Post original: https://boardgamegeek.com/thread/3254556/a-mellow-afternoon-in-the-village
[Esta cópia de revisão não foi cultivada na minha fazenda – uma editora amigável me deu como um presente sazonal. O que não influenciou o clima, as eleições da vila ou minha opinião sobre o jogo.]
À noite, tudo fica quieto.
Um suave zéfiro sopra do oceano, carregando o cheiro de sal, peixe e algas marinhas.
O sol se esconde atrás da floresta com a promessa de retornar amanhã para seu dever diário.
A cidade adormece.
No entanto, temos um sono bom depois de um bom dia. Um dia cheio de passeios rápidos de uma ponta a outra da cidade, linhas de pesca lançadas preguiçosamente, vegetais colhidos com carinho ou abrindo e fechando portas de museus. De manhã, alguém descerá para o poço da mina, outro estará cortando madeira na beira da estrada. Grupos se reunirão no centro cultural para vender e comprar bugigangas, conhecendo alguém no processo. Amizades florescerão, lojistas e artesãos trabalharão e moradores conversarão. Juntos, todos ganharão a sonolência noturna que envolve toda a cidade.
Amanhã será outro dia.
Amanhã, Stardew Valley acordará novamente.
Testamento do Vovô
Stardew Valley é principalmente uma história sobre legado. E é um legado problemático - um que significa trabalho.
O vovô foi gentil o suficiente para deixar não um, mas quatro testamentos. Quatro sonhos de um velho que deveriam ser realizados por seus descendentes. O que o vovô estava pensando em seus momentos finais? Sobre reconstruir o museu. Sobre construir amizades. Sobre criar animais. Sobre explorar a mina... e sobre acumular ouro.
O vovô era um excêntrico.
Cabe a nós cumprir sua vontade e isso exigirá muitas caminhadas diligentes por esta cidade aqui. A área é linda e rica em oportunidades - mas cada dia só nos concede duas ações. Começamos nossa manhã com uma previsão do tempo, graças à qual os vegetais do jardim prosperarão, novos peixes nadarão nas águas, nossos amigos nos darão presentes ou nossos rabanetes e berinjelas receberão luz solar suficientes para vencer todos os concursos de qualidade de produtos agrícolas no local.
Pode ser idílico, mas nunca é preguiçoso.
Há muito trabalho pela frente.
As Quatro Estações
A vida e o trabalho em Stardew Valley seguem o ritmo definido pelas estações e pelos meses que passam. Nunca sabemos o que o calendário trará - ou se uma corporação sinistra assombrará o vale, limitando nossas possibilidades ou aumentando os preços na cidade. Lutar contra esse gigante é nosso dever jurado. Livrar-se do conglomerado urbano em nossa cidade nos custará dinheiro ou nosso recurso mais precioso: nosso coração.
A maioria das ações aqui são simples: coletar, encontrar, comprar, vender. No entanto, sentimos o sopro de algum inimigo invisível em nossos pescoços. A passagem do tempo é quase imperceptível - com as sessões de jogo geralmente de duas horas de duração, pode-se sentir que "há tempo para tudo". Como o vovô costumava dizer. No entanto, precisamos ter um plano em mente, uma sequência de movimentos por meio dos quais conectaremos todas as possibilidades que estão diante de nós. Ganharemos mais vendendo os vegetais e frutas cultivados no jardim. No entanto, primeiro, precisamos comprar as mudas. Plantá-las. Esperar a chuva fazê-las crescer ou dedicar tempo para regá-las.
Para obter geodos valiosos - uma expedição à mina.
Para abrir esses geodos - uma visita ao Clint's.
Não, não aquele Clint.
Para pegar um peixe, tesouro ou caranguejo - escolha o oceano, lago ou rio próximo.
E para conhecer alguém emocionante - visite Gus.
Ele conhece as pessoas.
Coçando a cabeça no Vale
Stardew Valley não oferece mecânicas revolucionárias, reviravoltas na trama ou enfeites desnecessários. O jogo navega por um território familiar de colocação de trabalhadores, caminhando por lugares simples, resolvendo eventos menores ou gerenciando recursos em nossa mochila. Esses são mecanismos seguros e testados que, por si só - mesmo em tal combinação - não aceleram o pulso do jogador. A jogabilidade cooperativa confunde ainda mais os limites - todos aqui apoiam uns aos outros, lutando por um objetivo comum.
