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  4. Análise: Mansion of Madness – Forbidden Alchemy Expansion

Análise: Mansion of Madness – Forbidden Alchemy Expansion

Mansions of Madness: Forbidden Alchemy
  • avatar
    Ricardo Gama19/10/14 23:34
    avatar
    Ricardo Gama
    19/10/14 23:34
    4575 mensagens MD

    Por Bruno


    Forbidden Alchemy é uma expansão do board game Mansions of Madness, lançado em 2011.
    “As ciências, esforçando-se cada um em sua própria direção, até agora causou pouco dano, mas um dia a montagem de conhecimentos dissociados abrirá todas as perspectivas da terrível realidade e da nossa posição terrível aí, enlouqueceremos com tais revelações ou fugiremos da luz mortal e buscaremos paz e segurança em uma nova idade das trevas. – H. P. Lovecraft”


    http://redomanet1.hospedagemdesites.ws/wp-content/uploads/2013/01/forbidden_alchemy.jpg



    A ciência enlouqueceu em Forbidden Alchemy, a primeira grande expansão para Mansions of Madness que apresenta três novos contos de horror científico, além de uma série de novos componentes para as suas histórias. Ao adquirir essa expansão, você vai descobrir quatro novos pesquisadores, dois tipos de monstros terríveis, cerca de 250 novos cartões, 40 fichas e marcadores, e seis placas de mapas detalhados. Esta expansão também contém regras nunca antes vistas e componentes para enigmas de alquimia, cartões de efeito colaterais, mutações e até mesmo viagens no tempo. Você ousa enfrentar os horrores sobrenaturais que se escondem por trás de Forbidden Alchemy?


    “O ser que gritava no laboratório não era mais humano. Dentro de hospitais abandonados, laboratórios secretos e porões abandonados se encontram cientistas dispostos a fazer experimentos depravados que levarão a humanidade à beira do abismo. Somente alguns investigadores podem descobrir a verdade e pôr fim a seus planos diabólicos antes que seja tarde demais.”


    Forbidden Alchemy acrescenta quatro novos investigadores à caça de pistas. Enquanto o habilidoso ilusionista Drake Dexter aspira adquirir maiores poderes arcanos, a psicóloga Carolyn Fern acredita em artes mais racionais como os esforços científicos. O repórter cinematográfico Darrell Simmons sempre a procura da foto que prove que em Arkham as coisas não são normais, O Doutor Vincent Lee deseja entender porque existem tantas mortes horríveis e inexplicáveis em Arkham. Para quem joga ou jogou Arkham Horror vai se sentir familiarizado com os novos investigadores que estão disponíveis.
    Cada investigador vem equipado com um conjunto completo de características e itens novos, garantindo aos jogadores a capacidade de personalizar o personagem que melhor se adapte ao seu estilo de jogo. Doutor Lee tem a capacidade, por exemplo, permite-lhe testar a sua inteligência para impedir que seus colegas investigadores tomem dano, enquanto o seu “Autopsy” permite que ele aprenda o que puder dos cadáveres de inimigos caídos! Com esses 4 novos investigadores, habilidades e equipamentos, Forbidden Alchemy aumenta ainda mais a longevidade já significativa de Mansions of Madness.
    Os personagens são interessantes, mas nas seções que fiz com essa expansão os personagens novos são deixados em segundo plano pelo menos a grande maioria. O porquê disso é bastante óbvio quando olhamos os investigadores da caixa original, todos possuem atrativos e habilidades mais úteis quando comparados com os da expansão. Por exemplo, todo mundo gosta de um Michael McGlen na mesa com sua habilidade com armas de fogo.


    http://redomanet1.hospedagemdesites.ws/wp-content/uploads/2013/01/forbidden_alchemy1.jpg



