Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. O Inconsciente
  4. O Inconsciente: Promessa de um Clássico Moderno

O Inconsciente: Promessa de um Clássico Moderno

O Inconsciente
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio26/11/24 13:12
    iuribuscacio » 26/11/24 13:12

    GabrielAlmeida::
    marcelobrito::Na minha opinião Clássicos carregam alguns adjetivos em comum:

    - comprável (valor acessível)
    - encontrável (tiragem decente)
    - elegante (mecânicas que tiram um uau da sua boca depois de aprendê-las)
    - ensinável (esqueçam manuais com 2 dúzias de páginas, mesmo que sejam estrategicamente profundos eles precisam ser descobertas em camadas, se, para vencer, tem que dominar tudo de uma vez: esquece)
    - atemporal (suportam o teste do tempo sem ser sufocado pelas centenas de lançamentos anuais)

    Die Macher é um dos maiores clássicos da história dos BGs e só se enquadra no seu último quesito. Então eu discordo. Diria que para ser um clássico ele tem que marcar sua época e sobreviver ao teste do tempo. Tipo Caylus.

    Caro GabrielAlmeida e marcelobrito

    Eu acho que quando se trata de clássicos, talvez fosse bom considerar que não estamos falando apenas do cenário nacional. Um jogo talvez não seja comprável ou encontrável aqui no Brasil, mas talvez o seja no exterior. Eu também me questiono se talvez esse jogo clássico não seja comprável ou encontrável hoje, mas tenha sido bastante acessível, na época de seu lançamento. Isso inclui considerar que um jogo poder ser um clássico, mas pelo fato de ser muito característico de sua época, ou por qualquer outra razão, não ter sido relançado posteriormente. Vocês vejam o caso do Advanced Squad Leader original, no caso dos wargames, ou do 1830: Railways & Robber Barons, no caso dos 18xx, e ainda o Magic Realm ou o Battlestar Galactica, no caso dos board games. Todos esses são inegavelmente jogos clássicos em suas respectivas categorias, mas não são encontráveis, nem acessíveis hoje. Só que eles eram perfeitamente acessíveis tanto em oportunidade de compra, quanto de preço, na época em que foram lançados.

    Portanto, eu acho que o Marcelo em parte tem razão, porque obviamente existem algumas exceções como é o caso do Brass Birmingham e do TI4 que já foram citados, mas muito do que ele escreveu me parece correto. Assim sendo, eu acho que as características de um jogo clássico se resumem no seguinte

    ACESSIBILIDADE - Se quase ninguém conhecer ou tiver condições de conhecer o jogo, as outras características são inviáveis;

    SUCESSO - Não basta apenas ser acessível porque se, mesmo acessível, o jogo não vender bem, o seu impacto será mínimo;

    IMPACTO - Obviamente o jogo tem de ser relevante por algum motivo, porque se ele não for importante em algum sentido não há porque falar nele. Alex Kidd e Mario são dois personagens de jogos acessíveis e que venderam bastante cada um no seu tempo, mas a diferença de impacto e importância entre os dois dispensa maiores comentários;

    LONGEVIDADE - Não dá para falar em clássico, se a obra não vencer o teste do tempo, e isso não apenas em termos de jogos, mas de todas as formas de arte, como literatura, música, cinema, pintura, teatro, escultura, etc.

    Por fim, antes de comentar que o jogo Y ou X, é um clássico e mesmo assim caro e difícil de encontrar, talvez fosse bom conferir se ele é caro e difícil de encontrar de modo geral, no mundo todo. Isso porque ele pode ser muito caro e muito difícil de encontrar, apenas para nós aqui do "patropi". Nosso mercado nacional de jogos é minúsculo, e, para alguns efeitos, praticamente insignificante (1.000/2.000 unidades por jogo, não impressionam ninguém). Além disso, apesar de estarmos entre as maiores economias do mundo, vivemos em um país com uma das maiores concentrações de renda do planeta e temos um poder de compra médio baixíssimo. E isso para não falar que contamos com uma moeda fraca internacionalmente. Como se isso já não fosse o bastante, ainda pagamos (pessoa físicas e empresas) uma das mais brutais, injustas e ineficientes cargas tributárias do mundo, além de vivermos em um país onde a burocracia e a corrupção são tão endêmicas, que já se entranharam até na própria essência da sociedade brasileira.

    Não é o jogo que é caro e difícil de encontrar, você é que mora no Brasil!

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 
         
      

    6
  • JedoLar
    1344 mensagens MD
    avatar
    JedoLar26/11/24 19:03
    JedoLar » 26/11/24 19:03

    marcelobrito::Acredito que vocês,  meus confrades, estão se equivocando nos conceitos. Misturando jogo bom com jogo clássico.

    Um jogo bom não é necessariamente um clássico.
    Um clássico não é necessariamente um jogão.

    Na verdade, é você que está equivocado, pois: Quem define o que é bom? Você? Seu grupo? Um prêmio mundialmente famoso? As avaliações do BGG? O hype do momento? O melhor marketing?

    1
  • JedoLar
    1344 mensagens MD
    avatar
    JedoLar26/11/24 19:13
    JedoLar » 26/11/24 19:13

    Muita gente tem o costume de exagerar quando gosta de alguma coisa. Pode ver pelas avaliações de qualquer jogo que vão encontrar palavras como "maravilho", "genial", "sensacional", "o melhor", "definitivo"... Esta review é só de mais um que exagerou. A credibilidade do que a pessoa diz, a meu ver, vai pro saco também.

