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  4. Agemonia: A Jornada que Redefine Jogos de Campanha

Agemonia: A Jornada que Redefine Jogos de Campanha

Agemonia
  • avatar
    Ludopedia05/11/24 08:00
    avatar
    Ludopedia
    05/11/24 08:00
    2506 mensagens MD

    https://ludopedia-postagem.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/8532c_o5c0gh.jpg


    Post original: https://www.gamesfanatic.pl/2024/05/25/agemonia-kieszonkowy-epos/

    [Uma cópia de revisão foi fornecida pelo editor no local F – desbloqueado dentro da distância 0. Usei uma manobra para encontrá-lo.]

    Sinto muito, mas não consigo.
    Perdoe-me, mas sou simplesmente incapaz.
    Não no meu modo normal. Não no modo de economia de energia. Nem mesmo no modo turboalimentado, supercarregado e hiperacelerado.

    Minhas habilidades não são suficientes para compreender completamente Agemonia com minha cabeça e coração e então apresentar minhas impressões em um texto narrativo-explicativo terminando com conclusões equilibradas e um resumo emocional. Agemonia entrou furtivamente no meu mundo e acendeu velhas paixões.

    E é sobre isso que falarei hoje, em vez de recorrer aos truques padrão de revisor. Agemonia é um jogo nascido da paixão e destinado a jogadores apaixonados - então de que outra forma poderia falar sobre ele?

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5245e_o5c0gh.jpg


    Como pode ver, Max Wikström perdeu a lição "menos é mais" nos cursos de design de jogos.
    A única razão pela qual Agemonia não tem uma caixa ainda maior é a física. Um pacote de um tamanho maior implodiria sob seu próprio peso e criaria um buraco negro que engoliria rapidamente tudo ao redor. Incluindo minha cópia de Spicy.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0cdcd_o5c0gh.jpg


    Contidos dentro dessas quatro paredes de papelão estão componentes para quase 40 cenários. Mais de mil cartas em vários tamanhos, mais de 100 standees inimigos, incontáveis fichas, peças, adesivos, marcadores e discos. E, além disso, seis heróis, mais de 100 peças de ação exclusivas e muitos componentes menos impressionantes, mas ainda essenciais para nossa aventura.

    TANTAS COISAS.
    Muita coisa para falar.
    Mas tentaremos de qualquer maneira.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/63f7a_o5c0gh.jpg


    A História de Dois Jogos

    Para entender completamente a escala do fenômeno, vamos começar com algo pequeno.

    Apimentado.

    Compacto, rápido, cheio de personagens coloridos e eventos emocionantes. Vamos adicionar cartas, marcadores, algumas miniaturas, cenários, equipamentos, desenvolvimento de personagens, combate tático, aumentar a caixa, adicionar tomada de decisão e polvilhar com os melhores e mais modernos elementos de jogos estratégicos e complexos.
    Ah, não, desculpe, temos Gloomhaven. Fomos longe demais, vamos diminuir o ritmo.

    Vamos remover a preparação problemática, sacos ziplock para componentes, peças de mapa, marcadores de vida e focar no combate. Adicionar organizadores dedicados, um livro conveniente cheio de cenários criativos, surpresas nos mapas, emoções durante a partida e algumas mecânicas que tornam o jogo menos frustrante e repetitivo... pese com cuidado... não toque...

    OK, agora temos. Agemonia – Picante com alguns extras, essencialmente.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f6f82_o5c0gh.jpg


    Uma História Sombria

    No mundo das grandes caixas, jogos com o sufixo -haven reinavam sem contestação. Mas não mais.

    Hora de um conto sombrio das profundezas da minha gaveta da vergonha. É um horror em nove palavras e lágrimas sem fim. Eu o intitulei "Minha Campanha":
    "À venda: Gloomhaven, com encarte e capas. Mal jogado."

    Depois de investir várias centenas do meu quase suado dinheirinho no jogo e quase a mesma quantia no insert, sleeves e um conjunto de adesivos removíveis, desisti. Minha cópia de Gloomhaven foi para a mesa talvez três vezes. Não tinha nem terminado de colocar todos os sleeves nas cartas, não tinha desbloqueado nenhum personagem novo, não tinha aberto os envelopes secretos. O romance em torno de Gloomhaven desapareceu, as fantasias de uma campanha conjunta com amigos se dissiparam e percebi uma triste verdade: não era um jogo para mim. Muito combate, muito cálculo de dano e pouca variedade, exploração e clima. Era surpreendentemente unidimensional e focado, com pouca emoção polvilhada por cima.

