A veterana editora francesa de jogos de tabuleiro Matagot está deixando de publicar jogos mais pesados, como Kemet e Inis, e vai focar no futuro da empresa no mercado de jogos familiares, iniciantes e infantis.
A Matagot tomou essa decisão citando a baixa demanda por jogos mais pesados em seu mercado doméstico, a França, além de buscar dar à empresa um foco editorial mais reconhecível, segundo Auguste, porta-voz da Matagot, em entrevista ao BoardGameWire.
Ele disse que a necessidade de uma mudança se tornou mais evidente nos últimos anos, acrescentando que a situação atingiu um ponto crítico neste verão devido à colisão de dois eventos distintos.
Ele afirmou: "Primeiro, muitos recursos foram direcionados para a campanha de financiamento coletivo de
Kemet: Rise of the Gods, e com a necessidade de apoiar nossos lançamentos no varejo e nos preparar para grandes eventos, como Gen Con e Essen, ao mesmo tempo, a equipe se sentiu sobrecarregada."
"Também percebemos que, sempre que anunciávamos novos jogos, mesmo os voltados para a família, como
Kyoto no Neko, a primeira suposição do público era que seriam jogos mais pesados, devido à nossa reputação de longa data.
"Simultaneamente, o sucesso esmagador da linha de microgames [a série de jogos de bolso da Matagot, alguns da Button Shy, outros criações originais] aumentou ainda mais nossa visibilidade no mercado voltado para a família."
A Matagot assinou acordos de parceria com a editora Western Legends, Kolossal Games, e a australiana Grail Games para assumir a publicação de seus títulos mais pesados.
A Kolossal cuidará de jogos das linhas
Kemet,
Inis,
Yucatan e
Galactic Renaissance, e, em troca, transferiu títulos como
Papillon,
Almost Innocent e
Reload para a Matagot.
A Matagot afirmou que a recente campanha de
Kemet: Rise of the Gods no Gamefound serviu como uma "transição operacional", com a Kolossal, especialista em financiamento coletivo de jogos de tabuleiro, trabalhando no projeto nos bastidores "desde o início".
Enquanto isso, a Grail Games assumirá a publicação dos eurogames e jogos de cartas estratégicos da Matagot, como
Level 10, que já era uma colaboração com a empresa, clássicos como
Rapa Nui e futuros títulos, incluindo um próximo jogo do designer de
Lewis & Clark: A Expedição, Cédrick Chaboussit.
A Matagot disse que já estava trabalhando com a Grail em títulos, incluindo a nova edição do jogo de destreza
Hibachi, e acrescentou que vários desses jogos foram trocados entre as editoras.
O porta-voz afirmou: “É importante destacar que a equipe da Matagot adora e teve um sucesso claro na categoria de jogos pesados com títulos como
Kemet,
Inis e, mais recentemente,
Galactic Renaissance.
“Ao mesmo tempo, a empresa também foi reconhecida por publicar jogos voltados para um público mais amplo, como
Takenoko,
River Dragons,
Raptor e
Capitão Sonar, desde o início dos anos 2010.
“Isso criou uma direção editorial pouco clara, com o catálogo variando de jogos infantis a grandes projetos de financiamento coletivo. Uma escolha precisava ser feita."
“O segundo fator está ligado ao nosso mercado doméstico: a Matagot, sendo uma editora francesa firmemente enraizada em seu mercado interno, reconhece que esse mercado, ao contrário dos de língua inglesa, demonstra menos interesse em jogos pesados.
“Embora existam grupos especializados de jogadores na França, eles são relativamente pequenos e muito exigentes. As vendas geralmente ficam na casa das centenas de cópias, raramente ultrapassando mil, o que leva a um cansaço crescente das lojas especializadas.
“Mesmo os maiores sucessos da Matagot nessa categoria, como
Kemet: Blood and Sand ou
Inis, apesar de vendas constantes em todo o mundo, nunca venderam realmente bem na França. Como editora francesa, fazer versões francesas desses títulos era uma ‘obrigação’, mas também oneroso e desperdiçador.”
A mudança da Matagot reflete a de outra editora francesa, a FunForge, cujo CEO, Philippe Nouhra, disse ao BoardGameWire no início deste mês que a empresa havia mudado seu foco para títulos mais leves e de caixa menor como parte de sua recuperação financeira após anos de dificuldades em entregar grandes projetos no Kickstarter.
Nouhra afirmou: "Por enquanto, sim, isso é o que o mercado quer. E vemos, em todas as discussões que temos com nossos parceiros de distribuição em todo o mundo, que todos dizem que o ponto de preço é perfeito. Portanto, sim, por enquanto, estamos nos concentrando nesses tipos de produtos."
A grande empresa de mercado de massa Hasbro também está fazendo um movimento em direção a jogos voltados para a família, com o design de Eric Lang,
Life in Reterra, do ano passado, e o próximo lançamento de
Cosmolancer, uma reinterpretação de seu design de 1994, Auf Heller und Pfennig, mais conhecido como
Kingdoms.
Essa mudança de foco tanto da Matagot quanto de outras editoras reflete uma tendência crescente no mercado de jogos de tabuleiro, onde jogos mais leves e acessíveis estão se tornando mais populares. Para mais informações, você pode conferir os detalhes nas fontes que discutem essas mudanças no setor de jogos.
O porta-voz da Matagot afirmou que não está preocupado com a crescente concorrência no espaço de jogos leves e familiares.
Ele disse: "O lançamento estelar de
Kyoto no Neko na Essen Spiel confirmou que, enquanto a Matagot permanecer comprometida com três pilares-chave – arte original, temas fortes e mecânicas bem ajustadas – as coisas vão bem."
Ele acrescentou que o feedback sobre os lançamentos recentes foi extremamente positivo e que a empresa tem títulos emocionantes planejados para 2025, incluindo uma nova edição de
Mission: Red Planet, de Bruno Faidutti e Bruno Cathala, além de um jogo cooperativo de Scott Almes agendado para a Essen Spiel de 2025.
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2024/10/16/matagot-stops-publishing-heavier-games-like-kemet-inis-shifts-focus-to-family-and-childrens-titles/