Post original: https://boardgamegeek.com/thread/3311723/a-symphony-of-symbols
[Uma cópia para revisão foi teletransportada pela editora.]
Primeiro, seus olhos doem.
Então, sua cabeça dói.
No final, seu coração está doendo.
Mas no final existe êxtase.
Ok, talvez isso seja um pouco demais — é mais como uma euforia leve, uma satisfação profunda após um esforço intenso.
Fall of Lumen é uma jornada exaustiva, mas triunfante, por um tabuleiro de jogo cheio de centenas de cartas, recursos, dilemas e possibilidades. Podemos debater o quão importante o tema ou a atmosfera são em um jogo, mas não pode negar sua sutileza em tecer uma delicada teia de símbolos, prendendo-nos bem no centro... e não nos soltando por umas boas duas horas.
Então, vamos começar a contar esta história da Terra dos Mil e Dois Símbolos — este é Fall Of Lumen, meus queridos amigos!
Alguns heróis estão tentando sabotar a sinistra e impenetrável cidadela de Lumen. É a batalha clássica de um pequeno bem contra um grande mal. Não estamos procurando exclusividade aqui.
Nos papéis principais: construção de deck e construção de tabuleiro com Seguidores, Artefatos, Magias e Bugigangas. Novamente, tudo parece familiar, nada inovador ainda.
Mas olhe só para isso!
Isso é o que pode chamar de auxílio ao jogador! Combine-o com o tabuleiro correspondente cheio de curiosidades e você mal consegue acreditar no que vê. Se adicionar inúmeros elementos aleatórios que modificam a jogabilidade... sua cabeça pode começar a doer. E quando finalmente passar pela maior parte do jogo e chegar ao ponto em que cada movimento seu é precisamente calculado e até mesmo um recurso faltando pode levar ao desastre... a um coração partido.
Olhos. Cabeça. Coração.
Fall Of Lumen obedece a essa santíssima trindade de experiências de jogos de tabuleiro e deixa os jogadores com uma sensação de, se não um trabalho bem feito, pelo menos um trabalho feito com esforço e tempo significativos. E isso pode ser mais satisfatório do que até mesmo a vitória mais esmagadora.
Amanhecer na terra de Lumen
Uma ação.
Qualquer número de ações instantâneas.
E qualquer número de cartas descartadas para ganhar recursos.
Além disso, qualquer número de conversões de um recurso em outro.
Fall Of Lumen é um jogo de cálculo inteligente e construção de um combo que, embora não funcione continuamente, repetidamente nos fornece pedaços suculentos e pedaços saborosos para usar em nossa jornada. E será uma jornada única: usando os inúmeros ganhos de tecnologia e magia fantásticas, pretendemos resgatar e então introduzir nossos sabotadores em Lumen e, por assim dizer, virar a mesa. A história não é particularmente enfatizada aqui; o jogo se concentra em adquirir cartas, recursos e habilidades, e então usá-los habilmente para colocar nosso povo onde eles fornecerão benefícios ou pontos no final da partida.
Alguém comparou este jogo a
As Ruínas Perdidas de Arnak e há algo real nessa comparação. Se Arnak tivesse tomado esteroides e cogumelos alucinógenos, e lido as obras coletadas de Stefan Feld, estaria na metade do caminho para Fall Of Lumen. Na metade de uma estrada pavimentada com ícones e saturada de cores.
A cavalo por uma terra mágica
Cada jogador se torna um dos 35 heróis e então se junta a uma das 21 facções. Isso cria uma das 735 combinações de benefícios iniciais, habilidades passivas e... uma segunda habilidade ativada ocasionalmente.
Somos movidos por algumas ações básicas: reunir recursos do espaço atual no mapa, comprar uma carta de uma pilha adjacente a ele, pagar o movimento, resolver Desafios, infiltrar e interceptar patrulhas. As três primeiras fornecem benefícios que constroem nosso deck, fortalecem nosso tabuleiro ou fornecem recursos. As duas últimas são cruciais porque nos permitem entrar em Lumen, o mundo dos maiores benefícios e da vitória potencial.
E ainda mais ícones.
As ações básicas são apenas a superfície. O verdadeiro poder está em jogar cartas da sua mão e ativar aquelas do seu tabuleiro. Aqui, encontrará uma verdadeira cornucópia de conversões, trocas, ações de troca por outras ações, magias, rituais, buscas, compra e descarte de cartas, movimento montado, teletransporte, atualização de cartas exauridas, aquisição de recursos e habilidades, limpeza do nosso tabuleiro, utilização de campos no mapa, infiltrações, combate as patrulhas... Há de tudo aqui e tudo é multiplicado por dois, com 10 tipos de recursos, resultando em um vasto conjunto de possibilidades.
