HPGAMER::Entendi. Mas isso não acaba deixando o jogo um pouco injusto para os outros jogadores q estão aprendendo? Até desestimulante? Pois se uma pessoa já sabe q provavelmente vai perder p quem já joga o jogo há algum tempo, não tem estímulo para jogar, certo? Pq o q define o vencedor é q ele já sabe o "segredo" para ganhar o jogo. Então a partida não é definida durante o jogo por meio da expertise dos jogadores e aplicação das regras no momento. Começar algo sabendo q o oponente já tem informação privilegiada de como ganhar desanima qualquer um.
Bem, se for assim, Xadrez é um jogo injusto.
Cara, todo jogo minimamente complexo e que seja razoavelmente interessante vai dar vantagem a quem já jogou antes. Por inúmeros motivos.
Seja porque você já absorveu melhor as regras e não precisa ficar pensando mais nelas, podendo se concentrar na estratégia, seja porque seu reconhecimento dos padrões e das cartas já lhe permite usar o tempo para prestar atenção no que o adversário está fazendo e com isso antecipar jogadas. A lista é infinita.
No caso do Imperial Settlers, o que eu percebi até hoje é que o equilíbrio vem da interação entre as facções. Os bárbaros marcam os Romanos e estes os Egípcios. Conhecer as cartas e suas sinergias claramente ajuda, mas a graça do jogo está justamente em descobrir essas combinações.
Se o seu objetivo é apenas ganhar, sim, você pode ir ao bgg, ler todos os artigos de estratégia e aprender os combos. Você provavelmente vai ganhar dos desavisados. Mas será que terá a mesma facilidade com outros que também leram o mesmo material?
Eu jogo para me divertir. Não tenho nada contra estudar o jogo para jogar melhor, mas o que me leva a jogar é o processo do jogo, a diversão e o desafio de resolver os problemas. Claro que gosto de ganhar, mas isso não é o mais importante.
Se a diversão viesse apenas do resultado, eu faria como meu afilhado quando era moleque: só jogava o fifa no easy e com o Barcelona: metia 8 a 0 em todo mundo!