    E também exageram quando não gostam de alguma coisa "horrível", "o pior", "desnecessário", "não deveria existir"...

    2
  • marcelobrito
    110 mensagens MD
    avatar
    marcelobrito27/11/24 00:10
    marcelobrito » 27/11/24 00:10

    JedoLar::
    marcelobrito::Acredito que vocês,  meus confrades, estão se equivocando nos conceitos. Misturando jogo bom com jogo clássico.

    Um jogo bom não é necessariamente um clássico.
    Um clássico não é necessariamente um jogão.

    Na verdade, é você que está equivocado, pois: Quem define o que é bom? Você? Seu grupo? Um prêmio mundialmente famoso? As avaliações do BGG? O hype do momento? O melhor marketing?

    Caro, se você ler o que eu estou falando é justamente sobre não definir o que é um jogo bom. O foco aqui é definir o que é um clássico.
    Exige uma maturidade apurada para definir com clareza o que é:
    - um jogo bom
    - um jogo que gosto 
    - um clássico
    Entendendo que são coisas totalmente diferentes e que a grande parte não sabe separar, misturando tudo. 
    Como você mesmo disse: as pessoas chamam os jogos que gostam de clássicos e jogo bom.
    Baseado nisso rankings, notas e avaliações servem pouco.

    2
  • Gustavo L
    273 mensagens MD
    avatar
    Gustavo L28/11/24 15:02
    Gustavo L » 28/11/24 15:02

     Sim, vamos definir cientificamente num fórum comercial nada livre os axiomas de clássicos.

    0
  • Leo Ayres
    54 mensagens MD
    avatar
    Leo Ayres02/12/24 08:43
    Leo Ayres » 02/12/24 08:43

    Eu entendo clássico como algo que deixou sua marca a ponto de servir como referência para futuras iniciativas.

    Dr. Knizia é conhecido por ter clássicos estabelecidos, sendo Tigris & Euphates para muitos sua "obra prima". Do lado mais do Leste Europeu, temos Through the Ages do Vlada a ser considerado por muitos a "obra prima" dele e também um clássico.

    Stefan Feld conseguiu o mesmo efeito com Castles of Burgundy, Seiji Kanai com seu Love Letter e a influência dos "micro-games", Bruno Cathalla com Five Tribes, Fabio Lopiano com Calimala, Klaus Teuber com Catan, Klaus-Jürgen com Carcassonne, Andreas Seyfarth com Puerto Rico, isto para citar os mais modernos.

    O ponto é que o tempo determinará o que se tornará clássico por conta do que resultar da influência desse jogo (que na própria análise cita os jogos do Lacerda como inspiração) no que ainda há de vir.

    E não tiro o peso da acessibilidade de um jogo para influenciar na elevação do mesmo ao título de "clássico"; sim, as pessoas precisam jogar o que sendo sugerido de ir à ribalta para poder opinar sobre sua natureza.

    Eu tenho o jogo, mas ainda não o joguei, vou com zero expectativas pois elas costumam deturpar o olhar objetivo. Se olho como um "clássico moderno"...? Só o tempo e umas 30 partidas poderão dizer. ;-)

    Fiquem em paz.

    2
  • viniciusjf
    2705 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf02/12/24 10:19
    viniciusjf » 02/12/24 10:19

    marcelobrito::
    JedoLar::
    marcelobrito::Acredito que vocês,  meus confrades, estão se equivocando nos conceitos. Misturando jogo bom com jogo clássico.

    Um jogo bom não é necessariamente um clássico.
    Um clássico não é necessariamente um jogão.

    Na verdade, é você que está equivocado, pois: Quem define o que é bom? Você? Seu grupo? Um prêmio mundialmente famoso? As avaliações do BGG? O hype do momento? O melhor marketing?

    Caro, se você ler o que eu estou falando é justamente sobre não definir o que é um jogo bom. O foco aqui é definir o que é um clássico.
    Exige uma maturidade apurada para definir com clareza o que é:
    - um jogo bom
    - um jogo que gosto 
    - um clássico
    Entendendo que são coisas totalmente diferentes e que a grande parte não sabe separar, misturando tudo. 
    Como você mesmo disse: as pessoas chamam os jogos que gostam de clássicos e jogo bom.
    Baseado nisso rankings, notas e avaliações servem pouco.

    Se formos pensar por aí, Banco Imobiliário, War, Detetive e Jogo da Vida têm um monte de problemas, mas estão aí décadas, com um mercado considerável, muito maior que o dos jogos modernos, para provar que um jogo clássico não é necessariamente um jogo bom. 

    2
  • jean llima
    39 mensagens MD
    avatar
    jean llima09/12/24 11:15
    jean llima » 09/12/24 11:15

    Mais um "euro" cujo tema não tem nada a ver com a mecânica. Poderia ser qualquer tema, e vc não se sentiria dentro dele. 

    Um eurotrash sem a elegância que é característica de um bom euro. E com um valor fora da realidade. Isso aí nunca vai ter minha atenção. 

    2
  • Gringss
    34 mensagens MD
    avatar
    Gringss08/03/25 01:50
    Gringss » 08/03/25 01:50

    Previsão de reprint? 

    0
Responder
  • 1
  • 2
  • 3(current)
O Inconsciente - O Inconsciente: Promessa de um Clássico Moderno
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.