No entanto, Stardew Valley tem um ás na manga - ou pelo menos uma rainha.
Ele tem humor.
É aquele algo intangível que torna impossível passar pelo jogo indiferentemente. Mesmo que a contraparte em vídeo seja desconhecida para nós (como eu, por exemplo). A combinação de ilustrações deliciosas e calorosas, ambientadas em um cenário rural idílico e um ritmo de jogo um tanto vagaroso significa que, onde Stardew Valley não tem sucesso como jogo, ele tem sucesso como microterapia. Um momento de descanso de cálculos pesados e histórias elaboradas. Meditação sobre pequenas coisas que simplesmente trazem prazer. Uma vida rústica em uma cápsula de jogo de tabuleiro que pode ser um substituto para uma visita de fim de semana ao campo. Cortar lenha, capinar na primavera, visitar um amigo, pegar um peixe lendário.
Falando naquele peixe lendário...
Vila de moedores
Em Stardew Valley, encontrará várias guloseimas nas mecânicas: fazer amigos, receber presentes, casamento (raramente encontrado porque requer encontrar um único item específico no baralho), expandir a fazenda com edifícios de gado, comprar animais, adquirir itens comuns e épicos, resolver eventos na mina e na vila. Há muitos componentes bonitos, muita coisa acontece no jogo e há muito o que fazer nele. Jogar com outros nos dá muitas oportunidades para planejar movimentos, dividir tarefas e até mesmo possibilitar uma leve especialização profissional.
Um aspecto legal do jogo é o "desenvolvimento do personagem". No início do jogo, recebemos uma alocação na forma de uma "profissão", que sugere gentilmente um conjunto de atividades nas quais podemos nos destacar. E em alguns lugares, o jogo nos recompensará com uma habilidade adicional ou nos permitirá melhorar um item relacionado à nossa profissão. Isso deve nos preparar para uma melhor conquista de objetivos, mais eficiente.
Além de um grande número de espaços onde vamos para obter resultados garantidos - comprar um prédio, gado ou sementes de plantas - há alguns lugares onde jogamos os dados para pegar algo ou encontrá-lo. E lembre-se, nosso objetivo principal é realizar os desejos do vovô. Realização aqui significa encontrar, processar e entregar fichas ou recursos. Para levar um item ao museu, que nos dá corações, primeiro precisamos pescá-lo de um dos locais d'água. A princípio, não é um problema - há oito espaços para itens. Mas cada um deles só pode ser ocupado por um tipo específico de item. Quanto mais para dentro da floresta, mais precisamente temos que pescar ou procurar.
Quando recuperamos um geodo das profundezas da mina - um lançamento de dados decidirá o que encontraremos nele. Ou melhor - se encontraremos algo específico ou se tiraremos uma peça da bolsa. Então, jogamos três dados, pegamos um e tiramos aleatoriamente de uma bolsa - são três níveis de potencial frustração.
Para consertar salas no Centro Comunitário, também precisamos de recursos definidos com bastante precisão, obtidos de muitas fontes diferentes.
Para ganhar um amigo que periodicamente nos dá um presente - precisamos de um tipo específico de item: peixe, artefatos, minerais, vegetais, frutas. Um presente mal escolhido pode ofender um amigo.
A Vida Secreta da Carpa
Então, começamos com um passeio tranquilo pela vila sonolenta e acabamos... em um lugar de bastante tensão e frustração periódica. Porque por acaso estamos sem aquele peixe lendário amaldiçoado, por exemplo. E dos 60 peixes na bolsa, apenas 4 são lendários. E o mercado de peixes oferece no máximo 5 fichas para escolher. Fichas que só mudam quando pegamos algo ou quando a estação assim o exige. Fichas que só podemos pegar se rolarmos uma combinação específica de símbolos em três dados. E não há novas rolagens ou mitigação de dados prontamente disponível.
Então, é adorável e sentimental, mas apenas até certo ponto. Quando o jogo espera que obtenhamos detalhes que simplesmente não aparecem ou pior - aparecem e desaparecem. Porque aquela carpa lendária, embora não seja removida do jogo, se não for capturada por vários turnos, simplesmente retorna para a bolsa. E não só teremos que retirá-la da bolsa novamente - ainda teremos que rolar dados para obtê-la novamente. E novamente. E possivelmente de novo.
