Produtora: Plaid Hat Games (Galápagos Jogos)
Numero de Jogadores: 2
Duração: 30 Minutos
Ranking da Ludopedia: 80
Ranking na Boardgames Geek: 90
Minha Nota para o Jogo: 6.9
Olá galera, de volta com mais uma resenha para vocês, dessa vez com um jogo de cartas que eu gosto bastante, o Summoner Wars. Trata-se de um jogo para 2 a 4 jogadores com um tempo médio de partida de 30 minutos, e traz como temática um confronto entre facções lutando por poder no mundo de Itharia.
Temática
Foi Ret-Talus, o Lorde do Reino dos Mortos, quem encontrou a primeira Pedra de Invocação. A pedra concedeu seus poderes ao rei de coração-amargo, transformando-o no primeiro dos Summoners. Por mil anos, Ret-Talus permaneceu incontestável enquanto ele e seus guerreiros provocavam estragos no mundo de Itharia. O poder da pedra era tão grande que, mesmo com o desafio de exércitos completos do mundo inteiro, Ret-Talus permanecia invencível.
Foi só quando Dane Lightbringer descobriu a segunda Pedra de Invocação, que o reinado de Ret-Talus foi posto em cheque. A descoberta de uma segunda pedra trouxe esperança ao povo de Itharia, não só porque agora o poder de Ret-Talus poderia ser contra-atacado, mas também porque isso provava que a Pedra de Invocação não era única. Se havia duas, com certeza existiriam mais. Todas as facções de Itharia voltaram suas forças em busca de sua própria Pedra de Invocação.
Mais pedras foram descobertas, e mais Summoners surgiram, mas os Summoners de Itharia não foram capazes de se unir contra o inimigo comum, e deixaram com que rivalidades antigas e o desejo pelo poder das pedras os corrompessem, jogando-os uns contra os outros. E foi assim que começou... The Summoner Wars.
Os jogadores incorporam esses líderes de exércitos em busca das pedras de inovação e do controle das terras de Itharia, mas apenas um summoner será o líder de tudo no final.
Mecânicas
As principais mecânicas do jogo são a movimentação de área, administração de cartas e rolagem de dados.
A movimentação de área é uma das mecânicas mais importantes e presente dentro do jogo, pois é com ela que você vai fazer toda a sua estratégia de combate contra o seu inimigo. Saber muito bem para onde você está movendo as suas tropas para tentar cercar um summoner inimigo ou ficar melhor posicionado para fazer um ataque é uma estratégia sempre presente dentro do jogo, é sempre muito importante a sua movimentação pelo tabuleiro.
A administração de cartas é também bem presente, pois você pode escolher descartar certas cartas de sua mão no final da sua rodada para ter mais pontos de magia para poder baixar mais unidade no turno seguinte, porém o descarte excessivo de cartas pode fazer com que o seu baralho se acabe rapidamente, deixando as suas opções de unidade e magia bem limitadas ou a apenas as cartas em jogo e na sua mão.
A rolagem de dados é sempre usada para os ataques nesse jogo, então ela vai está presente em boa parte da partida. Sempre que um jogador tiver que fazer um ataque ele deve lançar uma quantidade de dados igual ao ataque da unidade e resolver quais os dados foram danos e quais foram erros, essa mecânica, como já falei algumas vezes, pode não ser de muito agrado para muitos jogadores, mas um pouco de caos no tabuleiro sempre é interessante de se ver.
Objetivo
O objetivo de cada jogador é bem simples, derrotar o summoner do inimigo, o jogador que conseguir fazer isso primeiro ganha o jogo. Em um jogo com 4 jogadores que e jogado em duplas, os dois summoner devem ser derrotados para que a outra dupla se consagre vitoriosa no final da partida.
Sequência do Turno
O jogo é dividido em vários turnos, e em cada um desses turnos é dividido em várias etapas, o jogador deve fazer todas as etapas do turno dele se desejar, mas na ordem em que elas são pré-definidas, a sequência de turno que cada jogador deve seguir está listada logo abaixo com uma breve explicação de como funciona.
1° Comprar: o jogador comprar cartas do baralho até ficar com a sua mão cheia de cartas, o máximo de cartas que um jogador pode ter na mão em qualquer momento do jogo são 5.
2° Invocar: o jogador pode agora invocar a unidade que ele tenha na sua mão, ele deve remover para fora de jogo uma quantidade de cartas da sua pilha de magia igual ao custo de invocação da criatura que ele deseja baixar. O jogador pode baixar quantas unidades quiser nessa fase, desde que ele tenha uma quantidade de cartas suficientes na pilha de magia para pagar por todas elas.
3° Jogar carta de evento: o jogador pode jogar quaisquer cartas de eventos que ele tenha na mão, as cartas de eventos não têm custo e podem dar benefícios às suas unidades ou prejudicar as unidades inimigas, todas as cartas de eventos vão para a pilha de magia após usadas.
4° Movimentar: durante essa fase o jogador pode escolher até 3 unidades que ele controla para mover pelo tabuleiro, as unidades sempre podem se mover até 2 quadrados, a menos que alguma habilidade ou evento diga o contrário.
5° Atacar: durante essa fase o jogador pode atacar com até 3 de suas unidades a sua escolha, as unidades que vão atacar não serão necessariamente as mesmas que se moveram nessa rodada, a opção de escolha para os ataques é do jogador.
6° Acumular Magia: o jogador pode durante essa fase descartar qualquer quantidade de cartas de sua mão e coloca-las na sua pilha de magia, essas cartas poderão ser utilizadas para invocar novas unidades na rodada seguinte.
