DIÁRIO DO DESIGNER: SKIM SESSION Diego Antunes - Esporte na Mesa
O que é skimboard? Bom, vou colocar um vídeo de um campeonato brasileiro que organizei aqui em Floripa. Apesar das semelhanças com o surfe, o skimboard é bem diferente. Pegamos ondas a partir de uma corrida e não usamos quilhas nas pranchas. Essas pranchas têm cerca de 1,30m de comprimento. Essa é a forma mais tradicional do skimboard, embora também exista o flatland, que é parecido com o skate, e atletas que desafiam ondas gigantes. O jogo nasceu em um momento bem difícil da minha vida, uma fase em que os jogos de tabuleiro e o skimboard me traziam conforto mental. Após alguns sonhos com o jogo e muitas ondas, Skim Session surgiu! O objetivo era juntar a sensação das imprevisibilidades do skimboard com a movimentação das ondas.
Vou tentar resumir um processo longo de desenvolvimento com algumas imagens (Link do Behance) e momentos importantes. O Skim Session foi meu primeiro jogo e comecei a criá-lo em 2022. Segui o caminho mais longo, começando com cartolina, desenhando e cortando com tesoura, kkkkk. Porém, ao longo do processo, aprendi a importância da versão digital e de poupar custos. O jogo praticamente ganhou vida junto com a OP Floripa e foi bem testado por lá.
Em 2023, me inscrevi na área de protótipos do Doff, com uma versão que tinha fotos dos atletas e era bem simples. Faltou pouco, mas não fui classificado. No entanto, ainda não tinha desistido do jogo. Fiz uma arte e preparei a famosa folha de venda (Sell Sheet) para o Doff 2023. Tudo registrado no link do Behance (Dica! Não coloquem os projetos de jogos lá kkk). Projeto até a folha de venda de 2023
No Doff 2023, entreguei o jogo a diversas editoras e consegui o interesse de duas. Uma agendei para playtest, a outra esqueci de entrar em contato, kkkkk. O playtest agendado foi com a editora, e o Skim Session foi bem, mas precisava de alguns diferenciais. Recebi sugestões e a ideia era testar tudo o que me foi sugerido. Testei todas as sugestões, mas o jogo quebrou… quebrou… e quebrou! Durante esse processo, buscando ajustes e diferenciais, surgiu um jogo com um tabuleiro muito parecido e o tema de surfe (The Perfect Wave). A pessoa que testou comigo na editora me enviou a foto do jogo, e tomei a decisão de deixar o projeto de lado por um tempo — até porque surgiu o tal do FUCAZUL! no caminho.
Depois de muita estrada com o Fucazul, decidi voltar para o Skim Session com a ideia de lançá-lo de qualquer jeito até o final de 2024. Voltei aos playtests com o Skim Session e segui o caminho contrário: comecei a simplificar e adicionar novas dinâmicas. Adicionei um modo para jogar em duplas e retirei o tabuleiro. Decidido e satisfeito com a nova versão, fui para o BGZO em São Paulo mostrar o jogo para o mundo. Lá, joguei uma partida com @RogérioLou e João Toledo, da BgBureau. Tivemos uma ótima conversa, e aceitei a experiência de trabalhar no jogo com eles. Nesse processo, enfrentamos vários desafios para transformar o jogo: meeples, menos cartas, mudanças de arte e conceito. Dessa vez, funcionou!
Antes de tudo, Skim Session nasceu da minha paixão pelos esportes e pelo skimboard! A partir dessa ideia inicial, surgiram as inspirações e os estudos. Eu queria muito a sensação de um jogo de Rummy, e isso aconteceu de forma natural, já que sempre joguei esses jogos com minha mãe[1,2,3]. Acredito que o jogo, como está hoje, não é exatamente um carteado, mas sim um jogo híbrido (Jogo de cartas + Carteado). Assim como em alguns rummys, é necessário fazer uma abertura para baixar os pontos, buscando formar conjuntos em sequência. Mesmo sem naipes, é preciso respeitar uma ordem, como nas ondas. Além disso, há o descarte e a compra das cartas. O jogo precisava simular as marés e suas imprevisibilidades. O jogo Fungi[4] foi um dos primeiros que me interessou por ter um movimento de cartas, e a partir dele, joguei vários jogos com esse tipo de dinâmica[5,6,7]. E a imprevisibilidade veio de jogos de esporte e do Exploding Kittens[8,9]. Assim nasceram as marés, as manobras, as ondas, o side slip e a VACA! Falando em VACA, a temática ficou mais animal na reta final do jogo, com a introdução de meeples de personagens e pranchas: Tubarão, Vaca, Gaiovota e Jabuti.
Com essa riqueza animal, surgiram poderes para cada personagem, pranchas para cada jogador e um jogo com uma arte incrível! Uma mistura de rummy, coleção de conjuntos, forçar a sorte e, claro, muito skimboard! E, no lugar dos atletas que estavam surfando, está Kanaloa, o Deus dos mares havaianos. Skim Session foi testado por diversos game designers que admiro muito, amigos, crianças e todo tipo de público. Passou por eventos e mares difíceis. Além disso, joguei diversas partidas solo, e assim surgiu o modo em dupla contra o jogo também. Fiquem de olho nas novidades na BGBureau e na Esporte na Mesa! O Skim Session já está atualizado na Ludopédia, e assim que eu pegar a primeira cópia, farei o vídeo de gameplay. Vou nessa, espero voltar para as ondas de skimboard agora no verão, com o jogo já lançado!!! Bom verão e boas ondas com Skim Session!
Parabéns, Diego!
Empolgado pra ter um jogo de surfe na coleção. Muito bacana saber que mesmo com o The Great Wave saindo e tendo aquela semelhança, tu seguiu caminho e deu certo! Lembro quando tu me contou desse caso.
Sucesso.
ArtwA::Parabéns, Diego!
Empolgado pra ter um jogo de surfe na coleção. Muito bacana saber que mesmo com o The Great Wave saindo e tendo aquela semelhança, tu seguiu caminho e deu certo! Lembro quando tu me contou desse caso.
Sucesso.
Vai ser o jogo do verão!!! Siim, o jogo seguiu para um rumo bem interessante. Tem onda para todos no mar kkk