Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Sobre obras primas e escassez de mercado.

Sobre obras primas e escassez de mercado.

  • evieira
    708 mensagens MD
    avatar
    evieira25/10/24 13:24
    evieira » 25/10/24 13:24

    Ola!

    Bons pontos que você trouxe aqui.

    Na raiz, está uma questão filosófica:

    “Devo jogar apenas os jogos clássicos e canônicos ou devo conhecer o máximo de jogos possível”?

    Embora ninguém faça apenas uma dessas coisas, o Hobby está muito mais para a segunda opção do que a primeira. É o tal “culto do novo”.

    O lance das baixas tiragens é a forma como o nosso mercado se acomodou a um publico que é fiel, é sedento por novidade, mas é pequeno.

    Com certeza vendem-se hoje muito mais jogos que 3 anos atrás. O mercado cresceu bastante, mas não o suficiente pra justificar a lógica da produção em massa. Os jogos são relativamente caros e a população é absolutamente pobre.

    Então, as editoras fazem a tiragem que eles garantia de vender e partem pro próximo. Se o jogo bombar muito, aí eles pensam numa reimpressão. Mas o fogo no rabo abaixa bastante quando deixa de ser lançamento.

    Pensa bem, porque eles ficariam com jogos literamente mofando no estoque? Tiragem pequena reduz o risco. Ainda assim, a grande maioria dos jogos não esgota!

    Sobre o ponto das obras primas x obras medianas, o fato é que, se precisamos estar sempre jogando coisas novas, não vai ter jeito, vamos encarar um monte de jogos que são ideias requentadas de jogos de grande sucesso. Que nem filme da seção da tarde.

    Acho que precisamos achar um outro ponto de equilibrio. Tem muito jogo parecido no mercado!

    Sds,

    Eduardo




    9
  • dharrebola
    703 mensagens MD
    avatar
    dharrebola25/10/24 13:36
    dharrebola » 25/10/24 13:36

    evieira::Ola!

    Bons pontos que você trouxe aqui.

    Na raiz, está uma questão filosófica:

    “Devo jogar apenas os jogos clássicos e canônicos ou devo conhecer o máximo de jogos possível”?

    Embora ninguém faça apenas uma dessas coisas, o Hobby está muito mais para a segunda opção do que a primeira. É o tal “culto do novo”.

    O lance das baixas tiragens é a forma como o nosso mercado se acomodou a um publico que é fiel, é sedento por novidade, mas é pequeno.

    Com certeza vendem-se hoje muito mais jogos que 3 anos atrás. O mercado cresceu bastante, mas não o suficiente pra justificar a lógica da produção em massa. Os jogos são relativamente caros e a população é absolutamente pobre.

    Então, as editoras fazem a tiragem que eles garantia de vender e partem pro próximo. Se o jogo bombar muito, aí eles pensam numa reimpressão. Mas o fogo no rabo abaixa bastante quando deixa de ser lançamento.

    Pensa bem, porque eles ficariam com jogos literamente mofando no estoque? Tiragem pequena reduz o risco. Ainda assim, a grande maioria dos jogos não esgota!

    Sobre o ponto das obras primas x obras medianas, o fato é que, se precisamos estar sempre jogando coisas novas, não vai ter jeito, vamos encarar um monte de jogos que são ideias requentadas de jogos de grande sucesso. Que nem filme da seção da tarde.

    Acho que precisamos achar um outro ponto de equilibrio. Tem muito jogo parecido no mercado!

    Sds,

    Eduardo





    Ótimos pontos Eduardo.
    Sempre comento com os colegas que hoje, para praticamente qualquer jogo há no mercado um equivalente mecanicamente falando, e muitas vezes mais barato.
    Isso quando não há um jogo idêntico com uma roupa nova.
    Um abraço!

    4
  • Rafael Dias Santos
    46 mensagens MD
    avatar
    Rafael Dias Santos25/10/24 13:47
    Rafael Dias Santos » 25/10/24 13:47

    Boa reflexão. Também espero que o consumidor boicote quem vende com preço abusivo. 

    Sobre muito dos jogos novos serem "esquecíveis", dos recentes além do Ark Nova e Heat o Revive me parece um dos poucos que vai vencer o teste do tempo.

    Abracos

    2
  • Lucaro94
    69 mensagens MD
    avatar
    Lucaro9425/10/24 13:49
    Lucaro94 » 25/10/24 13:49

    Ótimo texto. Gostei bastante das analogias. 

