Victor::rebolo::Pessoal, estava a procura de jogos espaciais mais """"realistas"""" para jogar majoritariamente solo (e eventualmente em 2 a 4 players) e encontrei esses dois títulos:
High Frontier 4 All e Êxodo
Qual recomendariam?
Valeuu!
Vamos lá. Depende muito do que voce quer, di seu gosto por jogos. HF é um pesadao de nicho e nao é.para qualquer um. Exodo é mais acessivel e uma aposta mais segura se quer apenas um euro espacial bem tematico.
Sobre o High Frontier 4All, acho importante postar dois links. Primeiro, o isR34L fez otima resenha (entre outras muito boas por aqui) abordando a questao da complexidade: https://ludopedia.com.br/topico/69127/high-frontier-4-a-complexidade-final
Já o Rkiste (arqueojogos) , eu e o Joao Amaral (Pesado ao Cubo), discutimos bastante o high frontier nesse podcast: https://ludopedia.com.br/topico/82327/arqueojogos-ep23-high-frontier-ft-joao-amaral-e-victor-caminha?id_post=508648#id_post_508648
High Frontier 4All , em sua plenitude, definitivamente nao é para qualquer um. Mas é o jogo que mais amo na vida. O Exodo eu adoro, é um dos melhores do Suchy e apesar de ser bem tematico, nem de longe é tao realista quanto HF. Daí a pergunta que voce tem que fazer é: voce quer um jogo espacial bem temático para passar duas ou tres horas ou um simulador espacial muito pesado (é importante AMAR astronomia) na qual um jogo solo pode demorar 3-4 horas (atualmente costumo jogar o meu modo solo em 1h15-2h30), e multiplayer pode chegar a 6, 8 horas ou mais?
Sempre uma honra ser mencionado pela MAIOR LENDA DO HF4 NACIONAL.
Dito isso, @
rebolo tu realmente terás uma experiência Kerbal, então acho que você está alinhado. Acho Exôdo um 7/10, talvez até menos no final das contas. É até temático, no sentido de ter um bom Tema e os componentes acompanharem isso, mas não sei se evoca tão bem em termos de gameplay (claro, tu está movendo coisas de um planeta para o outro), mas a arte das cartas é tão sem inspiração, que sinceramente, me fez sentir falta de um tempero. Mais um Suchy medíocre (realmente são poucos dele que eu curto).