Olá!
Finalmente chegou!
Hoje é dia de enaltecer o Jason Glover com Gate e sua expansão Gates!

Jason é um dos meus designers favoritos, não só pela atenção que ele dá aos jogadores solo, mas também pela sua arte fantástica.
Ele não pára! Já tem mais 2 jogos vindo aí.
Dentro dessas pequenas latinhas temos um jogo de construção de baralho-tower defense e sua, belíssima, expansão.
Começando pelos componentes de Gate:

(Reparem nos rostos sofridos dos habitantes e as monstruosidades que precisam enfrentar.)
Temos os habitantes, heróis, inimigos, marcadores de vida, dados, edifícios, Fearmid e uma carta para ações do turno e ações no jogo.
Os dados e marcadores foram trocados por mim para melhorar a minha experiência.
Na expansão Gates encontramos as seguintes cartas:

Um pouco mais de tudo e com a adição de Barricadas e Zogar o vilão clássico dos jogos do Jason Glover.
Ainda tem um pacote de promos e expansões para vários jogos do Jason Glover, o Gnome Pack #1.

Na latinha base temos, exatamente, a conta de cartas que precisamos.
Fazendo a repetição chegar muito rápido e até desanimar quem joga com frequência.
(Não que seja um jogo ruim, não é, só que com pouco conteúdo tem esse problema.)
O jogo começa com 3 habitantes iniciais, 4 habitantes abertos para recrutar (mas só 3 estão disponíveis), 5 heróis, 3 ondas de 3 inimigos cada, Fearmid e os edifícios Torre, Fazenda e Portão.
Nossos objetivos são: proteger os portões e manter o medo bem baixo para nulo.
Se após 3 ondas de inimigos os portões ainda estiverem em pé, ganhamos.
Se em algum momento nossos portões caírem ou o medo for muito grande perdemos.
Somar todos os inimigos derrotados e temos o placar.
Podemos perder a Fazende e a Torre que não é derrota.
Com as nossas 3 humildes cartinhas de habitantes vamos tentando passar pelos horrores que nos atacam.
A sequência do turno:
1 Inimigos avançam e causam danos nos edifícios.
2 Comprar cartas.
3 Usar comandos, ações especiais para causar dano, trocar as cartas de recrutamento, reparar danos e acalmar os ânimos.
4 Recrutar habitantes, apenas 1 por turno.
5 Usar cartas para as ações descritas no item 3.
6 inimigos atacam.
Cada inimigo derrotado é ponto de vitória garantido, os que avançam causa 1 de dano nos portões sem chance de defesa.
Anatomia das cartas:
- carta de habitante
O círculo com a numeração é o valor de compra.
(A gotinha de sangue significa que é da expansão.)
# e moeda, para recrutar cartas.
# e martelo, para consertar edifícios.
# e olho, para acalmar os habitantes e diminuir a Fearmid.
# e machado, para causar dano.
Abaixo temos o poder especial.

- carta de inimigo:
Estrela e valor são os pontos de vitória.
# e coração, o tanto de dano que precisa levar.
# e edifício, o tanto de dano que causa.
# e olho, o tanto que aumenta a Fearmid.
Alguns tem poderes especiais.

- carta de herói:
Cartas de heróis são muito poderosas e apenas aumentando a Fearmid que temos acesso e vai direto para nosso descarte. Seu uso é único e assim que aparecer no baralho é necessário usar e após a carta sai do jogo.
Símbolo do Sol, é o gatilho na Fearmid.

- cartas de edifícios:
Fazenda e Torre tem poderes especiais, mas se forem destruídas saem de jogo.
Os dados servem apenas para marcadores.
Para uma partida mais difícil existe o lado vermelho.

Explicações feitas, bora jogar!

Os turnos vão se repetindo até o fim por derrota ou vitória.
Tudo muito legal e padrão...
Aí entra a expansão que melhora, brilhantemente o jogo base.
Melhora, adiciona nova mecânica, aumenta as cartas base, traz chefão final e não complicada em nada.
Um belíssimo exemplo de que mais conteúdo não é mais complicação.
A cidade aumentou e temos o Moinho e a Taverna.
As cartas iniciais, heróis e de inimigos são embralhadas e algumas são retiradas sem olhar. Aumentando a rejogabilidade e fator surpresa.
Para os inimigos adicionamos um às ondas e dois são deixados fora do jogo e no fim ainda tem o Zogar.
(Aumenta um pouco mais o tempo de partida com quatro inimigos, mas te concede mais tempo para planejar.)
Não basta mais vencer, tem de se superar.
As barricadas são cartinhas que protegem os edifícios de todo o dano aplicado por um inimigo e de rebote causa 1 de dano.
Jogo base e expansão prontos para jogar.

Reparem que os edifícios foram feitos para formar uma paisagem.

Não joguei com o Gnome Pack #1, ainda tem muito conteúdo para utilizar antes de me cansar.
O jogo figura entre meus favoritos do Jason Glover.
(Talvez eu fale isso de todos os jogos dele. O cara não faz jogo ruim.)
Os financiamentos coletivos de seus jogos não são nas plataformas convencionais tais como Kickstarter, Gamefound ou Backerkit. Ele utiliza o The Game Crafter, o jogo já está pronto e a quantidade de jogos vendidos significa menos para quem compra.
(Nem é chamado de crowdfunding e sim crowdsale, que seria venda de galera.)
Descontos podendo chegar até 40%.
Esse formato é o que eu chamo de ideal.
Todos recebem o mesmo jogo, não tem FOMO, não precisa pagar mais para ter conteúdo exclusivo (inclusive se paga menos) e o jogo só tá esperando para ser impresso.
É, literalmente, só vantagem para quem compra. Infelizmente, não envia mais para o Brasil. 
Nem tudo está perdido, o jogo tem a venda no PnP Arcade, como são só cartinhas e uns marcadores é mega simples de fazer.
É isso, demorou mas chegou o lord dos solo no canal.
Até!