    Só discordo da "estratégia" de mercado das empresas.
    Se as empresas pudessem (ou quisessem) inprimiriam mais tiragens, porém elas estão trabalhando dentro do que é confortável pra elas em questão de planejamento orçamentário.

    Digamos que o Brasil não é o país mais amigável do mundo para empresas, some-se isso ao fato de, embora tenha crescido a base de clientes (como você mesmo mencionou), "board games" ainda é um nicho pequeno, e qualquer erro de cálculo das empresas nesse sentido pode acarretar em alguns prejuízos (muitas vezes irreversíveis).

    Então em vez de as empresas terem problema vendendo jogo mofado (sendo devolvido), tomando processo de cliente que não gostou de a empresa não não repor o jogo mofado dele da promoção porque acabou o estoque, pagar imposto de saída só para o produto ser devolvido em seguida, ou fazer promoções agressivas (muitas vezes abaixo do preço de custo) para dar saída no estoque e girar o capital, é muito mais cômodo surfar no hype do "hobby", fazer uma tiragens com base em cálculos internos, e vender todo o estoque a preço cheio em menos de um mês com ninguém ousando devolver.

    E assim o bolso da empresa enche e ela parte pra próxima. 
    Forte abraço. 

    6
  • fantafanta
    482 mensagens MD
    avatar
    fantafanta25/10/24 14:02
    fantafanta » 25/10/24 14:02

    Pô, muito bacana seu texto! 
    Realmente sinto falta de mais reflexões como essa.
    Sobre o conceito de obra-prima eu divirjo um pouco de você, pois eu não acho que faz muito sentido questionar o que alguém acha ou não.
    Tipo, você acha que a Mona Lisa é uma obra-prima?
    Foram décadas de estudos, pesquisas, disputas e muito bafafá até chegar a um consenso coletivo que trata-se de uma pintura marcante e socialmente relevante.
    Entende que não importa muito a opinião pessoal de cada um? O impacto da obra ultrapassa qualquer limite enquadrado em uma análise pessoal. É claro que contribuições pessoais enriquecem o debate. Mas a Mona Lisa não vai deixar de ser uma obra-prima do renascimento porque o meu tio acha ela feia.
    A obra-prima seria, no meu entendimento, não uma obra primorosa em termos de qualidade, mas a principal obra que sintetiza o estilo de um autor ou de um gênero em uma época.
    Essa noção é interessante porque independe da percepção de valor pessoal. Assim a gente pode estabelecer que o Spawn é a obra-prima da Image nos anos 90. E eu não estou aqui para dizer que isso seja algo bom! rs
    Mas nos ajuda a compreender dialeticamente a evolução histórica da arte sem se prender a algo tão mesquinho como a opinião individual se sobressaindo a do coletivo. Ainda que isso faça parte do pacote em alguma medida.
    Experimenta perguntar para um moleque de hoje em dia o que ele acha do Spawn... arrisco dizer que ele vai retrucar: quem?
    E olha que Spawn vendeu horrores naquela época! Passou. Só que ninguém pode questionar o fato de que a obra redefiniu a indústria dos quadrinhos e portanto definiu o que foram os anos 90.
    Voltando ao mundo dos jogos de tabuleiro, você perguntou se eu considero o Puerto Rico uma obra-prima. E eu respondo que não sei, mas que que provavelmente é sim. Só com o tempo nós vamos descobrir mesmo. Agora se você me perguntar se eu aprecio Puerto Rico, aí a resposta fica mais fácil: não.
    Voltando ao meu argumento anterior. Não existe a possibilidade de haver muitas obras-primas, dentro do conceito que eu apresentei. Mas é possível que existam inúmeros jogos semelhantes que mantenham o padrão de qualidade elevado do gênero ou da "escola", se preferir. 
    Você também perguntou se eu tenho um top 1 da vida, um jogo preferido. Eu digo que não porque meu gosto é volátil. rs 
    Tem vários jogos diferentes que eu curto bastante. Não saberia dizer qual deles eu prefiro, até por serem muito diferentes entre si. Além disso dependendo do momento eu vou preferir jogar uma coisa ou outra.

    7
  • Icho Tolot
    218 mensagens MD
    avatar
    Icho Tolot25/10/24 15:08
    Icho Tolot » 25/10/24 15:08

    "A Estratégia atual parece ser: trazer poucas cópias, inflar o preço e criar uma falsa sensação de escassez, levando o jogador mais emocionado a ter a sensação de "ou compro o próximo jogo ou vou ficar de fora"."