Esta é a nossa tela.
Aqui, deixaremos nossa marca espetacular.
Uma abundância de possibilidades
O jogo é caracterizado por um excesso bem compreendido. Tudo aqui é três vezes o que o senso comum ditaria. Quase todos os elementos do jogo são aleatórios, cada peça é dupla face e cada jogada apresenta eventos diferentes acontecendo em uma ordem diferente.
Ah, e o tabuleiro é dupla face.
E também pode jogar com cenários.
E para torná-los desafiadores, os cenários afetam a preparação do jogo ou adicionam novas ações a ele.
As ações podem ser usadas individualmente ou várias ao mesmo tempo. Há sete para escolher.
E essas ações também podem ser combinadas com cenários...
Fim da matemática... ou não?
Não quero sobrecarregá-lo com mais números. Não há necessidade de se preocupar com a rejogabilidade paramétrica — há muitas variáveis para que duas partidas sejam iguais.
A rejogabilidade depende de quanto gosta de criar estratégias. Calcule. Repita seus movimentos potenciais. Considere diferentes caminhos, ações, compras e descartes, sacrificando cartas por recursos. Ativando e esgotando cartas. Criando sequências de ações que começam com a jogada de uma carta e terminam sete movimentos depois com um pouso habilidoso em Lumen. E provavelmente derramando uma xícara de chá no processo.
Adoro criar estratégias assim e, para mim, Fall Of Lumen é como uma visita a uma loja de doces.
Imagine uma loja de doces. Nas paredes: recipientes infinitos cheios de doces coloridos, de vários formatos e sabores diferentes. Essa é a sensação que tenho enquanto jogo.
Se tivermos um objetivo claramente definido no turno — por exemplo, obter uma carta específica — há cerca de 37 maneiras de alcançá-lo (
número inventado). As manobras possíveis para atingir o objetivo são inúmeras. Limpar um caminho através de um emaranhado de opções nunca foi tão agradável — e tão exaustivo, de uma forma maravilhosa.
Pode haver momentos de leve sobrecarga ou super estimulação durante a partida, mas esse sentimento pode ser domado. Há tantos ícones, símbolos e combinações nas cartas e no mapa que o auxílio ao jogador é apenas divertido no início, mas rapidamente se torna um compêndio essencial de conhecimento prático.
Uma lenda para o mapa de nossas ações.
O jogo vive e respira símbolos, que podem dar uma impressão de ostentação. Há uma consistência lógica nessa iconografia, às vezes exigindo um pouco de dedução — mas nada muito terrível. Apenas tenha em mente que o primeiro jogo exigirá manter o auxílio ao jogador por perto.
Ideias e Não Ideias
Várias surpresas em Fall Of Lumen merecem menções especiais - como as Skills, recursos que se transformam em ouro no final da rodada. Ou Lumen se movendo pelo mapa, agindo como um portal para nosso objetivo final (a infiltração só pode ser feita em seu espaço).
Eventos em cada rodada adicionam patrulhas ao mapa, movem o Lumen como mencionado, atualizam o mercado de cartas selecionado e preenchem a área Lumen com agentes neutros, o que aumenta o custo de acesso a esses espaços lucrativos. Tudo isso acontece suavemente, graças as cartas únicas com cerca de quatro símbolos. A administração do jogo é perfeita, ao contrário dos turnos dos jogadores. Com dois jogadores, a jogabilidade flui em um ritmo tranquilo. Com três jogadores, há pausas ocasionais quando alguém cria combos particularmente complexos ou reverte seus movimentos ao perceber que não alcançará suas ações planejadas.
A duração do jogo é sua maior desvantagem - é uma boa experiência de 2:30 a 3 horas se jogar com três jogadores. Isso é muito e enquanto Fall Of Lumen é cheio de trabalho, você definitivamente poderia jogar algo mais conciso nesse tempo. Ou as duas coisas. Apesar de sua abundância, o jogo parece um título perfeito para 60 ou 75 minutos que foi esticado para 120 ou até 180 minutos. Se ao menos houvesse uma maneira de começar o jogo com um conjunto de cartas um pouco maior para acelerar nossa caminhada em direção ao final, o jogo seria mais intenso. Até onde eu sei, tal variante não existe, embora provavelmente você possa criar algumas regras caseiras.
