tem ideia do que está falando. Para a arte preliminar, ele utiliza Photoshop e faz arte digital, por vezes baseada em foto - algo que é muito anterior às IAs generativas. Por outro lado, o Photoshop e demais programas gráficos atuais todos incorporaram a IA como ferramenta dos artistas digitais.
Quem já está ligado na campanha há mais tempo e vem acompanhando o processo viu que o Valter já adiantou em mais de um lugar sobreo o processo da arte do jogo. Esse processo ainda não está concluído, mas não adianta dar os acabamentos finais sem que a campanha se conclua.
elbardo::Achei a iniciativa massa, parece ser um joguinho bacana, mas essa proliferação dos jogos com arte feita com I.A é bem decepcionante, se vc vai fazer um produto para comercialização e via inserir via crowndfunding uma parte dos recursos levantados deveria ser dirigida a artistas de verdade, que tem aos montes pela internet nos mais variados valores, mais um jogo interessante que não vai fazer parte da minha coleção, uma pena principalmente pq o volume de arte aparente para o jogo é bem baixo, IA em prototipo? OTIMO, IA em produto final? PESSIMO!
Acho que você não conhece o trabalho do Valter, que é designer formado e profissional, nem a campanha, e não tem ideia do que está falando. Para a arte preliminar, ele utiliza Photoshop e faz arte digital, por vezes baseada em foto - algo que é muito anterior às IAs generativas. Por outro lado, o Photoshop e demais programas gráficos atuais todos incorporaram a IA como ferramenta dos artistas digitais.
Quem já está ligado na campanha há mais tempo e vem acompanhando o processo viu que o Valter já adiantou em mais de um lugar sobreo o processo da arte do jogo. Esse processo ainda não está concluído, mas não adianta dar os acabamentos finais sem que a campanha se conclua.
Não conheço mesmo, comentei pela arte da caixa, que parece muito com arte feita por IA, mas apenas isso.
elbardo::Achei a iniciativa massa, parece ser um joguinho bacana, mas essa proliferação dos jogos com arte feita com I.A é bem decepcionante, se vc vai fazer um produto para comercialização e via inserir via crowndfunding uma parte dos recursos levantados deveria ser dirigida a artistas de verdade, que tem aos montes pela internet nos mais variados valores, mais um jogo interessante que não vai fazer parte da minha coleção, uma pena principalmente pq o volume de arte aparente para o jogo é bem baixo, IA em prototipo? OTIMO, IA em produto final? PESSIMO!
Críticas e sugestões são sempre bem-vindas, Elbardo! Acho até que esse debate sobre prós e contras do uso de IA pode ser mais um tópico suscitado pelo jogo nos ambientes educacionais em que ele tem sido usado.
Se você se incomodou apenas com uma parte da arte (que por enquanto é de protótipo), mas realmente achou o jogo interessante, te convido a dar mais uma olhada na página da campanha, pois o objetivo desse jogo não é apenas dialogar com o mercado de jogos, mas, sobretudo, alcançar novos espaços, tais como escolas, instituições de ensino superior e museus.
Se você acredita nessa iniciativa, o seu apoio é importante para nós, mesmo que você tenha concluído que o jogo não mereça estar na sua coleção.