    Eu tenho a impressão que não é totalmente isso. Imagina que sua editora tenha uma quantidade limitada de dinheiro (parecida com a dos anos anteriores). O mercado está ávido por lançamentos. Pra mim é natural que a você escolha investir numa quantidade menor de cada jogo e numa diversidade maior de jogos. Os jogos que fazem sucesso vão esgotar cedo sim. E como consequência o preço vai subir. Mas isso não vai acontecer como todo jogo. Trazer tiragens grandes é muito arriscado, pois não se sabe se a aceitação do público nacional será a mesma do público estrangeiro. Veja o Cidades Submersas, por exemplo. Então sim, essa estratégia das empresas acaba gerando uma inflação em alguns títulos. Mas credito isso, em parte, à própria ansiedade dos jogadores em possuir um jogo específico. Uma outra consequência disso é que diversos jogos bons acabam passando abaixo do radar do público geral. Você mesmo já falou de Cultive e Catan Duel,  pra citar 2 que não são tão falados. Me parece que com o tempo as editoras aprenderam a equilibrar suas lidar com o mercado nacional tentando se manter ativas. Falta agora o público também aprender a controlar um pouco o hype e aproveitar não só os jogos em destaque, mas os bons medianos que existem por aí.

    3
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio25/10/24 15:27
    iuribuscacio » 25/10/24 15:27

    fantafanta::Pô, muito bacana seu texto! 
    Realmente sinto falta de mais reflexões como essa.
    Sobre o conceito de obra-prima eu divirjo um pouco de você, pois eu não acho que faz muito sentido questionar o que alguém acha ou não.
    Tipo, você acha que a Monalisa é uma obra-prima?
    Foram décadas de estudos, pesquisas, disputas e muito bafafá até chegar a um consenso coletivo que trata-se de uma pintura marcante e socialmente relevante.
    Entende que não importa muito a opinião pessoal de cada um? O impacto da obra ultrapassa qualquer limite enquadrado em uma análise pessoal. É claro que contribuições pessoais enriquecem o debate. Mas a Monalisa não vai deixar de ser uma obra-prima do renascimento porque o meu tio acha ela feia.
    A obra-prima seria, no meu entendimento, não uma obra primorosa em termos de qualidade, mas a principal obra que sintetiza o estilo de um autor ou de um gênero em uma época.
    Essa noção é interessante porque independe da percepção de valor pessoal. Assim a gente pode estabelecer que o Spawn é a obra-prima da Image nos anos 90. E eu não estou aqui para dizer que isso seja algo bom! rs
    Mas nos ajuda a compreender dialeticamente a evolução histórica da arte sem se prender a algo tão mesquinho como a opinião individual se sobressaindo a do coletivo. Ainda que isso faça parte do pacote.
    Experimenta perguntar para um moleque de hoje em dia o que ele acha do Spawn... arrisco dizer que ele vai retrucar: quem?
    E olha que Spawn vendeu horrores naquela época! Passou. Só que ninguém pode questionar o fato de que a obra redefiniu a indústria dos quadrinhos e portanto definiu o que foram os anos 90.
    Voltando ao mundo dos jogos de tabuleiro, você perguntou se eu considero o Puerto Rico uma obra-prima. E eu respondo que não sei, mas que que provavelmente é sim. Só com o tempo nós vamos descobrir mesmo. Agora se você me perguntar se eu aprecio Puerto Rico, aí a resposta fica mais fácil: não.
    Voltando ao meu argumento anterior. Não existe a possibilidade de haver muitas obras-primas, dentro do conceito que eu apresentei. Mas é possível que existam inúmeros jogos semelhantes que mantenham o padrão de qualidade elevado do gênero ou da "escola", se preferir. 
    Você também perguntou se eu tenho um top 1 da vida, um jogo preferido. Eu digo que não porque meu gosto é volátil. rs 
    Tem vários jogos diferentes que eu curto bastante. Não saberia dizer qual deles eu prefiro, até por serem muito diferentes entre si. Além disso dependendo do momento eu vou preferir jogar uma coisa ou outra.

    Caro fantafanta

    Meu camarada, achei muito interessantes os pontos que você levantou, e gostaria de acrescentar alguns outros para a sua apreciação.

