xereda::Olá a todos,
Sou um grande fã do jogo de cartas Jungo, mas percebi que as regras originais não suportam partidas com apenas dois jogadores. Gostaria de pedir sugestões para criar uma variante que funcione bem para este número de participantes.
Se alguém já tentou adaptar Jungo para duas pessoas ou tem ideias de como ajustar as mecânicas sem comprometer o equilíbrio e a diversão, ficaria muito grato por ouvir suas experiências ou propostas.
Desde já, obrigado por qualquer sugestão que puderem compartilhar!
Jackson Ricardo Schroeder
Cara, muitos jogos de escalada, como o Dobro, 535, Maskmen, Qu4to, Haggis, jogam em 2p sem muitas adaptações, mas geralmente perdem muito jogando em 2 em relação a experiência quando se joga em 3 ou mais jogadores, com exceção do Haggis que é especifico para 2-3 jogadores. Isso porque como a escalada roda a mesa, um passa, outro joga, muitas vezes você passa mas volta pra jogada, mas em 2, se vc passa, o outro já limpa a mesa e joga na sequência, acabando muito rápido.
Na variante do Nanatoridori que comentaram você aumenta a mão (no Nanatoridori a mão padrão é 8, mas em 2 joga com 11, no Jungo é 10 para 3p, então colocaria 12 para 2p) e também você coloca 2 cartas abertas na sua frente. Quando você passa, ao invés de comprar do baralho, você compra uma dessas cartas na sua frente. Se você já tiver comprado as duas e precisar comprar, você perde. Mas tem relatos no BGG do jogo acabando em 1 minuto e meio. Além disso a variante é assim porque no Nanatoridori o intuito é não perder, diferente do Jungo que você quer ganhar (apesar de que em dois, se um perde, o outro obviamente ganha).
Tendo isso em mente, você pode jogar com as exatas regras do Jungo (sem a Variante da Selva) usando 12 cartas na mão para experimentar, jogando melhor de 3, mas a menos que você queira realmente alterar o jogo, mesmo assim não vai ter tanta graça comparado quando jogando em 3+.