Quando Stardew Valley transita de uma alegre caminhada entre colonos e lojistas sorridentes para uma trituração mecânica de dados, sacolas e fichas, torna-se exaustivo. Sim, pegar um peixe lendário é apenas um dos oito objetivos, mas desses oito, quatro estão sempre em jogo. E cada objetivo é dimensionado multiplicando-o pelo número de jogadores. Dois peixes lendários em um jogo? Parece um sonho irreal. Ou devaneios de um cidadão senil.
Claro, o jogo depende muito de seu tema, atmosfera e referências ao seu protótipo de vídeo. E recria a atmosfera relaxante da vida de uma cidade pequena maravilhosamente. Como uma jornada nostálgica pela vida de uma cidade pequena, funciona muito bem. Como um jogo: um conjunto de objetivos e mecanismos para alcançá-los, infelizmente, nem tanto. A ameaça da corporação maligna Joja é mínima porque a) a corporação raramente aparece na vila e b) são necessárias apenas algumas moedas ou uma ficha para se livrar dela e c) ela frequentemente aparece e interfere onde não gostaríamos de ir de qualquer maneira.
O jogo definitivamente é longo demais para o que realmente acontece nele. É bom passar um tempo em um mundo aconchegante, mas 90 ou 120 minutos coletando e carregando recursos de um canto para outro é definitivamente muito tempo coletando e carregando recursos de um canto para outro.
Dividir os objetivos em três áreas - as metas do vovô, as salas para reconstruir no Centro Comunitário e o Museu, que aguarda os itens que trazemos - pode ser opressor. A impressão é que temos que usar todas as ações, ir a todos os lugares e ter quase todo tipo de vegetal, mineral ou artefato à mão. E o menor escorregão em um dos numerosos sistemas aleatórios do jogo faz Stardew Valley às vezes parecer... injustamente difícil.
A especialização de profissões no jogo (jogar sozinho permite combinar diferentes profissões dentro de um personagem) é potencialmente problemática. Um jogador especializado no negócio de mineração passará seus turnos rolando dados e esperando pelo resultado desejado, enquanto um jogador com uma vara de pescar fará quase o mesmo, mas sobre a água. Por alguns turnos - claro, isso pode ser interessante. No entanto, como uma estratégia para 2 horas inteiras... pode levar a uma séria fadiga de jogo.
Com tantos elementos aleatórios nos dados, cartas e bolsas (pegamos peixes e artefatos/minerais de duas bolsas cheias de peças), o jogo não fornece nenhum meio de neutralizar essa aleatoriedade. Em jogos modernos, esta é uma solução bastante rara - ou melhor: falta de solução.
De volta ao sonho
No final das contas, Stardew Valley provavelmente satisfará os fãs do jogo de computador. Também encantará aqueles que jogam com menos frequência ou não jogam de jeito nenhum – é um jogo relativamente fácil, rico em componentes e liberdade de escolha. Para jogadores cientes das soluções disponíveis em jogos modernos, isso será problemático.
A questão é: quanta satisfação do jogo em si pode ser sacrificada, ao mesmo tempo em que foca no tema, cenário e atmosfera idílicos e caseiros?
Na enxurrada de jogos, incluindo aqueles não baseados em IPs conhecidos, Stardew Valley me parece um jogo que pode ser jogado na casa de um amigo, mas definitivamente não é um que você precisa ter. É um pouco como aquela vila aparentemente agradável que você às vezes passa durante um passeio de bicicleta de domingo. Gosta de vê-la de longe, mas conforme se aproxima, ela cheira um pouco a esterco.
Prós:
+ design gráfico charmoso e belos componentes
+ atmosfera idílica e emocionante
+ até certo ponto: jogabilidade agradável, relaxante, quase meditativa
Contras:
- vários níveis de aleatoriedade que não podem ser combatidos
- objetivos difíceis de atingir com base na disponibilidade de elementos aleatórios
- muito longo para o que oferece
https://www.gamesfanatic.pl/
Por Piotr Wojtasiak
Traduzido*** por
Marcelo GS
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