    Certamente a noção de obra prima vai muito além de uma mera opinião pessoal. Inclusive o próprio conceito de obra prima meio que se deturpou ao longo do tempo, deixando de ser a "obra primeira", ou melhor obra de um artista, passando a ser uma obra fenomenal. Se utilizarmos esse conceito na sua acepção original, na verdade cada artista poderia ter uma única obra prima, e todas as outras seria secundárias. Só que não é bem isso que acontece com os grandes mestres, em todos os campos da arte. Justamente o que faz com que esses luminares sejam grandes mestres é a capacidade de produzir diversas obras fenomenais, que poderiam ser tranquilamente obras primas. 

    Ninguém duvida que a Mona Lisa seja a "obra prima" de Da Vinci, mas talvez porque a "Última Ceia" seja um mural e não um quadro. Como mural a ação do tempo foi muito mais severa, e a do homem também. Basta dizer que algum pároco da Igreja de Santa Maria delle Grazie achou uma boa ideia, abrir uma porta bem no meio dessa pintura belíssima. Talvez se "A Última Ceia" fosse um quadro e tivesse sido melhor preservado ao longos dos anos (o mural quase foi destruído por um bombardeio durante a Segunda Guerra, como mostrado no filme "Caçadores de Relíquias"), se ele estivesse exposto em um museu de prestígio como o Louvre, e eu digo talvez, apenas talvez, possivelmente nós estaríamos discutindo qual seria a "obra prima" de Da Vinci. Mantendo o tema pintura, não há dúvida de que "Impressão Sol Nascente" é a pintura mais importante de Monet, mas diversas outras como "Mulher com Sombrinha" e "O Parlamento de Londres", não ficam nada a dever. O Picasso é outro que é impossível escolher uma obra prima (Guernica, Dora Maar com Gato, Les Demoiselles d'Avignon, Vida). O mesmo se aplica a diversos outros mestres como Van Gogh (Noite Estrelada, Terraço do Café na Praça do Fórum, Quarto em Arles, Comedores de Batata, etc), Renoir (Almoço dos Barqueiros, Baile no moulin de La Galete, Meninas ao Piano), Caravaggio (Narciso, Davi e Golias, Medusa), Rembrant (Ronda Noturna, Lição de Anatomia, os Auto-retratos).   

    Mudando de expressão artística, quem já teve o privilégio de ver de perto o Davi do Michelangelo talvez concorde que essa é sua obra prima. Mas aí o sujeito vai ao Vaticano, vê a Pietá, que é uma experiência realmente transcendental, independente da crença de cada um ou até da falta dela, e a afirmação da frase anterior começa a não ser tanto uma certeza assim.  

    Do mesmo modo, na música certamente alguém há de dizer que a obra prima de Mozart é Eine Kleine Nachtmusik (certamente a mais famosa de suas obras), mas o que dizer da abertura de Le nozze di Figaro, o que dizer do Requiem da Flauta Mágica?!?! E Beethoven que sem pensar muito dá para destacar a sonata para piano nº 14 (Sonata ao Luar), o primeiro movimento (Allegro con Brío) da sinfonia nº 5, Für Elise da sinfonia nº 3 e como não poderia deixar de ser a Ode à Alegria da sinfonia nº 4. Qualquer uma dessas poderia ser tranquilamente a "obra prima" de Beethovem.

    Tido essa que que eu citei são exemplos de verdadeiras obras primas, independente do que eu, você ou qualquer um possa falar delas. O gosto pessoal de cada um é totalmente irrelevante nessa questão. Além disso, todas elas tem algo em comum. Todas, absolutamente todas, passaram no teste do tempo. Nós estamos falando de obras com séculos de idade e que continuam relevantes até hoje. Até hoje nós as apreciamos e até hoje falamos e escrevemos sobre elas.

    No caso dos quadrinhos, um garoto comum talvez não conheça o Spawn, nem saiba da sua importância para essa forma de arte. Mas certamente, alguém que curta, se interesse e conheça quadrinhos, mesmo tendo nascido já no séc. XXI, conhece não apenas o Spawn, como o Sandman e o Cavaleiro das Trevas. Também é preciso considerar a possibilidade de acesso a essas obras que cada pessoa tem. Muito infelizmente, gerações de pessoas nasceram, viveram e morreram no interior do semiárido nordestino a região mais pobre do Brasil, provavelmente sem nunca ter ouvido falar de nenhuma dessas obras, principalmente antes da internet. Em alguns bolsões de pobreza até hoje a informação não chega.

