Post original: https://boardgamegeek.com/thread/3365248/early-impressionsreview
Depois de 3 partidas, queria dar meus primeiros pensamentos/análises sobre esse jogo. Possuo e joguei
Dwellings of Eldervale 20 vezes para comparação. Obviamente, esses jogos podem ser comparados de perto, pois são muito semelhantes, mas têm algumas diferenças definitivas. Depois de apenas 3 partidas com meu parceiro em 2 jogadores, podemos dizer com segurança que achamos
Andromeda's Edge melhor que Dwellings em muitos aspectos.
Aqui estão alguns dos pontos positivos/melhorias:
1. Componentes - tenho a versão completa e uau, é uma produção linda! Tudo é divertido de usar/tocar e a visão dos desenvolvimentos e invasores a bordo é incrível - Os recursos em
Andromeda's Edge são incríveis... as moedas, gelo, etc. são bons de se ver e usar! Os tabuleiros são funcionais e ótimos para armazenar recursos. Não posso dizer para todos se o custo extra vale a pena, mas se joga muito este jogo, acho que vale a pena. Estamos muito felizes com a escolha da versão completa
Andromeda's Edge: Deluxe Edition! Só tenho a versão básica de Dwellings, então não posso realmente comparar componentes entre si.
2. Os invasores são muito mais interessantes/impactantes para as partidas em comparação com os monstros em Dwellings. Parece mais envolvente e divertido ter os invasores do tipo Swarm envolvidos e então quando um OVNI (Saucerian Abductor) entra e rouba 2 líderes, isso só leva a mais diversão/impacto no jogo. Além disso, os 2 invasores de alcance realmente mudam seus pensamentos sobre onde ir no tabuleiro, dependendo se está procurando uma luta ou tentando evitá-la. Realmente gosto das diferentes recompensas por vencer os invasores, leva a algumas diferenças legais em vencer o combate, o que acho melhor do que o básico que é subir uma cor na trilha elemental de Dwellings (isso pode ser uma questão de preferência, para alguns). Além disso, ser capaz de encaixar uma lua para personalizar sua recompensa de perda é uma ótima adição! Obter espadas em Dwellings foi legal, mas escolher sua recompensa em
Andromeda's Edge é divertido/forte.
3. Os módulos/construção de tabuleiros são muito mais impactantes e achamos mais divertidos de construir - Isso é subjetivo, mas se gosta de construir estratégias,
Andromeda's Edge parece se inclinar mais para isso do que Dwellings. Poderia obter uma engenharia decente em Dwellings, mas não acho que isso fosse fácil de fazer ou tão impactante. Mal posso esperar para jogar mais para ver as possíveis coisas que pode construir!
4. O combate é melhorado com a segmentação! Isso é simplesmente melhor do que Dwellings e não acho que alguém pode argumentar o contrário! Comprometer naves extras para a batalha aumenta suas chances de ganhar, mas não é garantido, pois ainda há cartas de tática e muita sorte com a rolagem que podem causar uma virada, mas parece muito mais justo. Além disso, os escudos em certas naves te fazem querer não gastar energia e talvez assumir uma luta mais arriscada com totais de dados mais baixos, pois uma perda não envia sua nave para o ferro-velho se tiver um escudo. Ser capaz de consertar naves no ferro-velho para que ainda possam ativar seus módulos é incrível - até agora, as ações de reparo, seja em cartas de tática ou recompensas de desenvolvimentos, parecem fortes e agradáveis de realizar!

5. Líderes/desenvolvimentos: Os líderes que precisam ser retirados do tabuleiro para construir, mas que devem ficar de fora para pontuar melhor é um bom quebra-cabeça. Até agora, em nossas partidas, quase sempre trazemos um líder de volta se tivermos essa opção, mas vejo uma estratégia de deixá-los de fora para pontuar mais em desenvolvimentos sempre que possível. O custo para construir desenvolvimentos que precisam de líderes e recursos é uma camada extra bem interessante. As habilidades dos desenvolvimentos são muito boas e uma boa maneira de encorajar a construção de algo, mesmo que possa pontuar muito pouco para o desenvolvimento em si - talvez a recompensa da carta seja algo que realmente queira/precise.
