Post original: https://www.boardseyeview.net/post/__gap
Criado por Frank Noack e Rico Besteher, publicado pela Arcane Wonders e FunBot (
no Brasil, lançado pela PaperGames),
GAP é um jogo de cartas colecionáveis leve e fácil de jogar que usa um baralho de cartas brilhantes numeradas de 1 a 9 em cinco cores/naipes diferentes.
Os jogadores recebem uma mão de cartas e, na sua vez, joga uma das cartas da sua mão para o seu tabuleiro individual. Há um display de quatro cartas, reabastecidas após cada turno, e se o número da carta que jogar corresponder a qualquer uma no display, adiciona essas cartas ao seu tabuleiro. Se sua carta não corresponder a nenhum número no display, mas houver cartas no display que tenham números adjacentes ao número da sua carta, coleta um dos números mais altos e um mais baixo. Se a carta que jogar não tiver correspondências e/ou números adjacentes no display, não coleta nenhuma carta extra - apenas a carta que joga é adicionada ao seu tabuleiro.
As regras são fáceis de aprender. O nome do jogo é
GAP porque no final da rodada (quando os jogadores jogaram todas as cartas de suas mãos) seu tabuleiro pontua para a lacuna entre o naipe/cor com mais cartas e o naipe/cor com menos. Então, por exemplo, se terminar com 5 cartas azuis, 4 verdes, 2 amarelas, 2 rosas e 1 roxa, marcará quatro pontos: a lacuna entre seus naipes azul e roxo, ignorando todos os outros. A diferença é que os naipes empatados são somados, então se nosso exemplo tivesse 5 azuis, 5 verdes, 2 amarelos, 1 rosa e 1 roxo, marcaria oito pontos (5 + 5) - (1 +1).
Obviamente, há um alto fator de sorte sobre quais cartas aparecem no display de quatro cartas e o
GAP pode ser apreciado por jogadores casuais apenas pegando as cartas conforme elas vêm, mas há espaço para táticas porque sabe com certeza no início de cada rodada que todas as cartas em sua mão acabarão em seu tabuleiro. Se começar com uma mão com um naipe obviamente dominante, fará sentido tentar jogar outras cartas quando elas permitirem que colete mais cartas daquele naipe. Jogadores astutos também vão querer lucrar com a reviravolta na pontuação que recompensa os empates.
Não está nas regras oficiais, mas se quiser experimentar regras alternativas da casa, recomendamos tentar a variante que temos jogado no Board's Eye View. Em nossa variante, os jogadores pontuam a diferença entre o naipe mais alto e o segundo mais alto em vez do naipe mais baixo; isso faz com que ir para naipes empatados seja uma aposta de testar a sorte com muito mais risco...
GAP aceita de 2 a 6 jogadores. Devem combinar antecipadamente com quantos pontos finais estão jogando, mas uma meta de 15 pontos provavelmente envolverá partidas em três rodadas. A maioria das nossas partidas no Board's Eye View duraram cerca de 15 a 20 minutos, tornando este jogo de cartas muito adequado para preencher uma noite de jogos.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.