    Já em se tratando de board games, cuja a escala de tempo não é de séculos, mas de décadas, mesmo em se tratando de jogos modernos, já dá para apontar algumas obras primas. Certamente o Puerto Rico é uma dessas obras primas, da mesma forma que o Catan, o Caracassonne, o Agricola, o 7 Wonders, entre outros, independe da opinião pessoal que alguém possa ter a respeito delas. O Catan vai completar ano que vem 30 anos e ainda é falado e comentado. O Carcassonne e o Puerto Rico já estão na casa dos 25 anos e ainda são relevantes. Mesmo o Agricola e o 7 Wonders sendo mais recentes, um já tem quase 20 anos e ou outro quase 15. E são jogos que ainda estão aí fazendo sucesso. Do mesmo modo, não tenho dúvida alguma que daqui a 30 anos ainda estaremos jogando o Azul, o Ticket to Ride e o Pandemic (o original ou algum derivado), três outras primas na minha opinião. E olha que eles competem em uma indústria que lança milhares de títulos todos os anos. 

    Para terminar, eu acho que quando se alia uma qualidade enorme, grande relevância no setor e a vitória na prova do tempo, e todos os jogos citados acima se encaixam nisso, na minha humilde opinião, então realmente dá para falar em obra prima.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio     

    4
  • dharrebola
    703 mensagens MD
    avatar
    dharrebola25/10/24 15:42
    dharrebola » 25/10/24 15:42

    Icho Tolot::"A Estratégia atual parece ser: trazer poucas cópias, inflar o preço e criar uma falsa sensação de escassez, levando o jogador mais emocionado a ter a sensação de "ou compro o próximo jogo ou vou ficar de fora"."

    Eu tenho a impressão que não é totalmente isso. Imagina que sua editora tenha uma quantidade limitada de dinheiro (parecida com a dos anos anteriores). O mercado está ávido por lançamentos. Pra mim é natural que a você escolha investir numa quantidade menor de cada jogo e numa diversidade maior de jogos. Os jogos que fazem sucesso vão esgotar cedo sim. E como consequência o preço vai subir. Mas isso não vai acontecer como todo jogo. Trazer tiragens grandes é muito arriscado, pois não se sabe se a aceitação do público nacional será a mesma do público estrangeiro. Veja o Cidades Submersas, por exemplo. Então sim, essa estratégia das empresas acaba gerando uma inflação em alguns títulos. Mas credito isso, em parte, à própria ansiedade dos jogadores em possuir um jogo específico. Uma outra consequência disso é que diversos jogos bons acabam passando abaixo do radar do público geral. Você mesmo já falou de Cultive e Catan Duel,  pra citar 2 que não são tão falados. Me parece que com o tempo as editoras aprenderam a equilibrar suas lidar com o mercado nacional tentando se manter ativas. Falta agora o público também aprender a controlar um pouco o hype e aproveitar não só os jogos em destaque, mas os bons medianos que existem por aí.

    Ou seja:
    Talvez o próximo "Puerto Rico" ja tenha sido lançado e se perdeu no meio de tantas novidade do mercado.
    Essa ansiedade presente na maioria dos jogadores (Eu incluso) ajudaram a moldar o mercado ao que ele é hoje.
    Confesso que estou muito curioso para ver como esse mesmo mercado estará em 5 anos.

    3
  • Raio
    2000 mensagens MD
    avatar
    Raio25/10/24 16:52
    Raio » 25/10/24 16:52

    Será que excelentes trabalhos não estão perdidos no meio de tantos lançamentos?

    Eu não ligo se a estratégia do momento for essa da escassez e tal, porque se eu tivesse uma empresa e essa fosse a saída eu faria isso sem pestanejar.

    Então eu sinceramente não ligo muito.

    Pra mim Root, Gloomhaven, Terra Mystica, Spirit Island e tantos outros também são obras primas porque resistem até hoje no meio de tantos lançamentos insossos.

    2
  • danieljin
    56 mensagens MD
    avatar
    danieljin25/10/24 17:00
    danieljin » 25/10/24 17:00

    Belo texto...  :D

    Infelizmente está assim hoje em dia em tudo, não só nos boards. Tem jogo físico de PS4 no ML, por mais de 1500,00 reais... dá não...

    By the way, gostei demais da cara do pão qie você fez. Qual pão é? Tem a receita? Kkkk
    É sério, quero fazer esse pão.

    2
Responder
  • 1
  • 2(current)
  • 3
  • 4
Sobre obras primas e escassez de mercado.
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.