Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Novidades
  3. A Matagot vai parar de publicar jogos pesados

A Matagot vai parar de publicar jogos pesados

  • avatar
    LudoADM17/10/24 10:00
    avatar
    LudoADM
    17/10/24 10:00
    3899 mensagens MD

    A veterana editora francesa de jogos de tabuleiro Matagot está deixando de publicar jogos mais pesados, como Kemet e Inis, e vai focar no futuro da empresa no mercado de jogos familiares, iniciantes e infantis.

    https://cf.geekdo-images.com/RmZjhy7_6REp8IaXh9Zqwg__imagepage/img/qmyGVUaPSPuJ6KApTKcGFtuXRuk=/fit-in/900x600/filters:no_upscale():strip_icc()/pic3979527.jpg

    A Matagot tomou essa decisão citando a baixa demanda por jogos mais pesados em seu mercado doméstico, a França, além de buscar dar à empresa um foco editorial mais reconhecível, segundo Auguste, porta-voz da Matagot, em entrevista ao BoardGameWire.

    Ele disse que a necessidade de uma mudança se tornou mais evidente nos últimos anos, acrescentando que a situação atingiu um ponto crítico neste verão devido à colisão de dois eventos distintos.

    Ele afirmou: "Primeiro, muitos recursos foram direcionados para a campanha de financiamento coletivo de Kemet: Rise of the Gods, e com a necessidade de apoiar nossos lançamentos no varejo e nos preparar para grandes eventos, como Gen Con e Essen, ao mesmo tempo, a equipe se sentiu sobrecarregada."

    "Também percebemos que, sempre que anunciávamos novos jogos, mesmo os voltados para a família, como Kyoto no Neko, a primeira suposição do público era que seriam jogos mais pesados, devido à nossa reputação de longa data.

    "Simultaneamente, o sucesso esmagador da linha de microgames [a série de jogos de bolso da Matagot, alguns da Button Shy, outros criações originais] aumentou ainda mais nossa visibilidade no mercado voltado para a família."

    A Matagot assinou acordos de parceria com a editora Western Legends, Kolossal Games, e a australiana Grail Games para assumir a publicação de seus títulos mais pesados.

    A Kolossal cuidará de jogos das linhas Kemet, Inis, Yucatan e Galactic Renaissance, e, em troca, transferiu títulos como Papillon, Almost Innocent e Reload para a Matagot.

    A Matagot afirmou que a recente campanha de Kemet: Rise of the Gods no Gamefound serviu como uma "transição operacional", com a Kolossal, especialista em financiamento coletivo de jogos de tabuleiro, trabalhando no projeto nos bastidores "desde o início".

    Enquanto isso, a Grail Games assumirá a publicação dos eurogames e jogos de cartas estratégicos da Matagot, como Level 10, que já era uma colaboração com a empresa, clássicos como Rapa Nui e futuros títulos, incluindo um próximo jogo do designer de Lewis & Clark: A Expedição, Cédrick Chaboussit.

    A Matagot disse que já estava trabalhando com a Grail em títulos, incluindo a nova edição do jogo de destreza Hibachi, e acrescentou que vários desses jogos foram trocados entre as editoras.

    O porta-voz afirmou: “É importante destacar que a equipe da Matagot adora e teve um sucesso claro na categoria de jogos pesados com títulos como Kemet, Inis e, mais recentemente, Galactic Renaissance.
    https://cf.geekdo-images.com/6QE8mnPFmauoj2THsyUYPA__imagepage/img/9pyk8cWtJkL4lytcpa-5QF94zaE=/fit-in/900x600/filters:no_upscale():strip_icc()/pic4739757.jpg

    “Ao mesmo tempo, a empresa também foi reconhecida por publicar jogos voltados para um público mais amplo, como Takenoko, River Dragons, Raptor e Capitão Sonar, desde o início dos anos 2010.

    “Isso criou uma direção editorial pouco clara, com o catálogo variando de jogos infantis a grandes projetos de financiamento coletivo. Uma escolha precisava ser feita."

    “O segundo fator está ligado ao nosso mercado doméstico: a Matagot, sendo uma editora francesa firmemente enraizada em seu mercado interno, reconhece que esse mercado, ao contrário dos de língua inglesa, demonstra menos interesse em jogos pesados.

    “Embora existam grupos especializados de jogadores na França, eles são relativamente pequenos e muito exigentes. As vendas geralmente ficam na casa das centenas de cópias, raramente ultrapassando mil, o que leva a um cansaço crescente das lojas especializadas.