    Os personagens da expansão quando em mesa tem outras funções mais definidas, o Doutor Vincent Lee, por exemplo, resume o seu papel em curar os outros investigadores e não propriamente em agir. Ser capaz de curar um investigador é uma excelente habilidade, mas se as coisas vão de mal a pior no meio do jogo essa cura pode ficar ineficaz. E uma arma poderia ser mais efetiva. Sendo assim quando um jogador escolhe Vincent ele vai desempenhar seu papel melhor quando tiver ênfase na cura de outros investigadores do que em fazer progressos diretamente – e quando o mesmo for procurar diversão, os resultados são abaixo do esperado, quando joguei com o mesmo grupo outra história o grupo escolheu os personagens da caixa básica e deixou os da expansão encostados. O investigador Dexter Drake é uma exceção geralmente os grupos gostam dele, mas isso se deve a sua habilidade de teleporte bastante útil. Alguns investigadores são realmente preocupantes como Vincent lee que possui apenas 3 de força de vontade e sua sanidade é 10, mesmo que o keeper não exerça nenhuma pressão no mesmo ele pode e vai enlouquecer. Isso consegue tirar o charme do investigador? Não, para quem gosta de desafios e sabe contornar as dificuldades esses investigadores são um prato cheio.


    O keeper também ganhou reforços, a expansão apresenta 2 novos tipos de monstros. Crawling One uma criatura viscosa desajeitada de carne que pode pulverizar seus inimigos com um enxame de pequenos vermes e o temível Byakhee que é um monstro que pode atravessar o mapa com facilidade e atacar sem aviso. Seu ataque especial é bastante interessante e acrescenta algumas possibilidades  como benefícios aos jogadores , isso acontece pois os Byakhee  têm o potencial de oferecer a seu alvo um “passeio”. Quando seu ataque especial é acionado, o Keeper pergunta ao investigador se ele quer uma carona. Mas cuidado, enquanto byakhees, às vezes podem levar a um destino sem dor, eles são propensos também a levá-lo em uma turnê horrível de dimensões paralelas além de seus piores pesadelos. Ignorar a carona também lhe causa problemas. Por isso sempre esteja atento ao teto e as janelas.


    http://redomanet1.hospedagemdesites.ws/wp-content/uploads/2013/01/forbidden_alchemy2.png

    “A lâmpada fraca piscava como se fosse a qualquer hora apagar no laboratório e eu estava ali observando uma pequena criatura parecida com uma lesma se contorcendo em um pote de vidro. As notas próximas a ele estavam cobertas com uma mistura bizarra de fórmulas matemáticas e símbolos misteriosos. De repente, uma camada grossa de gosma caiu sobre as notas de algum lugar acima de mim. Meu corpo todo teve calafrios enquanto eu pegava o revólver. Algo rosnava para mim na escuridão.”


    Quando você começa a explorar hospitais abandonados, laboratórios secretos, e porões esquecidos, muitas vezes você pode ser tentado a fazer criações profanas para seus próprios fins. Pior ainda, essas criações diabólicas podem até ser usadas como armadilhas contra você!


    http://redomanet1.hospedagemdesites.ws/wp-content/uploads/2013/01/forbidden_alchemy3.png

    Para representar essa ameaça, Forbidden Alchemy introduziu um novo tipo de quebra-cabeça versátil chamado de Alchemy Puzzle. Alchemy Puzzle diferem de outros quebra-cabeças uma vez iniciados, ninguém está totalmente a salvo de seus efeitos terríveis. Por exemplo, um vazamento químico estranho pode exigir que você rapidamente invente uma solução para evitar a morte certa!


    Depois de completar o Alchemy Puzzle, então você deve rolar um teste, usando o número de peças do quebra-cabeça com o seu atributo. Se a sua mistura não é considerada segura (se a rolagem é maior do que o número de peças), pode causar efeitos colaterais horríveis! Não é mais seguro simplesmente não conseguir completar um quebra-cabeça, deixando-o para o investigador seguinte terminar. Quando você se envolve com as ciências ocultas, as consequências podem ser terríveis resultando em gases nocivos que causam dor, loucura, ou algo bem pior…


    http://redomanet1.hospedagemdesites.ws/wp-content/uploads/2013/01/forbidden_alchemy4.png

    “A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido.”
    Forbidden Alchemy apresenta três novas histórias horripilantes com experimentos científicos. Em Return of the Reanimator, os investigadores têm a tarefa de entrar em uma mansão infestada de vermes a procurar o paradeiro do doutor Herbert West, um cientista louco supostamente cujo lendários experimentos em reanimação levaram à sua morte prematura.