    Agora estou de volta ao negócio de campanha e – cuidado com spoilers – sinto-me completamente diferente sobre grandes jogos de campanha. Ou pelo menos um grande jogo de campanha. Não só sinto que vou completar este. Sinto até que o farei por meu próprio desejo e necessidade – não por ser um revisor.
    Deixe-me explicar.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/8b937_o5c0gh.jpg


    Contos de Mil e Uma Ideias

    Quando chega aqui, já tem uma ideia geral do que é Agemonia em termos de parâmetros. Uma grande campanha, desafios estratégicos, excitação cooperativa, uma edição exuberante rica em conteúdo, e assim por diante.
    Não vou repetir o que já sabe.

    O que pode não saber é como esses parâmetros, componentes e bugigangas coloridas tornam Agemonia mais do que apenas uma série de 38 cenários de luta contra hordas de inimigos, interrompidos por compras de armas e adesivos colados em um tabuleiro.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ace5a_o5c0gh.jpg


    Agemonia tem 38 histórias, 38 pequenas aventuras que se conectam a uma narrativa maior. 38 episódios estimulantes, cheios de surpresas, novas mecânicas e diferentes quebra-cabeças para resolver. Entre essa riqueza, o combate é apenas uma das ferramentas em nosso kit de viagem. Astúcia, criatividade e percepção serão usadas com muito mais frequência. Até arriscaria dizer que há tantas incógnitas que é preciso se preparar para tudo - nunca sabemos completamente quais equipamentos, habilidades e táticas serão úteis no próximo cenário.

    Um gancho para superar diferenças de terreno em elevação? Ou talvez uma pá, inútil em combate, mas perfeita para abrir um baú trancado? Um raio mágico de longa distância ou um velho arco confiável? Ou talvez apenas levar o crânio bem gasto, mas ainda funcional, da nossa avó, que fala conosco nos momentos mais inapropriados?

    Esses elementos fazem com que Agemonia nos atraia para seu mundo de tons roxos.
    Não causando destruição em todos os lugares que vamos.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/20581_o5c0gh.jpg


    Um duelo de combates

    Minha principal, quase terminal, reclamação com Gloomhaven era seu foco quase exclusivo nos muitos tons de combate. Maravilhoso, mas, em última análise, combate monotemático. Não que eu não goste de fatiar, cortar, queimar vivo ou estripar inimigos habilidosos. Ah, não, isso não.

    Nesta cornucópia de habilidades e distribuição de dano de Gloomhaven , todas as nuances narrativas, cartas resolvidas entre cenários e todas as histórias de seus personagens foram perdidas. O enredo desempenhou o papel de uma planta de plástico, parada no canto da arena - o foco estava no combate estratégico. Em economizar movimentos, calcular linhas de visão, atualizar cartas e coletar armas, armaduras e poções.

    O combate em Agemonia pode não ser tão complexo estrategicamente, pois depende de testes de habilidade (ativo e passivo-defensivo). 

    Mas, em primeiro lugar - esses testes são incomuns: os dados de ataque têm sucessos simples e duplos, rolagens adicionais e a capacidade de "comprar" 1 ou 2 sucessos. Então não há frustração frequentemente associada aos dados e podemos ajudar nossa sorte, por exemplo, não nos envolvendo em combates ou testes quando a Stamina, que atua como uma moeda de apoio na batalha, está baixa.

    Em segundo lugar - antes de cada cenário, podemos mudar nosso "instrumentarium", trocando fichas de habilidades por outras mais apropriadas para a situação.

    Em terceiro lugar - ainda podemos nos aprimorar com itens, sofrer ferimentos nos deixando em vários estados, maldições e paralisias que afetam nossas habilidades cognitivas. O combate em Agemonia não deixa nada a desejar. Há muitas variáveis e mecanismos nele, adicionando mais camadas à jogabilidade já complexa e rica. De marcadores de tempo multifuncionais, passando pelo baralho de iniciativa, até aliados e animais de estimação domesticados, itens relacionados ao cenário, carrinhos, portais, runas e outras coisas não apropriadas para spoilers.

    Há combate mais do que suficiente aqui.
    Mas há muito mais coisas para se entusiasmar.

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    Um livro para você

    Mais importante que o combate é a exploração – descobrir segredos escondidos nos decks de cenários e mapas.

    Ainda mais importante é o sentido do arco narrativo do nosso próprio personagem. Temos nosso próprio livreto com a história que nos levou a Runedale. Descobriremos seus capítulos subsequentes à medida que ganharmos mais níveis de experiência. Então também desbloquearemos cenas únicas e novas oportunidades de explorar a cidade. Este livreto nos dará novos itens e aqui tomaremos decisões que afetarão o curso futuro da nossa história. Com o tempo, nosso personagem pode aprender uma das sete profissões como Alquimia, Toxicologia ou Encantamento, cada uma com cinco níveis de Talentos. Graças a elas, o personagem ganhará habilidades únicas para compartilhar com toda a equipe. E isso, é claro, é apenas uma visão panorâmica – encontraremos mais oportunidades de sentir que nosso personagem vive e tem uma dimensão além da quantidade de dano causado.