    “Mesmo os maiores sucessos da Matagot nessa categoria, como Kemet: Blood and Sand ou Inis, apesar de vendas constantes em todo o mundo, nunca venderam realmente bem na França. Como editora francesa, fazer versões francesas desses títulos era uma ‘obrigação’, mas também oneroso e desperdiçador.”

    A mudança da Matagot reflete a de outra editora francesa, a FunForge, cujo CEO, Philippe Nouhra, disse ao BoardGameWire no início deste mês que a empresa havia mudado seu foco para títulos mais leves e de caixa menor como parte de sua recuperação financeira após anos de dificuldades em entregar grandes projetos no Kickstarter.

    Nouhra afirmou: "Por enquanto, sim, isso é o que o mercado quer. E vemos, em todas as discussões que temos com nossos parceiros de distribuição em todo o mundo, que todos dizem que o ponto de preço é perfeito. Portanto, sim, por enquanto, estamos nos concentrando nesses tipos de produtos."

    A grande empresa de mercado de massa Hasbro também está fazendo um movimento em direção a jogos voltados para a família, com o design de Eric Lang, Life in Reterra, do ano passado, e o próximo lançamento de Cosmolancer, uma reinterpretação de seu design de 1994, Auf Heller und Pfennig, mais conhecido como Kingdoms.

    Essa mudança de foco tanto da Matagot quanto de outras editoras reflete uma tendência crescente no mercado de jogos de tabuleiro, onde jogos mais leves e acessíveis estão se tornando mais populares. Para mais informações, você pode conferir os detalhes nas fontes que discutem essas mudanças no setor de jogos.

    O porta-voz da Matagot afirmou que não está preocupado com a crescente concorrência no espaço de jogos leves e familiares. 

    Ele disse: "O lançamento estelar de Kyoto no Neko na Essen Spiel confirmou que, enquanto a Matagot permanecer comprometida com três pilares-chave – arte original, temas fortes e mecânicas bem ajustadas – as coisas vão bem."
    https://cf.geekdo-images.com/XLBfqUyY2JO5LerLWik91Q__imagepage/img/fBx7mpmPwAFUMiuAxyr9B_pq5XU=/fit-in/900x600/filters:no_upscale():strip_icc()/pic8094692.jpg

    Ele acrescentou que o feedback sobre os lançamentos recentes foi extremamente positivo e que a empresa tem títulos emocionantes planejados para 2025, incluindo uma nova edição de Mission: Red Planet, de Bruno Faidutti e Bruno Cathala, além de um jogo cooperativo de Scott Almes agendado para a Essen Spiel de 2025.
    https://ludopedia-postagem.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/2561b_aky9d5.jpg

    Fonte: https://boardgamewire.com/index.php/2024/10/16/matagot-stops-publishing-heavier-games-like-kemet-inis-shifts-focus-to-family-and-childrens-titles/

    2
    0
    23

  • Canal

    Veja Também

    LudoNews

    Veja Também

    Próximos Financiamentos Coletivos de RPG
    Próximos Financiamentos Coletivos de Jogos de Tabuleiro
    O retorno do Além do Muro
    Comunicado da Mosaico sobre o caso da Final Frontier
    Empresas de jogos de tabuleiro se unem para processar Trump por suas tarifas

    Comentários:

  • JedoLar
    1322 mensagens MD
    avatar
    JedoLar18/10/24 00:56
    JedoLar » 18/10/24 00:56

    Boa aposta! Concordo totalmente.

    Os pesados estão, cada vez mais, mais do mesmo. Enquanto os familiares e, principalmente, os infantis, parece terem criatividade sem limites. Não é a toa que o Spiel des Jahres custa a premiar algo mais pesado no Kennerspiel.

    0
  • JulioCP
    436 mensagens MD
    avatar
    JulioCP18/10/24 06:49
    JulioCP » 18/10/24 06:49

    O Kennerspiel premia até os meio-leves como 7 Wonders e tantos outros nessa linha.

    1
  • JedoLar
    1322 mensagens MD
    avatar
    JedoLar19/10/24 11:18
    JedoLar » 19/10/24 11:18

    JulioCP::O Kennerspiel premia até os meio-leves como 7 Wonders e tantos outros nessa linha.

    Não vi em nenhum lugar eles dizendo que há um limite de complexidade nessa premiação. Se você viu escrito isso nos critérios deles, traz aí pra gente.