6. Facções/assimetria: Amo as facções com as quais joguei até agora e estou animado para jogar com todas elas. As facções em Dwellings pareciam boas, mas estavam vinculadas a 2 unidades específicas e, dependendo da situação do jogo, essas unidades poderiam não ter sido obtidas logo de cara e pareciam OK. As facções que começam com recursos diferentes e têm habilidades não vinculadas a certas naves são ótimas! As naves... são divertidas de atualizar e de obter uma nova nave. Parece levar a escolhas interessantes, pois é sorteado com opções aleatórias de atualizações, além da nave específica da sua facção. Acho que essa área é a maior mudança na jogabilidade e no fator diversão até agora. As facções parecem que estão tentando se concentrar em um certo estilo de jogo e adoro isso!
7. Baralho de eventos: Não é comparável a Dwellings, pois este não tinha eventos, mas acho que o baralho de eventos é uma ótima adição. Adiciona um pouco de suspense e pareceu divertido todas as vezes até agora! Só jogamos com o baralho de eventos recomendado (bom) até agora, mas estamos animados para trocá-lo e experimentar os outros baralhos. Adicionar um novo tile, um novo raider e obter um benefício positivo de coisas variadas é muito divertido e impactante.
Aqui estão algumas coisas misturadas ou incertas:
1. Até agora parece que demora um pouco mais do que Dwellings, mas isso provavelmente ainda acontece devido ao aprendizado do jogo. Mesmo conhecendo completamente as regras e a jogabilidade, tenho certeza de que isso sempre levará um pouco mais de tempo do que em Dwellings - não é necessariamente uma coisa ruim, mas há mais coisas acontecendo em comparação, o que levará a tempos de jogo um pouco mais longos. Novamente, só joguei Dwellings e AE com 2 jogadores, então não posso dar muitas informações sobre grupos maiores. Em nossos jogos de 2 jogadores, podemos derrubar moradias em cerca de uma hora, mas até agora todas as nossas partidas de AE duraram cerca de 2 horas (com pausas para verificações de regras). Tenho certeza de que diminuiremos o tempo de jogo com mais partidas, mesmo 2 horas para um jogo épico como este não me incomoda, mas pode incomodar alguns.
2. O tema comparado a Dwellings é subjetivo (como o tema sempre é subjetivo de qualquer maneira). Meu parceiro não é fã de espaço ou fantasia em geral, mas prefere o tema Dwellings. Gosto dos dois temas razoavelmente, mas talvez dê pessoalmente vantagem a Dwellings. Não acho que o tema AE seja ruim, mas geralmente não sou fã de espaço.
3. O mapa parece menor que o de Dwellings, especialmente quando um invasor de 2 alcances é lançado. Isso não é negativo, apenas parece que leva a mais combate e, dependendo da sua preferência/estilo, pode ser positivo. Ainda não jogamos o suficiente para preferir um layout ao outro, apenas uma sensação depois de algumas partidas.
4. A preparação semelhante a Dwellings demora um pouco, mas não é horrível. Além disso, há uma quantidade razoável de preparações para reiniciar entre os jogos, mas não achamos isso tão ruim. Isso era de se esperar com esse tipo de jogo épico, com certeza, mas posso ver algumas pessoas pensando que a montagem é um pouco longa.

Provavelmente tenho mais coisas para falar, mas essa resenha já foi longa o suficiente e preciso de mais partidas - só queria lançar isso, pois parece que não há muitas análises saindo, mas ainda é cedo para o lançamento! Se não percebeu, nós realmente amamos o jogo até agora e posso dizer com segurança que este jogo verá uma tonelada de partidas nossas! Jogo muito divertido e definitivamente uma melhoria para Dwellings! Dwellings é um jogo de ensino/aprendizagem mais fácil e provavelmente melhor para jogadores de tabuleiro um pouco menos experientes/hardcore. Posso nos ver ainda jogando dependendo do humor de cada um e, por isso, acho que ambos merecem um lugar na minha coleção. Algumas pessoas podem pensar que eles são muito semelhantes para se ter os dois, mas tudo se resume à sua situação financeira e/ou espaço na estante!
Por ahaku78
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.