    Tudo isso se junta para criar um jogo completo. Um no qual pode se absorver. Um ao qual pode retornar, como um bom livro surpreendentemente interativo. Um livro cujo final você alcança, em vez de ler, guardando suas aventuras em pequenas caixas entre os capítulos.

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    Mapas de Incontáveis Tesouros

    O ponto central da mesa e da jogabilidade, no entanto, serão os mapas. Os livros nos guiarão pelas Fases da Cidade e do Cenário, apresentando concisamente novos mecanismos, regras em mudança e nossos objetivos. Se o mapa se estender além do formato do livro, há folhas na caixa para expandir a área de jogo.

    Os cenários são onde o jogo realmente brilha. Eles são um tesouro de ideias, minijogos e quebra-cabeças que mantêm os jogadores engajados e animados. Mais frequentemente do que uma espada, estaremos segurando uma lupa, procurando por pistas nos mapas.

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    Nas ilustrações, encontraremos dicas sobre o que pode nos esperar, onde é melhor ir primeiro e o que pode esperar até mais tarde. "Pontos de interesse" marcados com letras que levam a cartas no baralho de cenários são revelados quando estamos na distância certa, mas não necessariamente resolvidos imediatamente. Às vezes é apenas uma prévia do covil de um animal, às vezes uma armadilha explodindo e às vezes o cadáver de um soldado caído. O animal às vezes pode ser domado, a armadilha desarmada e o cadáver... ok, vamos deixar um pouco de mistério aqui.

    Cada um desses pontos pode ser uma aventura, um confronto ou uma pergunta que precisamos responder. "Então, há um espaço vazio para uma pedra aqui" – onde no mapa a pedra poderia estar então? Neste baú brilhante? Já que vemos teias de aranha no mapa, logo encontraremos aranhas? E se houver aranhas pequenas... o chefe delas está aqui em algum lugar? Ou pior... a mãe delas?

    Essas cartas nos ajudarão a entender melhor o mundo do jogo, as espécies que aqui vivem, os humores predominantes, os conflitos de guildas e facções. Elas desbloquearão mecanismos e minijogos que vivenciaremos durante os cenários. Aqui coletaremos cogumelos alucinógenos, lá um gric amigável nos ajudará a carregá-los até a base e em outro lugar encontraremos um obstáculo no qual bateremos por vários turnos até que ele se quebre, nos deixando passar. Sem mencionar as cartas que sobrepõem o mapa com novos caminhos, áreas e surpresas.

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    Também encontraremos muitas criaturas viscosas que certamente estariam melhor mortas.
    Mas sim, haverá oportunidades de brandir um sabre e atirar com um arco fortalecido com flechas envenenadas. Você ficará satisfeito.

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    O tema engrossa

    A força de Agemonia está em quão maleável, interativo e rico este mundo é. O quanto podemos tocar e mudar, quantos cantos podemos explorar.

    A cidade, nosso ponto de parada entre cenários, pode ser explorada em etapas. Ela se abre para nós conforme subimos de nível como personagens. Aqui podemos interagir, negociar, reparar nossa saúde, mas também desenvolver nossos heróis e aprender mais sobre seus destinos e histórias de fundo. Podemos ganhar favores com várias facções e desbloquear mais histórias conforme nossos relacionamentos atingem o nível apropriado.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0e995_o5c0gh.jpg


    Cartas de eventos ou cartas de cenários se entrelaçam aqui, "permanecendo" conosco até que, por exemplo, usemos o favor que nos é devido por um companheiro recém-conhecido. Tudo aqui pulsa com vida, não importa para onde olhe. E não há um mecanismo único e dominante para vivenciar tudo isso. As histórias aqui são tão importantes e interessantes quanto os inimigos que derrotamos ou as cavernas alucinógenas que exploramos alegremente. Desbloqueamos habilidades, completamos conquistas e recebemos recompensas por feitos, como descobrir todos os esconderijos, poupar certos inimigos ou terminar uma escaramuça com uma reserva de saúde ou Stamina.

    Somos constantemente acompanhados por uma sensação de explorar o mundo em todas as suas dimensões, sem nos limitarmos ao combate, coleta de recursos ou escalada tediosa por hexágonos. Os cenários exigem e recompensam o pensamento criativo — o melhor tipo de pensamento. Usar personagens que representam raças estranhas e combinam várias habilidades de forma criativa será importante não apenas para vencer (embora não possa exatamente perder aqui — o sistema de "falha para frente" cuida disso), mas para nosso puro prazer. Um cenário pode ter até uma dúzia de segredos para descobrir. Queremos focar em combate ou exploração? Em vencer ou em satisfazer nossa curiosidade?

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    Agemonia Forever

    Estou apaixonado.