A sequência de turno é bem simples e fácil de se aprender, alguns jogadores iniciantes podem se atrapalhar um pouco com a ordem em que elas são executadas nas primeiras jogadas, mas como tem um pequeno resumo da rodada no próprio tabuleiro e algo que não vai dá problema para novos jogadores.
Facções
O máster set vem com 6 facções para serem escolhidas pelos jogadores para jogar, entre elas estão os Elfos Negros, Benders, Vagath, Goblins do deserto, Anões das Profundezas e os Orcs do Pantanos, cada uma dessa facções tem o seu líder summoner, suas unidades e eventos com seus efeitos únicos e habilidades únicas.
Modelo de carta de unidade.
Cada facção tem um conjunto de cartas que variam desde seu summoner a unidades, generais e eventos, cada uma dessas cartas de unidade tem os seus valores de ataque, vida, custo para serem baixadas e habilidades, todos esses valores estão descritos nas suas respectivas cartas, abaixo tem uma breve descrição de uma carta de unidade retirada do manual base do jogo.
Modelo de carta de Evento.
Muitas possíveis estratégias de combate podem ser feitas com cada uma das facções, e para se ter uma boa noção de como cada uma dessa facções funcionam o jogador vai precisar jogar algumas vezes com a mesma para aprender e desenvolver suas estratégias de combate melhor com cada uma delas.
Facção das Aberrações (Não vem no Master Set)
Facção dos Goblins das cavernas.
Facção dos Orcs do Pantano.
Facção dos Goblins do Deserto.
Facção dos Vargath das Montanhas.
Facção dos Anões das Profundeza.
Facção dos Manipuladores.
Tabuleiro
Na caixa do Master Set vem o que eles chamam de tabuleiro premium, que seria um tabuleiro com a mesma ilustração de um tabuleiro normal que vinha nas pequenas caixas de summoner wars quando foi lançado aqui no Brasil, só que confeccionado com um material muito melhor. O tabuleiro premium tem a mesma qualidade de outros tabuleiros de boardgames, e ele representa o campo de batalha onde os jogadores devem se confrontar com as suas facções.
O tabuleiro é bem simples, mas eficiente. Na parte onde fica cada um dos jogadores há um local para serem colocados os seus baralhos, sua pilha de magia e de descarte, além de um breve resumo da sequência de turno do jogador.
Caso você queria jogar esse jogo com 4 pessoas você vai precisar de dois tabuleiros para que cada dupla fique de um lado.
Tabuleiro do jogo.
Dados e Marcadores de Ferimento
O jogo vem com 6 dados de seis lados, eles são usados sempre que um jogador estiver atacando com uma unidade, além disso alguma token de dano também vem na caixa do Master Set, esses tokens são colocados em cima das cartas de criaturas sempre que elas receberem dano, quando uma unidade receber dano igual ou maior que o seu valor de vida ela é destruída e colocada na pilha de magia do seu adversário.
Dados exclusivos das facções que você poderia conseguir separadamente.
Componentes do Jogo
O máster set, por mais que seja uma caixa de tamanho padrão, nesse jogo não vem com muitas coisas dentro da caixa, visto que o jogo é composto basicamente de cartas. Além dos baralhos das facções o master set ainda possui o tabuleiro para dois jogadores, o conjunto de dados de 6 lados e os marcadores de dano, são poucos componentes, mas todos de boa qualidade, desde as cartas até o tabuleiro, todos são feitos de um material muito bom e durável.
Quanto a arte de jogo, que até esqueci de comentar em algumas das resenhas passadas, ela é muito boa, é um estilo de arte bem interessante, algumas parecem até uma mistura de desenho com pintura em tela, achei bem bacana e ficou muito bem encaixada no tema proposto pelo jogo.
Componentes do Master Set.
Considerações Sobre o Jogo
Eu nunca fui muito chegado a jogos para 2 jogadores, mas como o Summoner Wars além de poder ser jogado em duplas é um jogo até rápido, eu me interessei em comprar o master set, na verdade, a caixa que a Galápagos Jogos lançou a muito tempo atrás foi o primeiro jogo de tabuleiro moderno que comprei, nunca tinha nem visto as regras ou mesmo sabia como funcionava o jogo, mas quando vi a caixa a venda na loja eu fui no impulso e peguei uma cópia para mim, só quando o jogo chegou aqui foi que vim descobrir que era um jogo para dois jogadores, depois disso consegui umas novas facções extras e outro tabuleiro para jogar com 4 jogadores, e ai sim foi uma festa aqui no meu grupo, todos acharam muito bom o jogo, e ainda gostam muito dele, ele é um jogo muito simples e com regras muito fáceis de serem aprendidas até mesmo por jogadores inexperientes como nós éramos na época, é rápida uma partida para dois jogadores, podendo ser jogada várias vezes em uma mesma noite de jogatina. Além disso, é um jogo que por mais que seja simples em regras pode lhe proporcionar várias estratégias diferentes de combates, cada situação em jogo lhe fornece uma nova forma de fazer os seus movimentos, o que torna o jogo sempre muito único.

Mesa com uma partida em andamento.
No mais, é um ótimo jogo para iniciantes e veteranos, acredito que é um jogo que vai ser do gosto de qualquer tipo de jogador que curte um pouco de estratégia de combate. Bem, essa resenha foi um pouco menor que as de costume, mas é porque além do jogo não ter muita coisa para se falar eu ainda pretendo entrar em mais detalhes sobre ele em alguns Laboratórios do Mestre no futuro, então espero que tenham gostando do material e aguardem novos sobre o jogo nos laboratórios.
Bem e isso galera, espero que tenham gostado do material, e logo eu volto com mais conteúdo para vocês no canal ou na minha pagina no facebook, ate a próxima!!