Através do diário de viagem do padre Claude D'abeville (1612), temos registros dos conhecimentos e hábitos dos povos tupinambás da região do Maranhão e terras circunvizinhas. No livro, o autor descreve algumas formas como os Tupinambá usavam seus conhecimentos de astronomia, por exemplo, para diversas atividades do dia a dia.
Em seu diário, o padre nos conta que os tupinambás relacionavam períodos de mares às fases da lua. Correlação essa que não combinava com publicações europeias da época. Galileu Galilei, por exemplo, em seu livro Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo (1632), afirmava que os efeitos de marés eram causados pelos movimentos de rotação e translação da terra. Meio século à frente, Newton acaba provando matematicamente que os efeitos de maré são causados pela translação da lua em relação à terra, dando razão aos conhecimentos empíricos dos nativos brasileiros.
Isso é só uma pequena parte da rica etnoastronomia tupinambá, a qual é o tema central do jogo Ayrumã, da Crafteca Studio, que está em Financiamento coletivo - Ayrumã até o dia 07/12.

Ayrumã é um jogo para 2 a 4 jogadores, onde cada uma joga como um líder de uma aldeia, tentando melhorar e perpetuar os conhecimentos em algumas áreas, como pesca, caça, cultura e cosmovisão, e se atentando às fases da lua e das constelações tupinambás. Chegamos à reta final do financiamento do jogo e precisamos de vocês para alcançarmos as últimas metas estendidas e entregar um produto ainda mais bonito e completo para os apoiadores!