    Voltei. Depois do fiasco de Gloomhaven, encontrei um GRANDE jogo que, além de fazer uma coisa fenomenalmente, faz várias outras coisas de forma excelente e muitas outras muito bem. Agemonia mantém o interesse do jogador em uma série de jogadas — uma característica com a qual muitos jogos modernos lutam. A estagnação e a monotonia são combatidas pelo intenso desenvolvimento de personagens, seus arredores, suas habilidades e equipamentos, bem como cenários incrivelmente inventivos. Cada um é um pequeno canto de um mundo mágico, uma caixa de mistérios para descobrir e aproveitar.

    Agemonia sofre com a maioria dos problemas de grandes jogos de campanha. Apesar dos organizadores fenomenais para fichas e componentes, a preparação ainda consome tempo — principalmente devido às cartas, que são mais ou menos jogadas em duas caixas sem separadores ou divisórias (exceto por pedaços de espuma preta). Os testes de perícia ainda são rolagens de dados, o que nem todo mundo vai gostar, apesar da arquitetura incomum de dados e das maneiras de brincar com eles (como "focar" no seu turno, o que reforça seus testes de perícia quando precisa).

    Preparar e salvar o jogo requer trabalho: anotar em fichas de personagem e fichas de campanha ou marcar o progresso com adesivos. A mecânica é suave e às vezes simplificada, mas o jogo ainda tem muitas regras e sub-regras às quais continuaremos nos referindo no livro de regras. Às vezes, a "divisão de trabalho" pode ser tediosa para os jogadores, por exemplo, quando eles têm que continuar transportando fichas do ponto A para o ponto B ou quando sua tarefa é chamar a atenção e atacar enquanto outros exploram e resolvem cartas de história. Mas algumas dessas coisas são surpreendentes, dada a escala e o escopo de Agemonia?

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/53466_o5c0gh.jpg


    Retorno para Agemonia

    Agemonia é um jogo ambicioso que não cede sob o peso de suas ambições. Agemonia promete muito, mas entrega muito também. Com sua qualidade literária, conteúdo de história, jogabilidade complexa e pura alegria de uso, diria que ele promete pouco e entrega muito.

    Da caixa intensamente embalada às ilustrações únicas em preto e branco e à iconografia extensa, mas clara. Tudo aqui é um deleite para os olhos: o jogo parece fenomenal, tem uma presença de mesa incomparável e é feito com os mais altos padrões. Não sei onde guardar tudo — a caixa só cabe embaixo da minha mesa e provavelmente requer uma prateleira dedicada a ser construída em um futuro próximo. Mais importante, no entanto, requer mesa. Sessões de jogos longas e imensamente agradáveis com um grupo de outros entusiastas em busca de aventura.

    Aqueles que já jogaram Spicy. E agora estão procurando por algo mais.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/8d5f0_o5c0gh.jpg


    Prós:
    + Mundo de jogo expansivo, colorido e único
    + Cenários diversos que trazem surpresas contínuas com novas ideias, mecânicas e narrativas
    + Histórias de personagens, eventos e narrativas bem desenvolvidas e bem escritas nos cenários
    + Solução de ordem de turno incomum (baralho de iniciativa variável)
    + Tratamento intuitivo do inimigo (a iniciativa indica uma habilidade inimiga específica para resolver)
    + Alta qualidade de produção e design gráfico
    + Excelente organização dentro da caixa (exceto pelas cartas...)
    + Tutorial interativo e bem pensado na plataforma Dized
    + Um aplicativo legal e dedicado com narradores integrados e gerenciamento de campanha

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3540e_o5c0gh.jpg


    Contras:
    - A preparação e a desmontagem consomem muito tempo, assim como a "administração" do jogo — registrar resultados, conquistas, etc.
    - Resolver tarefas, ataques e defesas com dados pode, às vezes, diminuir nosso senso de urgência
    - Micro-regras e falta de um índice (precisa ser impresso separadamente) no livro de regras
    - As cartas do jogo não têm um organizador ou separadores sensatos

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1bd2c_lpukub.jpg
    https://www.gamesfanatic.pl/
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/4d2b9_lpukub.jpg
    Por Piotr Wojtasiak

    Traduzido*** por Marcelo GS
    ***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
    * Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.

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    Comentários:

  • Megalogame
    12 mensagens MD
    avatar
    Megalogame05/11/24 11:39
    Megalogame » 05/11/24 11:39

    Mais um elefante branco no mundo dos BGG.
    O que aconteceu com os Marco Polos, Ganges e Puerto Ricos?

    Sem dúvida é lindo. A produção é maravilhosa mas para esse nível de profundidade é melhor eu ficar nos RPGs no computador ou somente nos livros mesmo.

    2
  • viniciusjf
    2703 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf05/11/24 14:39
    viniciusjf » 05/11/24 14:39

    Difícil saber sem conhecer, né.

    0
Responder
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