    Essa história traz um elemento bem interessante chamado Crawling Hands e posso afirmar com toda a certeza que é uma grande inovação. As Crawling Hands não podem mover e atacar no mesmo turno (ao contrário dos monstros), o Keeper então precisa posicioná-los de modo que o investigador termine sua ação na posição correta (ou usar as cartas dos mythos/ trauma para força-lo a ficar no lugar certo) então o investigador entra em um dilema para decidir se vale a pena fazer um menor movimento para evitar ser agarrado ou tentar a sorte em um teste. Muitas vezes o Keeper vai colocar muitas Crawling Hands em um aposento, forçando um investigador a visitar esse quarto e o mesmo vai ser atordoado várias vezes ou então o Keeper pode espalhar as Crawling hands pelo mapa causando grandes problemas.  Esse fator acrescenta algumas opções aos jogadores, eles gastam ações tentando limpar as Crawling Hands? Ou simplesmente  ignoram elas sabendo que podem ser atordoados? Atordoamento não causa dano, mas pode ser bem chato se o Keeper souber explorar.


    http://redomanet1.hospedagemdesites.ws/wp-content/uploads/2013/01/forbidden_alchemy5.png

    O único ponto negativo das Crawling Hands é o seu custo em Threat que é alto demais dependendo de sua quantidade para ser usado como prioridade. Esse cenário usa Criaturas da noite, então os monstros são movidos todos por 1 Threat. Mas Crawling Hands não são monstros ela são movidas separadamente, ao custo de 1 Threat por Hand. E como não são monstros não provocam testes de terror, porque, aparentemente mãos separadas de seus pulsos engatinhando e agarrando você não são assustadoras, por alguma razão, então não é vantajoso para o Keeper movê-los. Como eles não são monstros, eles também não atacam automaticamente, e custa um Threat por hand que pode ser frustrado se o investigador tiver sucesso em um teste de destreza. Forçar os investigadores a ficarem no lugar certo custam mais Threat ainda.  Mesmo que a recompensa de atordoamento é boa ela não justifica os gastos de Threat dependendo de quantos você tiver que gastar para usar como prioridade.


    O resultado é quanto mais cedo o Keeper desistir da prioridade nas Crawling Hands e começar a deixá-las nas próprias salas onde elas foram geradas, apenas usá-las quando um investigador tropeçar por sua própria vontade, ela vai desempenhar melhor seu papel que é de atrapalhar o investigador.  Return of the Reanimator é uma historia interessante embora lembre a história Blood Ties, mas acredito que poderia ser mais refinada.


    http://redomanet1.hospedagemdesites.ws/wp-content/uploads/2013/01/forbidden_alchemy6.png



    Lost in time and Space foi o problemático cenário que não podia ser jogado quando a expansão tinha saído, pois duas partes do mapa foram impressas no mesmo mapa e isso causou revolta de alguns jogadores. Problemas a parte, Lost in Time and Space eleva a experiência do Mansions of Madness para novos patamares de insanidade com a introdução de viagem no tempo. Volte para o passado, em meados do século XIX, ou viaje no século XXI em busca da verdade sobre um artefato estranho e perigoso.


    O problema desse cenário é que time-traveling apenas determina quando que o keeper pode gerar os Hounds of Tindalos. Eles não têm nenhuma vantagem quando se trata de ir atrás do investigador com o Time Machine. Ele não são criados automaticamente – o Keeper ainda precisa pagar uma certa quantidade de Threat, eles não são mais inteligentes do que qualquer outra monstro, e eles não são implacáveis quando estão perseguindo uma única vítima, o problema é que os Hounds of Tindalos são muito mais interessantes nos contos  e isso os deixou apenas genéricos. Quando joguei esse cenário tive a sensação de faltar algo para  se sentir em outro tempo e espaço. Na teoria há três períodos de tempo diferentes, futuro pós-apocalíptico sendo mais parecido com um terreno abandonado, o passado e sendo dominado por um sinistro culto ou algo assim. O que muda no geral são  os eventos,  gerar os monstros  e monstros mas eles são tão parecidos entre si que eu não entendi o porque colocaram os períodos de tempo  se eles são bem parecidos em sua essência. E antes que você diga “O que você espera é um jogo de tabuleiro?”: Primeiro, se o jogo não pode lidar com um conceito, porque tentou introduzir ele? Em segundo lugar, com um pequeno esforço esse cenário poderia ser um dos melhores cenários lançados para o Mansions of Madness. Se os Hounds of Tindalos pudessem ficar no mapa independete do tempo, ou se ficassem mais forte ou com o passar das épocas os investigadores sentissem isso afetando de maneira prejudicial sua jogabilidade. O cenário é interessante, mas poderia ter aprofundado mais no conceito de viagem no tempo.