Noite na Sombra de Lumen
Então, este é um jogo sobre improvisar estratégias. De trilhar novos caminhos em uma paisagem em constante mudança. Nessa variabilidade e diversidade, há uma abundância que me tenta imensamente. Quase 300 cartas únicas e mais de 30 desafios que aparecem aleatoriamente. Isso é muita sinergia potencial para descobrir. Construir novos decks e usá-los de forma diferente a cada turno — para mim, isso é quase felicidade pura. Claro, alguém poderia argumentar que essas mudanças e aleatoriedades são apenas um "remix" e não uma mudança verdadeiramente sentida na jogabilidade. Há um pouco de verdade nisso.
Mas o remix é o que nos mantém alerta. O que nos força e nos inspira a sonhar com novos caminhos, novas conexões, novas sequências. Para basicamente aprender o jogo novamente conforme ele se desenrola. Fall Of Lumen oferece uma estrutura básica — um conjunto de cartas iniciais, recursos e um objetivo — que te deixa com isso. Agora é hora de conectar todos os elementos à nossa disposição e fazê-los trabalhar juntos para atingir nossos objetivos. Quanto mais rápido, melhor.
Isso ocorre porque a pontuação final considera apenas posições na área de Lumen, essencialmente. Na fase final do jogo, isso pode levar a situações em que os jogadores não têm motivos para realmente continuar. Se eles não conseguem colocar seus agentes lá, eles só podem lutar por pequenos pontos (interceptando Patrulhas por meio ponto, por exemplo).
O que me surpreende é que, Lost Ruins of Arnak não me comoveu nem um pouco, até me entediou. No entanto, aqui, apesar do dobro da duração do jogo e, sejamos sinceros, uma preparação um tanto tediosa, me sinto em casa.
Talvez sejam as nuances que mudam minha percepção de todo o jogo. É fácil ficar deslumbrado com a riqueza de cores e ícones. Quando olha mais de perto, vê uma segunda camada abaixo de tudo. Cartas Lumen's Eye obstruindo sua mão e equilibrando o ritmo de desenvolvimento, eliminando o problema do líder fugitivo. Eventos variáveis dando aos jogadores pequenos objetivos a serem alcançados. Cartas de objetivos ocultos. Bônus disponíveis para passar em uma determinada rodada. Um pequeno tabuleiro que entra em jogo na metade da partida, substituindo um dos mercados de cartas. O verso do tabuleiro principal, com o espaço central do Vazio, uma área misteriosa com mecanismos adicionais e, você adivinhou, novas cartas. Fichas de baú contendo bônus e impulsos espontâneos. Uma vasta variedade de combinações de heróis e facções.
Fall Of Lumen é realmente um baú de tesouro para aqueles que amam decifrar mistérios.
Peguem seus cavalos, peguem suas cartas!
Fiquei surpreso com o quanto gostei de um mecanismo que normalmente não me empolga em outros jogos. Mover recursos e cartas para adquirir novos recursos e novas cartas normalmente não é o que me atrai. Em Fall Of Lumen, no entanto, esses mecanismos são simplesmente inspiradores. Como uma imagem que muda lentamente em um caleidoscópio, é difícil desviar o olhar.
É provavelmente o único jogo em que posso perdoar as ilustrações generativas. Toda a produção se reúne em um belo todo. É vibrante, ousado e intenso. Inicialmente intimidador, até um pouco pesado. Mas irresistivelmente envolvente. Há uma progressão clara aqui: em algum momento, os jogadores param de construir seus decks e tabuleiros e, em vez disso, se concentram em enviar seu povo para Lumen. Quando exatamente esse momento ocorre? Esse é um mistério para os jogadores resolverem.
Não é fácil encontrar jogadores para um jogo desse peso e duração. Especialmente porque não há muito a que se apegar tematicamente. A história descrita no livro de regras é breve e quase imperceptível durante a partida. Mas nossa tarefa aqui é cálcular, variar e improvisar, não descobrir uma narrativa.
No entanto, nesses símbolos, ícones, ações e recursos, podemos encontrar algo igualmente importante. Um desafio poderoso que nos recompensa com imensa satisfação.
Às vezes, é tudo o que precisamos.
Prós:
+ Um número imensurável de combinações e layouts de preparações no jogo
+ Um vasto espaço para encontrar combinações, sinergias e construir mini combos — um paraíso para exploradores estratégicos
+ Modo solo e variante cooperativa para AINDA MAIS variedade na jogabilidade
+ Ações e mecanismos criativos e inspiradores nas cartas e no tabuleiro
Contras:
- Preparação e desmontagem longas
- Jogabilidade correspondentemente longa, especialmente com mais jogadores
- Nem todos os ícones são explicados no manual — às vezes exigindo dedução sem um resultado garantido
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Por Piotr Wojtasiak
Traduzido*** por
Marcelo GS
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