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  3. Harmonies
  4. Dúvida sobre pontuação de rio que se fecha e continua

Dúvida sobre pontuação de rio que se fecha e continua

Harmonies
  • avatar
    Doidera19/10/24 16:00
    avatar
    Doidera
    19/10/24 16:00
    1039 mensagens MD

    Saudações tabuleirísticas, comunidade da Ludopedia.

    Se alguém puder esclarecer uma dúvida que surgiu numa partida de Harmonies no BGA, fico muito agradecido.

    O BGA atribuiu 19 pontos de rio, o que corresponderia a um rio contínuo de 7 peças (15 pontos por 6 peças e + 4 pontos pela 7ª peça), conforme o manual de regras.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c162c_hrjwbq.jpeg

    O arranjo do rio foi esse:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/4845e_hrjwbq.jpeg

    Gostaria de entender quais peças de rio foram consideradas para a pontuação e, consequentemente, quais peças não foram consideradas, porque eu vejo 9 peças de rio com potencial de pontuar e nenhuma delas me parece desnecessária, considerando o início do rio na peça mais acima, seguindo a volta até se fechar.

    Deus abençoe a todos!

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  • igoreg
    43 mensagens MD
    avatar
    igoreg19/10/24 17:09
    igoreg » 19/10/24 17:09

    Está correto ser 7 de rio. Ele começa na parte de cima, tem a bifurcação e o rio maior acaba no limite do mapa (ponto de menor altitude). Pela lógica, não teria como o rio contornar o campo e ser maior que 7.

    1
  • marioho
    152 mensagens MD
    avatar
    marioho19/10/24 20:08
    marioho » 19/10/24 20:08

    Rios você lê dessa forma mesmo. Pega os pontos mais distantes, e pega a rota mais longa. No seu caso, as peças seriam a do canto superior direito e a da segunda coluna, última linha. A rota mais extensa é a de 7 rios passando pela direita. O loop não conta.

    1
  • Doidera
    1039 mensagens MD
    avatar
    Doidera19/10/24 20:56
    Doidera » 19/10/24 20:56

    igoreg::Está correto ser 7 de rio. Ele começa na parte de cima, tem a bifurcação e o rio maior acaba no limite do mapa (ponto de menor altitude). Pela lógica, não teria como o rio contornar o campo e ser maior que 7.

    Ainda não entendi por que o rio não teria como contornar o campo e ser maior que 7.

    Poderia me esclarecer melhor, por gentileza?

    0
  • Doidera
    1039 mensagens MD
    avatar
    Doidera19/10/24 20:59
    Doidera » 19/10/24 20:59

    marioho::Rios você lê dessa forma mesmo. Pega os pontos mais distantes, e pega a rota mais longa. No seu caso, as peças seriam a do canto superior direito e a da segunda coluna, última linha. A rota mais extensa é a de 7 rios passando pela direita. O loop não conta.

    Ainda não entendi por que o rio não poderia se estender além da casa que fica na 2ª coluna (da esquerda para a direita) e na última linha ( de cima para baixo.

    Poderia me esclarecer melhor, por gentileza?

    0
  • marioho
    152 mensagens MD
    avatar
    marioho19/10/24 23:20
    marioho » 19/10/24 23:20

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/efc5a_v2ez50.jpeg

    Seu rio nasce em A e termina em B, os pontos mais distantes um do outro. 

    Imagina a correnteza de A para B. Você pode começar do A e terminar em B pelo amarelo, seu melhor rio (7 peças), mas não pode subir pelo B vermelho - porque aí já é contra a corrente do mesmo Rio.

    Se vc não tivesse bifurcado naquele campo isolado, seu rio seria maior (8 peças).

    3
  • Doidera
    1039 mensagens MD
    avatar
    Doidera20/10/24 00:10
    Doidera » 20/10/24 00:10

    marioho::https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/efc5a_v2ez50.jpeg

    Seu rio nasce em A e termina em B, os pontos mais distantes um do outro. 

    Imagina a correnteza de A para B. Você pode começar do A e terminar em B pelo amarelo, seu melhor rio (7 peças), mas não pode subir pelo B vermelho - porque aí já é contra a corrente do mesmo Rio.

    Se vc não tivesse bifurcado naquele campo isolado, seu rio seria maior (8 peças).

    Entendi totalmente seu ponto de vista, mas o problema é que não encontro no manual a base para esse raciocínio.

    Vejamos o exemplo dado no próprio manual:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/331f9_yiy311.jpeg
    Não consta que seria os pontos mais distantes um do outro, e sim as extremidades do rio, que no exemplo do manual seriam as peças 1 e 6, e não necessariamente as peças mais distantes entre si.
     
    Inclusive pelo acréscimo de mais uma peça de rio adjacente às peças 1 e 5 (deixando um espaço vazio entre as peças 1, 2, 3, 4 e 5), fecharia o “loop”, e aí valeriam quantos pontos?

    E se fosse colocado um peça de rio adjacente á peças 1, 2, 3, 4 e 5, formando uma espécie de “lago”, quantos pontos valeriam?

    1
  • clebercastilho
    982 mensagens MD
    avatar
    clebercastilho20/10/24 03:22
    clebercastilho » 20/10/24 03:22

    marioho::https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/efc5a_v2ez50.jpeg

    Seu rio nasce em A e termina em B, os pontos mais distantes um do outro. 

    Imagina a correnteza de A para B. Você pode começar do A e terminar em B pelo amarelo, seu melhor rio (7 peças), mas não pode subir pelo B vermelho - porque aí já é contra a corrente do mesmo Rio.

    Se vc não tivesse bifurcado naquele campo isolado, seu rio seria maior (8 peças).

    Olha, eu entendo totalmente a lógica de correnteza, são apenas 7 peças mesmo.

    Mas tenho que concorda que o manual não é claro nesse sentido. Ele diz que pontuamos no nosso maior trecho de rio, e no exemplo dados, seriam mais que 7.

    3
  • marioho
    152 mensagens MD
    avatar
    marioho20/10/24 08:52
    marioho » 20/10/24 08:52

    Concordo que o manual é capenga, mas é o manual que temos. A interpretação acima é retirada dessa cláusula na p. 8:

    Count the number of tokens from one end of the river to the other by the shortest path (ends included).

    Logo:

    • Escolha nascente e foz/sumidouro (começo e fim)
    • Traça a rota mais curta/eficaz entre os dois pontos


    Daí escolher os pontos mais distantes, para que a rota mais curta seja a mais longa possível.

    Partindo da cláusula acima, conseguem traçar um rio melhor? O papo de correnteza é para ajudar a entender a lógica do manual.

    Existem vários exemplos no BGG, como este. 

    3
  • RaphaelGuri
    1393 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri20/10/24 15:22
    RaphaelGuri » 20/10/24 15:22

    A resposta acima sobre "correnteza", aliado ao fato de ter "começo e final" liquidam a questão.

    No caso do exemplo, criou-se uma bifurcação, logo considera o menor caminho. Caso entre a montanha e a peça amarela não houvesse uma peça azul, ai o rio teria +1 peça adicional.

    3
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