Na engenharia a gente estuda, na cadeira de Resistência dos Materiais, que Resiliência é uma propriedade mecânica relacionada à capacidade de um material em absorver energia devido uma deformação em regime elástico e mesmo assim voltar à sua forma original.
Na vida o sentido figurado é semelhante: é a capacidade de superar, resistir e se recuperar de adversidades.
A Nat20 e seu primeiro jogo DesConfronto nasceu diretamente disso. Um momento terrível de pandemia onde perdíamos pessoas, nos isolávamos, incapazes de tomar as rédias da situação, mas onde fizemos o nosso melhor, como nação, para seguir firme.
O desConfronto veio justamente do fato de que minha mesa de RPG, com meus amigos de infância, estar enfrentando dificuldades, devido ao momento, em se reunir. Além disso, meu filho, na época com 10 anos de idade, tinha muita curiosidade em jogar RPG. Eu lembro de pegar o livro do jogador e montar cartinhas, no papel mesmo, para que ele se lembrasse o que cada classe poderia fazer.
E foi nesse desejo de trazer meu filho para o meu mundo de fantasia, que surgiu os que viria a se tornar o desConfronto e o que viria ainda se tornar a Nat20.
Montar uma editora de jogos não é fácil. Acreditem.
A quantidade de coisas que a gente precisa descobrir na marra, ali na hora, no "valeeeendoooo" é "overwhelming". Desde a parte fiscal, tributária, toda a parte de produção digital, marketing, vendas, criar uma presença online do zero, dispertar o interesse das pessoas, conhecer e dominar os processos de fabricação física dos materiais, conhecer os diversos tipos de processos e matérias primas, fora os livros (e rapaz, pense nums livros caros!) e horas de estudo que a gente precisa se dedicar. É muito tempo trabalhando sem receber nada, pelo sonho mesmo. Isso conciliado ainda com as atividades normais (projetos de engenharia, chão de fábrica em metalúrgica), ou seja, é um exercício de Resiliência.
Mas seguimos, em frente! Mas sempre sozinhos, eu e meu grande amigo e sócio Vanderson Alves (o Valves!).
Enfim lançamos nossa campanha! Uma campanha, acreditem ou não, realmente sem nenhum fim lucratio. Nossa estratégia era bem clara: vamos criar um público, vamos investir em um jogo acessível, bonito, com conteúdo e gostoso de jogar. Foi uma decisão arrisca? Certamente! Mas era a única forma de se mostrar para a comunidade. Tivemos ajuda em certo ponto, claro, como do Jefferson e do Bruno da 101, o Edu do canal Eu acho pra vc, a Ana do Pra quem Gosta, o Diego do Board&Geek, o Lohan da Caverna RPG. Ajuda essa a qual, seremos sempre gratos.
Mas alçamos nosso vôo e seguimos na nossa jornada sempre com o nosso esforço. A horas e mais horas, madrugadas à dentro, na frente do computador, desenhando, balanceando, montando, estudando game design, estudando marketing, estudando instagram, estudando processos ficais de importação, enfim tudo isso nos construiu, nos fez Resilientes.
E quando lançamos o desConfronto, depois de dias empacotando, apoio por apoio, na garagem de casa, depois de todas as adversidades médicas em pleno natal (desculpas à minha esposa linda, Aline, por estragar o natal da família indo parar no pronto-socorro), depois de todo um esforço homério, o desConfronto FINALMENTE chegou nas mãos dos nossos apoiadores.
E nesse momento, toda a Resiliência que conquistamos foi colocada à prova.
Infelizmente, algumas pessoas preferem sempre o ódio e a ignorância à empatia e à concessão. Não foi fácil enfrentar o hate e a campanha organizada de algumas pessoas que aoptaram ir pelo caminho mais fácil que é destruir. E isso é um desabafo que eu não costumo fazer com ninguém. Mas como foi aqui que sofremos essa onda orquestrada, é aqui que gostaria de relatar como foi difícil mesmo ser Resiliente à todo o que falaram, que fizeram. Mas seguimos em frente. Por que é a nossa única opção e é aquilo que eu e o Valves fomos forjados a fazer: seguir em frente.
Por sorte, a vida trouxe também pessoas maravailhosas, apoiadores que realmente entenderam, conheceram e acreditaram no nosso sonho. E foram eles, que muitas vezes, sem saber, se tornaram as raízes do que hoje é a Nat20.
Hoje, após 2 anos de desConfronto, seguimos em mais 1 ano de estudo, criação, desenvolvimento e ilustração.
E tudo isso culminou no Breachers - Fendas de Sempreterna.
Aprendemos muito! Estamos lançando uma campanha com o jogo PRONTO, finalizado, ilustrado, com pouquíssimas coisas apenas para detalhar (ilustração toma teeeeempo gente!). Estamos entregando um jogo com TUDO aquilo que a comunidade levantou como ponto de melhoria: um manual melhor, um escopo fechado de produto, um prazo reduzido. Estamos com parceiros profissionais para revisão textual, design gráfico, marketing, produção e claro, finalmente temos um parceiro para realizar envios e logística.
Tudo o que a comunidade pediu, apontou, criticou, advertiu, enfim, tudo foi devidamente listado, teve sua causa raiz analisada (por sorte as ferramentas de gestão de projeto ajudam muito nesse caso, nada que um diagrma de Ishikawa não resolva) e foi trabalhado para ser melhorado, corrigido e evitado.
Tudo que a comunidade elogiou, gostou, exaltou, enfim, tudo também foi devidamente melhorado!
Agradecemos muito nossa comunidade e à todos que estiveram presentes nos momentos mais escuros aos períodos mais claros.
Hoje lançamos nossa Segunda campanha de Financiamento na plataforma da Meeple Starter.
Teremos uma versão do jogo sem as metas extras (por que infelizmente os preços de matéria prima subiram muito a situação terrível que passamos no mundo como um todo) e por isso não poderíamos deixar aqueles que não tem tanta disponibilidade financeira excluídos desse momento.
Teremos uma versão do jogo com todas as metas extras. E gente, eu sinceramente não sei se vamos bater todas as metas. Por que isso depende muito da galera, mas montamos mais de 100 metas. Teremos meta pequenas de 2k em 2k, metas de 5k em 5k (a grande maioria), teremos tbm metas grandes de 10k de 20k de 50k! E claro, teremos metas "gratuitas", metas sociais!
Tudo isso graças as pessoas que estão nos apoiando, e principalmente a algo fundamental que nessa jornada de empreender, de criar, de entrar de cabeça nesse nicho exige e exige MUITO: RESILIÊNCIA.
Obrigado à todos que estão conosco! Considerem em nos apoiar AQUI nas primeiras 72h para receber conteúdo GRATUITO.
Um grande abraço à toda comunidade da Ludopédia, obrigado por ceder seu tempo ao ler esse testemunho, obrigado à equipe da Ludopédia e toda equipe da MeepleStarter.
Seguimos juntos! Sempre melhor que no dia anterior!