    Mais uma vez, não há muitos prêmios para os jogos mais pesados porque não são autênticos, e estão certos, a grande maioria é mais do mesmo. Parece que as pessoas têm dificuldade de entender que se o jogo é muito bom, mas se é mais do mesmo, ele continua sendo muito bom, concordo, mas não merece ganhar prêmio. Ou as pessoas têm é dificuldade de aceitar, por talvez estarem encantadas com algum jogo, dificuldade de aceitar que o jogo maravilhoso de que gostam é cópia de mecânicas de outro jogo muito bom que já fez sucesso e não vai mais ganhar prêmio pelas mesmas coisas.

    E o fator autenticidade sim, eu já vi entre os critérios deles.

    0
  • viniciusjf
    2680 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf19/10/24 11:50
    viniciusjf » 19/10/24 11:50

    Até concordo com você, mas será que os jogos família estão assim tão imunes a esse desgaste?

    0
  • JulioCP
    436 mensagens MD
    avatar
    JulioCP19/10/24 13:09
    JulioCP » 19/10/24 13:09

    JedoLar::
    JulioCP::O Kennerspiel premia até os meio-leves como 7 Wonders e tantos outros nessa linha.

    Não vi em nenhum lugar eles dizendo que há um limite de complexidade nessa premiação. Se você viu escrito isso nos critérios deles, traz aí pra gente.

    Mais uma vez, não há muitos prêmios para os jogos mais pesados porque não são autênticos, e estão certos, a grande maioria é mais do mesmo. Parece que as pessoas têm dificuldade de entender que se o jogo é muito bom, mas se é mais do mesmo, ele continua sendo muito bom, concordo, mas não merece ganhar prêmio. Ou as pessoas têm é dificuldade de aceitar, por talvez estarem encantadas com algum jogo, dificuldade de aceitar que o jogo maravilhoso de que gostam é cópia de mecânicas de outro jogo muito bom que já fez sucesso e não vai mais ganhar prêmio pelas mesmas coisas.

    E o fator autenticidade sim, eu já vi entre os critérios deles.

    "Kennerspiel" significa "jogo para experiente". Não é o caso de 7 Wonders e tantos outros que foram premiados nessa categoria, que são familiares e para iniciantes. Só puxar a lista.

    No fundo, o prêmio tem ficado cada vez menos rigoroso e desviando para o lado comercial. Faz parte dos negócios. Não se estresse com isso.

    1
  • MatosCaio
    451 mensagens MD
    avatar
    MatosCaio19/10/24 18:39
    MatosCaio » 19/10/24 18:39

    JedoLar::
    JulioCP::O Kennerspiel premia até os meio-leves como 7 Wonders e tantos outros nessa linha.

    Não vi em nenhum lugar eles dizendo que há um limite de complexidade nessa premiação. Se você viu escrito isso nos critérios deles, traz aí pra gente.

    Mais uma vez, não há muitos prêmios para os jogos mais pesados porque não são autênticos, e estão certos, a grande maioria é mais do mesmo. Parece que as pessoas têm dificuldade de entender que se o jogo é muito bom, mas se é mais do mesmo, ele continua sendo muito bom, concordo, mas não merece ganhar prêmio. Ou as pessoas têm é dificuldade de aceitar, por talvez estarem encantadas com algum jogo, dificuldade de aceitar que o jogo maravilhoso de que gostam é cópia de mecânicas de outro jogo muito bom que já fez sucesso e não vai mais ganhar prêmio pelas mesmas coisas.

    E o fator autenticidade sim, eu já vi entre os critérios deles.

    Living Forest venceu o kennerspiel em 2022. Me diz onde que esse jogo é inovador ou fora da caixa, em qualquer aspecto :D 

    1
  • JedoLar
    1322 mensagens MD
    avatar
    JedoLar22/10/24 02:36
    JedoLar » 22/10/24 02:36

    viniciusjf::Até concordo com você, mas será que os jogos família estão assim tão imunes a esse desgaste?

    Não, acho que tem muito jogo família e infantil que não tem autenticidade nenhuma. Jogos repetidos são o que não faltam em nenhuma categoria kkkk. Quis dizer que, apesar disso, autenticidade tem surgido mais nessas categorias família e infantil (ou de complexidade média vencedores do Kennerspiel) do que nos pesadões ou médio-pesados.

    1
  • JedoLar
    1322 mensagens MD
    avatar
    JedoLar22/10/24 02:50
    JedoLar » 22/10/24 02:50

    JulioCP::
    JedoLar::
    JulioCP::O Kennerspiel premia até os meio-leves como 7 Wonders e tantos outros nessa linha.

    Não vi em nenhum lugar eles dizendo que há um limite de complexidade nessa premiação. Se você viu escrito isso nos critérios deles, traz aí pra gente.