    Yellow Matter conta a história sombria da pesquisa de estranhos seres alienígenas, mas quem realizou estas experiências? E quem são os cobaias de teste? Sua mecânica central é que os monstros podem ganhar mutações que melhoram suas características. É um mecanismo muito interessante, as mutações dão todo um charme para o cenário e são equilibradas. Isso torna as lutas, os monstros bem mais divertidos. Em particular esse cenário é um dos melhores de Mansions of Madness.


    Cada cenário contém um desfecho, que informa os jogadores todas as consequências da sua investigação. Se os investigadores tiveram sucesso ou fracasso, o Keeper lê esta conclusão emocionante em voz alta, encerrando a narrativa e fechando o conto da forma apropriada.


    http://redomanet1.hospedagemdesites.ws/wp-content/uploads/2013/01/forbidden_alchemy7.jpg



    Forbidden Alchemy é uma expansão digna para o jogo básico. Tem um monte de boas ideias, e, embora nem todas elas são implementadas perfeitamente, consegue ser ainda uma grande expansão. Os novos cartões universais, como os cartões de combate e trauma dão uma nova cara para o jogo básico e deixa o jogo muito melhor do que antes. Se você não gosta de Mansions of Madness, essa expansão não vai mudar sua ideia. Mas se você gosta de Mansions of Madness e está procurando algo para incrementar o seu jogo, vale a pena dar uma olhada nessa expansão.

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  • tonnifranco
    8 mensagens MD
    avatar
    tonnifranco18/09/15 10:53
    tonnifranco » 18/09/15 10:53

    Alguem sabe sobre a tradução desta expansão? Postei no forum de pedidos mas ninguem responde. Se precisarem de ajuda to aqui, só não manjo da parte de diagramação, tenho o jogo e falo inglês!

    Abraços!

    0
  • bruno
    1633 mensagens MD
    avatar
    bruno29/11/15 15:46
    bruno » 29/11/15 15:46

    tonnifranco::Alguem sabe sobre a tradução desta expansão? Postei no forum de pedidos mas ninguem responde. Se precisarem de ajuda to aqui, só não manjo da parte de diagramação, tenho o jogo e falo inglês!

    Abraços!


    Vamos fazer ela, só precisamos  que alguem revise depois. :D
    Devemos iniciar depois que terminar os livros do call of the wild. 

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  • tonnifranco
    8 mensagens MD
    avatar
    tonnifranco30/11/15 08:30
    tonnifranco » 30/11/15 08:30

    Se for pra fazer revisão do inglês para o português pode contar comigo!!

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  • bruno
    1633 mensagens MD
    avatar
    bruno30/11/15 08:36
    bruno » 30/11/15 08:36

    tonnifranco::Se for pra fazer revisão do inglês para o português pode contar comigo!!

    Vamos precisar sim, para ver se os termos que usamos do Inglês para o português do jogo básico são os mesmos que o do Call of the Wild e Forbidden Alchemy.

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  • Caos Megistus
    91 mensagens MD
    avatar
    Caos Megistus24/05/16 08:56
    Caos Megistus » 24/05/16 08:56

    Ricardo Gama, como vc fez pra corrigir o problema do mapa? O escaneou?
    Tenho mais interesse nessa expansão q a "Call of the wild", mas tenho minhas duvidas. Vejo muitas queixas qnto a historia 2. Será q house rules resolveriam o problema do Tindalos? :'(

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