    Mais uma vez, não há muitos prêmios para os jogos mais pesados porque não são autênticos, e estão certos, a grande maioria é mais do mesmo. Parece que as pessoas têm dificuldade de entender que se o jogo é muito bom, mas se é mais do mesmo, ele continua sendo muito bom, concordo, mas não merece ganhar prêmio. Ou as pessoas têm é dificuldade de aceitar, por talvez estarem encantadas com algum jogo, dificuldade de aceitar que o jogo maravilhoso de que gostam é cópia de mecânicas de outro jogo muito bom que já fez sucesso e não vai mais ganhar prêmio pelas mesmas coisas.

    E o fator autenticidade sim, eu já vi entre os critérios deles.

    "Kennerspiel" significa "jogo para experiente". Não é o caso de 7 Wonders e tantos outros que foram premiados nessa categoria, que são familiares e para iniciantes. Só puxar a lista.

    No fundo, o prêmio tem ficado cada vez menos rigoroso e desviando para o lado comercial. Faz parte dos negócios. Não se estresse com isso.

    Muito pelo contrário, acho que o Spiel é a premiação mais rigorosa quanto a criatividade/autenticidade/novidade no mundo dos jogos de tabuleiro. Uma premiação sem igual.

    7 Wonders não é um jogo família/de entrada, eu custei para entender quando entrei no hobby, e até hoje eu meio que não sei jogar, não peguei a sacada/o lance dele, acho chato, feio, mas consigo perceber a autenticidade dele para a época em que foi premiado, foi merecido. E suponho que 7 Wonders só foi premiado porque não teve jogo mais complexo naquele ano que fosse mais autêntico. Não poderiam deixar a categoria sem premiação e buscaram menos complexos até encontrar um merecedor/autêntico.

    Você também pode trazer a lista de jogos que não ganharam, dos jogos ditos "injustiçados", e então acho que até eu (que não conheço tantos jogos quanto um jurado do Spiel conhece) consigo te mostrar um jogo similar lançado ANTES desse que você apontar.

    0
  • JedoLar
    1322 mensagens MD
    avatar
    JedoLar22/10/24 03:41
    JedoLar » 22/10/24 03:41

    MatosCaio::
    JedoLar::
    JulioCP::O Kennerspiel premia até os meio-leves como 7 Wonders e tantos outros nessa linha.

    Não vi em nenhum lugar eles dizendo que há um limite de complexidade nessa premiação. Se você viu escrito isso nos critérios deles, traz aí pra gente.

    Mais uma vez, não há muitos prêmios para os jogos mais pesados porque não são autênticos, e estão certos, a grande maioria é mais do mesmo. Parece que as pessoas têm dificuldade de entender que se o jogo é muito bom, mas se é mais do mesmo, ele continua sendo muito bom, concordo, mas não merece ganhar prêmio. Ou as pessoas têm é dificuldade de aceitar, por talvez estarem encantadas com algum jogo, dificuldade de aceitar que o jogo maravilhoso de que gostam é cópia de mecânicas de outro jogo muito bom que já fez sucesso e não vai mais ganhar prêmio pelas mesmas coisas.

    E o fator autenticidade sim, eu já vi entre os critérios deles.

    Living Forest venceu o kennerspiel em 2022. Me diz onde que esse jogo é inovador ou fora da caixa, em qualquer aspecto :D 

    Esse jogo eu não conhecia, pois o tema e a arte não me agradava, mas fui conhecer agora e pude perceber que o jogo tem um push your luck de grande interação com vários elementos do jogo, em um nível que eu não vi até hoje em outro jogo de push your luck, além de: temática pouco comum, funcionar claramente muito bem apesar de tantas interações (pois não basta ser algo autêntico que não roda), e opções de caminho para a vitória radicalmente diferentes (por exemplo, ganhar com pontos ou ganhar por completar algo independente de qualquer ponto), entre outras coisas...

    Do jeito que você tinha falado, até parece que o jogo claramente não tinha nada de diferente, mas no máximo poderia ser discutível, mas não afirmado dessa forma, me faz pensar que você analisou superficialmente o jogo. Isso é sinal de análise apaixonada que eu apontei antes. E a sua pergunta está parcialmente incompleta também, pois eu poderia te responder de outra forma: me mostre algum jogo mais complexo do mesmo ano que tenha sido mais inovador que ele. Se não tem, já está respondido dessa forma também.

    Enfim pessoal, já falei bastante e esse tema atrai paixões contra as quais não há explicação que seja suficiente. Fico por aqui. Boas jogatinas.

    0
Responder
  • 1(current)
  • 2
A Matagot vai parar de publicar jogos pesados
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.